Logo
Nacional

Oferta de casas à venda em Portugal desceu 7% no último ano

26 Abril, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

O “stock” do parque habitacional português disponível à venda no primeiro trimestre de 2023 desceu 7%, face ao que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.

A oferta de habitação à venda em Portugal desceu em 12 capitais de distrito no último ano. A liderar a lista encontra-se a Guarda (-39%), seguido pelo Porto (-32%), Beja (-24%), Lisboa (-24%) e Vila Real (-24%) como as capitais de distrito onde “stock” disponível para comprar casa mais desceu.

Seguem-se Funchal (-16%), Faro (-16%), Viana do Castelo (-8%), Viseu (-7%), Santarém (-6%), Portalegre (-3%) e Aveiro (-3%). Em Ponta Delgada a oferta de casas à venda manteve-se estável.

Por outro lado, Évora, foi a cidade onde mais cresceu a oferta (60%), seguida por Braga (30%), Bragança (23%), Leiria (22%), Castelo Branco (3%), Coimbra (3%) e Setúbal (2%), sendo as únicas cidades analisadas onde o “stock” aumentou.

Analisando por distrito/ilhas, o ranking da descida da oferta durante o último ano é liderado por Faro (-20%), Lisboa (-11%), ilha da Madeira (-11%) e Beja (-10%). Seguem-se Coimbra (-10%), Porto (-8%), Viana do Castelo (-8%), Portalegre (-6%), Vila Real (-5%), Viseu (-5%), ilha de São Miguel (-5%), Aveiro (-4%), Santarém (-3%) e Guarda (-1%).

No distrito de Bragança, o “stock” de casas à venda no último ano subiu 17%, seguido por Braga (13%), Setúbal (6%), Évora (5%), Castelo Branco (3%) e Leiria (2%).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Novembro, 2025

AFVC: Courense mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.

Desporto 23 Novembro, 2025

AFVC: Távora segue isolado na liderança da 2ª divisão distrital após 10.ª jornada

A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.

Regional 23 Novembro, 2025

Ribeira celebra aniversário de Santa Catarina com missa solene

A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.

Desporto 23 Novembro, 2025

Juventude Viana goleia em Oliveira do Hospital e reforça liderança

A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.

Desporto 23 Novembro, 2025

Camacha e Vianense empatam na conclusão do jogo suspenso da 7.ª jornada

A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.

Cultura 23 Novembro, 2025

Coro Ars Vocalis leva Esposende ao prestigiado Palau da Música Catalã

O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.

Cultura 23 Novembro, 2025

Teatro Municipal Sá de Miranda celebra 50 anos da Escola de Música José Pedro com grande revista à portuguesa

O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.