Logo
Opinião

OPINIÃO: “A cultura é uma necessidade do espírito”

2 Março, 2025 | 11:55
Partilhar
Renato Oliveira
2 min. leitura

Viana do Castelo é, neste ano de 2025, capital da cultura do Eixo Atlântico, uma associação formada por municípios do Norte de Portugal e da Galiza que visa fomentar a cooperação transfronteiriça.

A abertura oficial do evento – que promove a criação cultural de artistas e criadores do Norte de Portugal e da Galiza – teve lugar no passado dia 17 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, com o espetáculo multidisciplinar «Mar Adentro», que juntou Daniel Pereira Cristo, Xabier Díaz e diversos agentes culturais de Viana do Castelo, numa noite memorável. Ao longo deste ano, serão muitas as iniciativas que a cidade oferecerá, designadamente espetáculos de teatro, cinema, concertos, festivais de arte urbana, exposições, certames gastronómicos, entre outros.

Por conseguinte, poderá dizer-se que Viana do Castelo, ao longo deste ano em particular, proporcionará, a cada cidadão, a oportunidade de redescobrir a importância da cultura, nas suas diversas expressões, a qual «não é um luxo, mas uma necessidade do espírito» (Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Este apelo a viver e a sentir a cultura como uma «necessidade do espírito» ressoa, com particular intensidade, no contexto em que nos encontramos. Na verdade, vivemos numa época de crises complexas, que são económicas e sociais, mas, antes de mais, crises de alma, crises de sentido. Estamos mergulhados num tempo em que se erguem novos muros e em que as diferenças, tantas vezes, se tornam um pretexto para a divisão, em vez de serem uma oportunidade de enriquecimento recíproco. Nestas circunstâncias, a cultura torna-se especialmente necessária, pois tem a capacidade de construir pontes, de criar espaços de encontro e de diálogo, ajudando a humanidade a não se desnortear e a discernir, adequadamente, no meio dos ecos do mundo (Cf. Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Efetivamente, a cultura possibilita superar barreiras e preconceitos, aproximar territórios e pessoas. A cultura não permite localismos fechados em si mesmos, mas dá-nos a possibilidade de olhar para o mundo como um grande mosaico, composto por diferentes tesselas que, sem se confundirem, formam uma unidade. 

Neste sentido, a cultura é profética. Convida a uma lógica de interdependência e de complementaridade. Ensina que o ser humano é um ser com os outros e para os outros. Interpela a nos descobrirmos sempre e cada vez mais como corpo. Desafia a colocar as diferenças ao serviço da unidade. Por isso, sempre precisámos e sempre precisaremos da cultura, enquanto veículo privilegiado que permite ao ser humano descobrir-se na verdade mais profunda da sua existência. Contudo, hoje, precisamos especialmente.

Pe. Renato Oliveira.  

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Dezembro, 2025

Lote of Christmas realiza-se já esta sexta-feira no Club Lote 5

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.