O nome do antigo vice-presidente da Câmara do Porto, Paulo de Morais foi aprovado, por unanimidade, em assembleia de militantes do PSD, para encabeçar a lista do PSD à Câmara de Viana do Castelo nas eleições autárquicas deste ano.
O nome de Paulo de Morais foi aprovado em reunião da comissão política de secção do PSD de Viana do Castelo, por unanimidade e aclamação.
O processo seguirá os trâmites internos habituais e, em breve, será agendada a apresentação pública do candidato.
Paulo de Morais, de 61 anos, natural de Viana do Castelo foi, entre 2002 e 2005, vice-presidente na Câmara do Porto, eleito pelo PSD, tendo sido responsável pelos pelouros do urbanismo, ação social e habitação.
Em 2016, foi candidato independente às eleições presidenciais e, em 2019, também como independente, concorreu a um lugar no Parlamento Europeu, apoiado pelo partido Nós, Cidadãos! e Partido da Terra – MPT.
Paulo de Morais é docente na Universidade Portucalense, presidente da Frente Cívica, Associação de Intervenção Cívica, que fundou em 2016, e comentador televisivo.
O atual executivo municipal, presidido pelo socialista Luís Nobre. Além dos cinco eleitos pelo PS, a autarquia integra ainda Eduardo Teixeira, Paulo Vale e Ilda Araújo Novo, eleitos pela coligação PSD/CDS-PP, e Claudia Marinho eleita pela CDU.
As eleições autárquicas deste ano deverão decorrer em setembro ou outubro.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.