Logo
Desporto

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

12 Junho, 2024 | 17:36
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Depois de 5.600 metros de prólogo em Águeda, que volta a receber um arranque da Volta depois da edição de 1987, o pelotão sai de Sangalhos, em Anadia, ‘epicentro’ do ciclismo nacional – é aí que se localiza o velódromo nacional – até ao Observatório de Vila Nova, uma contagem de primeira categoria em Miranda do Corvo, que se estreou em 2022, com vitória de Frederico Figueiredo, e esteve ausente no traçado do ano passado.

A segunda etapa evoca os 50 anos do 25 de abril de 1974, imitando o percurso entre Santarém e Lisboa da coluna liderada por Salgueiro Maia, no dia da Revolução dos Cravos, com 164,5 quilómetros entre Santarém e Marvila, em Lisboa, na primeira oportunidade para os sprinters.

A tão temida como lendária subida à Torre, de categoria especial, chega este ano logo ao quarto dia de corrida, numa tirada que parte do Crato e termina 161,2 quilómetros depois no ponto mais alto de Portugal continental, em plena Serra da Estrela.

Na jornada seguinte, e antes do dia de descanso, o pelotão chega à Guarda após 164,5 quilómetros iniciados no Sabugal, num novo final ‘empinado’ e, neste caso, empedrado, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria.

As duas etapas seguintes ao dia de descanso são disputadas para lá do Marão, com 176,8 quilómetros entre Penedono e Bragança na sexta tirada, recebendo aquela capital de distrito a partida seguinte, rumo a Boticas, esta com cinco contagens de montanha, a última de primeira categoria, na Aldeia de Torneiros.

Com menos 50 quilómetros em relação à edição de 2023, em que o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg) se impôs ao pelotão nacional – voltando este ano para tentar o ‘bis’ -, o traçado apresenta várias passagens familiares.

Viseu, que tinha acolhido o arranque em 2023, serve este ano de pano de fundo para o último ato da 85.ª edição, com 26,7 quilómetros de ‘crono’ que farão as últimas diferenças entre ciclistas, na oitava vez em que a corrida termina nesta cidade, este ano Cidade Europeia do Desporto.

Em 03 de agosto, na nona e penúltima etapa, será o Monte Farinha a pôr todos no lugar, com a subida de primeira categoria a encerrar os 170,8 quilómetros começados na Maia a caminho de nova romaria à Senhora da Graça, numa jornada que inclui ainda as serras do Marão e do Alvão.

Ambas habituadas a estas lides, Viana do Castelo e Fafe recebem partida e chegada, respetivamente, da oitava etapa, outra oportunidade para velocistas, se forças houver, depois de outra chegada propícia, na sétima etapa, disputada entre Felgueiras e Paredes.

Já assumido é outro fator importante na disputa da Volta, a prova ‘rainha’ do calendário velocipédico português, no caso o forte calor que se prevê para os 11 dias de competição.

De fora fica a Serra do Larouco, em Montalegre, que tem sido palco de decisões, desde logo no ano passado, uma vez que foi aqui que Colin Stüssi venceu e conquistou a camisola amarela, para nunca mais a largar, depois de uma edição em que a primeira metade foi muito menos dura do que será desta feita.

Entre as 17 equipas presentes, destaque para a Vorarlberg, do atual campeão, em busca de defender o título de 2023, e as espanholas Caja Rural, Euskaltel-Euskadi, Kern Pharma e Burgos-BH, as únicas do segundo escalão internacional.

As proponentes internacionais incluem a Parkhotel Valkenburg, dos Países Baixos, a Echelon Racing, dos Estados Unidos, e a mexicana Petrolike, que se juntam às formações nacionais.

A Sabgal-Anicolor é o principal destaque do contingente luso, com o uruguaio Mauricio Moreira, vencedor em 2022, à cabeça, à qual se juntam ABTF-Feirense, AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-MarcosCar, Efapel, Gi Group Holding-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

Etapas da Volta a Portugal em bicicleta:

24 jul: Prólogo, Águeda (CRI), 5,6 km.

25 jul: 1.ª etapa, Sangalhos (Anadia) – Observatório de Vila Nova (Miranda do Corvo), 158,2 km.

26 jul: 2.ª etapa, Santarém – Marvila (Lisboa), 164,5 km.

27 jul: 3.ª etapa, Crato – Torre (Covilhã), 161,2 km.

28 jul: 4.ª etapa, Sabugal – Guarda, 164,5 km.

29 jul: Dia de descanso.

30 jul: 5.ª etapa, Penedono – Bragança, 176,8 km.

31 jul: 6.ª etapa, Bragança – Boticas, 169,1 km.

01 ago: 7.ª etapa, Felgueiras – Paredes, 160,4.

02 ago: 8.ª etapa, Viana do Castelo – Fafe, 182,4 km.

03 ago: 9.ª etapa, Maia – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 170,8 km.

04 ago: 10.ª etapa, Viseu (CRI), 26,7 km.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.