Logo
Opinião

OPINIÃO: “A cultura é uma necessidade do espírito”

2 Março, 2025 | 11:55
Partilhar
Renato Oliveira
2 min. leitura

Viana do Castelo é, neste ano de 2025, capital da cultura do Eixo Atlântico, uma associação formada por municípios do Norte de Portugal e da Galiza que visa fomentar a cooperação transfronteiriça.

A abertura oficial do evento – que promove a criação cultural de artistas e criadores do Norte de Portugal e da Galiza – teve lugar no passado dia 17 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, com o espetáculo multidisciplinar «Mar Adentro», que juntou Daniel Pereira Cristo, Xabier Díaz e diversos agentes culturais de Viana do Castelo, numa noite memorável. Ao longo deste ano, serão muitas as iniciativas que a cidade oferecerá, designadamente espetáculos de teatro, cinema, concertos, festivais de arte urbana, exposições, certames gastronómicos, entre outros.

Por conseguinte, poderá dizer-se que Viana do Castelo, ao longo deste ano em particular, proporcionará, a cada cidadão, a oportunidade de redescobrir a importância da cultura, nas suas diversas expressões, a qual «não é um luxo, mas uma necessidade do espírito» (Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Este apelo a viver e a sentir a cultura como uma «necessidade do espírito» ressoa, com particular intensidade, no contexto em que nos encontramos. Na verdade, vivemos numa época de crises complexas, que são económicas e sociais, mas, antes de mais, crises de alma, crises de sentido. Estamos mergulhados num tempo em que se erguem novos muros e em que as diferenças, tantas vezes, se tornam um pretexto para a divisão, em vez de serem uma oportunidade de enriquecimento recíproco. Nestas circunstâncias, a cultura torna-se especialmente necessária, pois tem a capacidade de construir pontes, de criar espaços de encontro e de diálogo, ajudando a humanidade a não se desnortear e a discernir, adequadamente, no meio dos ecos do mundo (Cf. Papa Francisco, Homilia no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, 16-02-2025).

Efetivamente, a cultura possibilita superar barreiras e preconceitos, aproximar territórios e pessoas. A cultura não permite localismos fechados em si mesmos, mas dá-nos a possibilidade de olhar para o mundo como um grande mosaico, composto por diferentes tesselas que, sem se confundirem, formam uma unidade. 

Neste sentido, a cultura é profética. Convida a uma lógica de interdependência e de complementaridade. Ensina que o ser humano é um ser com os outros e para os outros. Interpela a nos descobrirmos sempre e cada vez mais como corpo. Desafia a colocar as diferenças ao serviço da unidade. Por isso, sempre precisámos e sempre precisaremos da cultura, enquanto veículo privilegiado que permite ao ser humano descobrir-se na verdade mais profunda da sua existência. Contudo, hoje, precisamos especialmente.

Pe. Renato Oliveira.  

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2025

Ponte da Barca acolhe sessão sobre saúde mental e autoconhecimento

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.