Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial de futebol de 2030, confirmou esta quarta-feira a FIFA, em comunicado.
Os três países vão receber 101 dos jogos a realizar na competição, que vai contar com 48 seleções, ao contrário das atuais 32. Para assinalar o centenário da realização da prova, os três primeiros jogos vão realizar-se na América do Sul, premiando assim a candidatura formada por Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo que este último foi o primeiro país a organizar a prova, em 1930.
De forma caricata, foi o presidente da confederação de futebol sul-americano (CONMEBOL) que anunciou que o Mundial iria ser recebido pelos dois países ibéricos e por Marrocos. Alejandro Domínguez antecipou-se à FIFA, revelando em conferência de imprensa os planos para a prova, que também partilhou na rede social X, ainda antes do comunicado do organismo que gere o futebol mundial.
O presidente da FIFA destacou, durante o congresso do organismo em que foi feito este anúncio, o caráter global do Mundial 2030: vai passar por seis países e três continentes.
“Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se. O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário do Campeonato do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada do Mundial FIFA 2030”, referiu Gianni Infantino.
O homem que gere o organismo máximo do futebol mundial confirmou que será o Estádio Centenário de Montevideu a receber o primeiro jogo. Uma escolha “óbvia”, até porque foi lá que se jogou a primeira final da prova, com o Uruguai a bater a Argentina por 4-2.
O Conselho da FIFA concordou ainda, “por unanimidade”, que a candidatura apresentada por Portugal, Espanha e Marrocos é a escolhida para receber o resto da prova.
Recorde-se que esta mesma candidatura esteve envolvida numa pequena polémica, depois de, inicialmente, Portugal e Espanha terem sugerido uma candidatura conjunta com a Ucrânia. Essa ideia acabou por ser abolida e foi Marrocos a juntar-se à Península Ibérica.
O primeiro-ministro António Costa já felicitou a Federação Portuguesa de Futebol por esta vitória:
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.