Oito peregrinos de Viana do Castelo começam, na quarta-feira, a percorrer durante cinco dias, os 113 quilómetros que ligam Ferrol, na Corunha, a Santiago de Compostela, capital da Galiza.
Os oito peregrinos vão, este ano, percorrer o Caminho Inglês, a partir de Ferrol, com paragens em Pontedeume, Betanzos, Bruma e Sigueiro.
A chegada a Santiago de Compostela está prevista para domingo, 17 de setembro.
A ideia de todos os anos, percorrer um caminho diferente, partiu, inicialmente, de cinco amigos. Começaram a experiência em 2019, travada em 2020 pela pandemia de covid-19.
O regresso ao percurso aconteceu em 2021 com o Caminho Português pelo interior, com partida desde Valença e, em 2022, a Variante espiritual.
O grupo de cinco peregrinos foi crescendo e, este ano, serão oito pessoas a caminhar até Santiago de Compostela.
Na pausa letiva da Páscoa o Município de Viana do Castelo formou 256 funcionários municipais das escolas do Concelho em Primeiros Socorros.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
Mais de 1.500 acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois mortos, 30 feridos graves e 447 feridos ligeiros, foram registados pela GNR durante a Operação Páscoa 2025, que começou na sexta-feira, segundo um balanço provisório.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões no mundo de hoje, sublinhando que "estar em comunidade é estar em serviço".
O Governo autorizou que a Direção-Geral dos Serviços Marítimos assuma a despesa de 565 mil euros com o projeto de execução, estudo de impacto ambiental e análise custo-benefício da reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora.