Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial de futebol de 2030, confirmou esta quarta-feira a FIFA, em comunicado.
Os três países vão receber 101 dos jogos a realizar na competição, que vai contar com 48 seleções, ao contrário das atuais 32. Para assinalar o centenário da realização da prova, os três primeiros jogos vão realizar-se na América do Sul, premiando assim a candidatura formada por Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo que este último foi o primeiro país a organizar a prova, em 1930.
De forma caricata, foi o presidente da confederação de futebol sul-americano (CONMEBOL) que anunciou que o Mundial iria ser recebido pelos dois países ibéricos e por Marrocos. Alejandro Domínguez antecipou-se à FIFA, revelando em conferência de imprensa os planos para a prova, que também partilhou na rede social X, ainda antes do comunicado do organismo que gere o futebol mundial.
O presidente da FIFA destacou, durante o congresso do organismo em que foi feito este anúncio, o caráter global do Mundial 2030: vai passar por seis países e três continentes.
“Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se. O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário do Campeonato do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada do Mundial FIFA 2030”, referiu Gianni Infantino.
O homem que gere o organismo máximo do futebol mundial confirmou que será o Estádio Centenário de Montevideu a receber o primeiro jogo. Uma escolha “óbvia”, até porque foi lá que se jogou a primeira final da prova, com o Uruguai a bater a Argentina por 4-2.
O Conselho da FIFA concordou ainda, “por unanimidade”, que a candidatura apresentada por Portugal, Espanha e Marrocos é a escolhida para receber o resto da prova.
Recorde-se que esta mesma candidatura esteve envolvida numa pequena polémica, depois de, inicialmente, Portugal e Espanha terem sugerido uma candidatura conjunta com a Ucrânia. Essa ideia acabou por ser abolida e foi Marrocos a juntar-se à Península Ibérica.
O primeiro-ministro António Costa já felicitou a Federação Portuguesa de Futebol por esta vitória:
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.