Logo
Opinião

OPINIÃO: “A cultura é uma necessidade do espírito”

2 Março, 2025 | 11:55
Partilhar
Renato Oliveira
2 min. leitura

Viana do Castelo é, neste ano de 2025, capital da cultura do Eixo Atlântico, uma associação formada por municípios do Norte de Portugal e da Galiza que visa fomentar a cooperação transfronteiriça.

A abertura oficial do evento – que promove a criação cultural de artistas e criadores do Norte de Portugal e da Galiza – teve lugar no passado dia 17 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, com o espetáculo multidisciplinar «Mar Adentro», que juntou Daniel Pereira Cristo, Xabier Díaz e diversos agentes culturais de Viana do Castelo, numa noite memorável. Ao longo deste ano, serão muitas as iniciativas que a cidade oferecerá, designadamente espetáculos de teatro, cinema, concertos, festivais de arte urbana, exposições, certames gastronómicos, entre outros.

Por conseguinte, poderá dizer-se que Viana do Castelo, ao longo deste ano em particular, proporcionará, a cada cidadão, a oportunidade de redescobrir a importância da cultura, nas suas diversas expressões, a qual «não é um luxo, mas uma necessidade do espírito» (Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Este apelo a viver e a sentir a cultura como uma «necessidade do espírito» ressoa, com particular intensidade, no contexto em que nos encontramos. Na verdade, vivemos numa época de crises complexas, que são económicas e sociais, mas, antes de mais, crises de alma, crises de sentido. Estamos mergulhados num tempo em que se erguem novos muros e em que as diferenças, tantas vezes, se tornam um pretexto para a divisão, em vez de serem uma oportunidade de enriquecimento recíproco. Nestas circunstâncias, a cultura torna-se especialmente necessária, pois tem a capacidade de construir pontes, de criar espaços de encontro e de diálogo, ajudando a humanidade a não se desnortear e a discernir, adequadamente, no meio dos ecos do mundo (Cf. Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Efetivamente, a cultura possibilita superar barreiras e preconceitos, aproximar territórios e pessoas. A cultura não permite localismos fechados em si mesmos, mas dá-nos a possibilidade de olhar para o mundo como um grande mosaico, composto por diferentes tesselas que, sem se confundirem, formam uma unidade. 

Neste sentido, a cultura é profética. Convida a uma lógica de interdependência e de complementaridade. Ensina que o ser humano é um ser com os outros e para os outros. Interpela a nos descobrirmos sempre e cada vez mais como corpo. Desafia a colocar as diferenças ao serviço da unidade. Por isso, sempre precisámos e sempre precisaremos da cultura, enquanto veículo privilegiado que permite ao ser humano descobrir-se na verdade mais profunda da sua existência. Contudo, hoje, precisamos especialmente.

Pe. Renato Oliveira.  

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo reforçam meios no Centro do País

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.

Desporto 29 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe mais de 1,5 milhões de euros na requalificação das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.

Regional 29 Janeiro, 2026

O Maior Carnaval do Norte de Portugal está de regresso a Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.

Regional 29 Janeiro, 2026

Ponte de Lima recebe I Congresso Internacional sobre o Brinquedo

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.

Cultura 29 Janeiro, 2026

PLATEA arranca com ciclo de teatro amador em Lanheses

A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.

Regional 29 Janeiro, 2026

Comissão Municipal de Trânsito debate obras e mobilidade em Viana do Castelo

A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.

Regional 29 Janeiro, 2026

Caminha lança campanha solidária “Operação Nariz Vermelho”

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.