Uma Operação conjunta da GNR e PSP, realizada entre sexta-feira e domingo, em diferentes distritos, deteve 59 pessoas, 21 delas por condução sob efeito de álcool e 11 por falta de habilitação legal para conduzir, divulgaram as forças de segurança.
Aos 828 militares da GNR e polícias, juntaram-se, nesta operação Portugal Seguro, seis inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dois da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e seis da Autoridade Tributária (AT), tendo a operação decorrido em concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Lisboa, Setúbal e Faro.
“Estas ações tiveram como objetivo principal reforçar a visibilidade em locais de elevada concentração de pessoas, bem como proceder à fiscalização rodoviária e de estabelecimentos, com vista à prevenção e combate a atividades ilícitas”, lê-se no comunicado divulgado.
No mesmo documento é afirmado que as ações “foram direcionadas para a deteção de situações relacionadas com cidadãos estrangeiros em situação irregular, posse de armas, tráfico e consumo de estupefacientes”.
Outro objetivo da operação conjunta foi o de “assegurar o cumprimento das normas legais aplicáveis à segurança privada e ao funcionamento de estabelecimentos de diversão noturna”.
Segundo a PSP e a GNR foram inspecionados 28 estabelecimentos, tendo sido realizados 67 autos de “contraordenação neste âmbito”.
Na operação foram ainda apreendidas cerca de 818 doses individuais de estupefacientes – 721 doses de cocaína, 55 de canábis e 15 de haxixe -, tendo sido efetuados sete autos de contraordenação relativos a consumo de estupefacientes.
As autoridades apreenderam também uma arma de fogo e uma arma branca e 37 veículos.
Foram ainda elaborados 361 autos de contraordenação, no âmbito da legislação rodoviária, 135 por condução em excesso de velocidade, 97 por falta de inspeção periódica obrigatória, 33 por falta de seguro de responsabilidade civil, nove por falta de cinto de segurança, outros nove por utilização indevida do telemóvel durante a condução, e seis por condução com excesso de álcool.
Esta operação visa “aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos”.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.
A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, uma edição especial da Festa da Dança - Bailes de Maresia, no Centro Cultural, no âmbito da programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
A marca portuguesa Salsa Jeans vai estar em Viana do Castelo nos próximos dias com a sua carrinha itinerante Magic Van, que oferece uma experiência gratuita e personalizada de prova de jeans. A ação integra a segunda edição deste projeto, que depois de uma estreia em Espanha percorre agora várias cidades do norte de Portugal.
O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.
No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo deverá começar dentro de duas semanas, após o Tribunal de Contas ter dado parecer favorável à empreitada. A confirmação foi anunciada pela Câmara Municipal, que recebeu o visto positivo para o projeto.