Logo
Opinião

OPINIÃO: A Obesidade e o Cancro do Pâncreas

10 Junho, 2025 | 17:25
Partilhar
Marília Cravo
2 min. leitura

A obesidade é uma doença crónica muito frequente no Mundo Ocidental e em Portugal também. Está associada a muitas doenças que são consideradas as principais causas de morte em Portugal como sejam as doenças cardio vasculares, cérebro vasculares (AVCs), a hipertensão arterial e a diabetes mellitus.

No entanto, para além destas doenças crónicas, existem certos cancros que têm vindo a ser associados a um estado de excesso de peso ou obesidade, como sejam o cancro da mama, do útero, do esófago (em consequência do refluxo crónico), do cólon e reto e, mais recentemente, o do pâncreas. A incidência do cancro do pâncreas tem vindo a aumentar muito durante os últimos anos. Sabemos que é um cancro com muito mau prognóstico pois apenas 20% dos doentes são operáveis no momento do diagnóstico e, aos 5 anos, apenas 10% de todos os doentes estão vivos.

Acredita-se que em 2030 o cancro do pâncreas será o segundo cancro a matar mais pessoas no Mundo Ocidental. Assim sendo, todos os esforços devem ser concentrados na prevenção do cancro do pâncreas pois, uma vez instalado, as hipóteses de cura são muito baixas.

Dentro dos fatores de risco ligados ao aparecimento deste cancro estão, para além da obesidade, as doenças a ela associadas e habitualmente designadas por síndroma metabólico. Assim, pessoas com diabetes, hipertensão, colesterol alto, têm um risco bastante aumentado de cancro do pâncreas. Os doentes com mais de 50 anos em quem surge uma diabetes tipo 2, ou que já tinham diabetes, mas que começam a ter mais dificuldade em a controlar, devem realizar uma TAC com contraste para excluir um cancro do pâncreas. É importante as pessoas estarem informadas deste risco e dirigirem-se ao médico no sentido de excluírem que têm esta doença altamente mortífera.

Para além das causas já referidas, o tabagismo crónico bem como a ingestão crónica de alcóol, estão também ligados a maior risco de pancreatite crónica e, consequentemente, de cancro do pâncreas.

O mecanismo pelo qual a obesidade pode estar associada a maior risco de cancros nomeadamente do pâncreas, está ligada ao facto da gordura abdominal, visceral, ser pró- inflamatória. Esta inflamação gerada pela gordura intra-abdominal vai ser responsável pela produção de pequenas moléculas que estimulam a proliferação das células cancerígenas, nomeadamente a nível do pâncreas.

Estando a obesidade associada a tantas doenças crónicas, faz todo o sentido que tentemos tratar ou, melhor ainda, prevenir a obesidade, pois assim vamos conseguir prevenir doenças como a diabetes, a hipertensão, o refluxo, vários cancros e muitas outras doenças como as artroses e os problemas da coluna vertebral. Existem hoje tratamentos eficazes para a obesidade – para além da dieta e do exercício físico, existem medicamentos eficazes bem como procedimentos bariátricos a que toda a população devia ter acesso.

Não espere que que o excesso de peso se torne num problema mais grave. Se tem peso a mais e não consegue controlar com dieta e exercício, procure ao seu médico de família para ter acesso a um programa de tratamento eficaz! Não espere que seja tarde de mais! Ao tratar a OBESIDADE, está a PREVENIR muitas doenças nomeadamente o CANCRO DO PÂNCREAS!

O Mês da Saúde Digestiva é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

Marília Cravo, Gastrenterologista, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 31 Outubro, 2025

Halloween: Hoje é noite de “doçura ou travessura?”

Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.

Desporto 31 Outubro, 2025

Santa Luzia recebe Benfica em jogo grande da Liga Feminina Placard de Futsal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, às 17h00, de um dos jogos mais aguardados da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a receber o SL Benfica. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.

Regional 31 Outubro, 2025

Câmara Municipal de Viana do Castelo esclarece regras sobre acesso do público às reuniões

A Câmara Municipal de Viana do Castelo esclareceu hoje dúvidas sobre o acesso do público e da comunicação social às reuniões do órgão municipal, após declarações recentes do vereador eleito pelo CHEGA, Eduardo Teixeira.

Desporto 31 Outubro, 2025

AFVC presta homenagem a Jorge Sárria, Fernando Costa Lima e Gomes Ribeiro

Três nomes históricos da Associação de Futebol de Viana do Castelo foram homenageados numa cerimónia marcada pela emoção e gratidão. Jorge Sárria, antigo presidente da AFVC, e Fernando Costa Lima e Gomes Ribeiro receberam distinções especiais pelo contributo de uma vida dedicada à causa associativa.

Regional 31 Outubro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo leva literacia financeira às escolas do Alto Minho

Docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estiveram esta sexta-feira em várias escolas do Alto Minho para promover a literacia financeira junto de jovens do ensino básico e secundário.

Regional 31 Outubro, 2025

Caminha investe em viaturas elétricas e reforça recolha de biorresíduos

O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.

Regional 31 Outubro, 2025

ACCIONA vence contrato de 11,78 milhões de euros para operar ETAR no Alto Minho

A ACCIONA foi adjudicada com a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior, num contrato de 11,78 milhões de euros com duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.