Logo
Opinião

OPINIÃO: “A cultura é uma necessidade do espírito”

2 Março, 2025 | 11:55
Partilhar
Renato Oliveira
2 min. leitura

Viana do Castelo é, neste ano de 2025, capital da cultura do Eixo Atlântico, uma associação formada por municípios do Norte de Portugal e da Galiza que visa fomentar a cooperação transfronteiriça.

A abertura oficial do evento – que promove a criação cultural de artistas e criadores do Norte de Portugal e da Galiza – teve lugar no passado dia 17 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, com o espetáculo multidisciplinar «Mar Adentro», que juntou Daniel Pereira Cristo, Xabier Díaz e diversos agentes culturais de Viana do Castelo, numa noite memorável. Ao longo deste ano, serão muitas as iniciativas que a cidade oferecerá, designadamente espetáculos de teatro, cinema, concertos, festivais de arte urbana, exposições, certames gastronómicos, entre outros.

Por conseguinte, poderá dizer-se que Viana do Castelo, ao longo deste ano em particular, proporcionará, a cada cidadão, a oportunidade de redescobrir a importância da cultura, nas suas diversas expressões, a qual «não é um luxo, mas uma necessidade do espírito» (Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Este apelo a viver e a sentir a cultura como uma «necessidade do espírito» ressoa, com particular intensidade, no contexto em que nos encontramos. Na verdade, vivemos numa época de crises complexas, que são económicas e sociais, mas, antes de mais, crises de alma, crises de sentido. Estamos mergulhados num tempo em que se erguem novos muros e em que as diferenças, tantas vezes, se tornam um pretexto para a divisão, em vez de serem uma oportunidade de enriquecimento recíproco. Nestas circunstâncias, a cultura torna-se especialmente necessária, pois tem a capacidade de construir pontes, de criar espaços de encontro e de diálogo, ajudando a humanidade a não se desnortear e a discernir, adequadamente, no meio dos ecos do mundo (Cf. Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Efetivamente, a cultura possibilita superar barreiras e preconceitos, aproximar territórios e pessoas. A cultura não permite localismos fechados em si mesmos, mas dá-nos a possibilidade de olhar para o mundo como um grande mosaico, composto por diferentes tesselas que, sem se confundirem, formam uma unidade. 

Neste sentido, a cultura é profética. Convida a uma lógica de interdependência e de complementaridade. Ensina que o ser humano é um ser com os outros e para os outros. Interpela a nos descobrirmos sempre e cada vez mais como corpo. Desafia a colocar as diferenças ao serviço da unidade. Por isso, sempre precisámos e sempre precisaremos da cultura, enquanto veículo privilegiado que permite ao ser humano descobrir-se na verdade mais profunda da sua existência. Contudo, hoje, precisamos especialmente.

Pe. Renato Oliveira.  

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo garante implementação total do “Bairro Comercial Digital” até março de 2026

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.

Internacional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo leva gastronomia, património e Natal a Ourense

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.

Regional 19 Novembro, 2025

Valença promove ação ambiental e desportiva nas margens do Rio Minho

Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.

Cultura 19 Novembro, 2025

Companhia do Chapitô apresenta “Rei Lear” em versão irreverente no Festival de Teatro de Viana

Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.

Nacional 19 Novembro, 2025

Marinha Portuguesa abre concurso para Oficiais Médicos Navais

A Marinha Portuguesa anunciou a abertura do concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Médicos Navais (CFO-MN), uma oportunidade destinada a médicos que pretendam integrar os Quadros Permanentes da instituição.

Regional 19 Novembro, 2025

Viana do Castelo lança “Viana Pocket”, a nova app que recompensa compras no comércio local

Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.

Regional 19 Novembro, 2025

Alto Minho celebra 12 anos de Cuidados Paliativos com exposição de arte

O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.