Uma Operação conjunta da GNR e PSP, realizada entre sexta-feira e domingo, em diferentes distritos, deteve 59 pessoas, 21 delas por condução sob efeito de álcool e 11 por falta de habilitação legal para conduzir, divulgaram as forças de segurança.
Aos 828 militares da GNR e polícias, juntaram-se, nesta operação Portugal Seguro, seis inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dois da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e seis da Autoridade Tributária (AT), tendo a operação decorrido em concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Lisboa, Setúbal e Faro.
“Estas ações tiveram como objetivo principal reforçar a visibilidade em locais de elevada concentração de pessoas, bem como proceder à fiscalização rodoviária e de estabelecimentos, com vista à prevenção e combate a atividades ilícitas”, lê-se no comunicado divulgado.
No mesmo documento é afirmado que as ações “foram direcionadas para a deteção de situações relacionadas com cidadãos estrangeiros em situação irregular, posse de armas, tráfico e consumo de estupefacientes”.
Outro objetivo da operação conjunta foi o de “assegurar o cumprimento das normas legais aplicáveis à segurança privada e ao funcionamento de estabelecimentos de diversão noturna”.
Segundo a PSP e a GNR foram inspecionados 28 estabelecimentos, tendo sido realizados 67 autos de “contraordenação neste âmbito”.
Na operação foram ainda apreendidas cerca de 818 doses individuais de estupefacientes – 721 doses de cocaína, 55 de canábis e 15 de haxixe -, tendo sido efetuados sete autos de contraordenação relativos a consumo de estupefacientes.
As autoridades apreenderam também uma arma de fogo e uma arma branca e 37 veículos.
Foram ainda elaborados 361 autos de contraordenação, no âmbito da legislação rodoviária, 135 por condução em excesso de velocidade, 97 por falta de inspeção periódica obrigatória, 33 por falta de seguro de responsabilidade civil, nove por falta de cinto de segurança, outros nove por utilização indevida do telemóvel durante a condução, e seis por condução com excesso de álcool.
Esta operação visa “aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos”.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.