O “stock” do parque habitacional português disponível à venda no primeiro trimestre de 2023 desceu 7%, face ao que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.
A oferta de habitação à venda em Portugal desceu em 12 capitais de distrito no último ano. A liderar a lista encontra-se a Guarda (-39%), seguido pelo Porto (-32%), Beja (-24%), Lisboa (-24%) e Vila Real (-24%) como as capitais de distrito onde “stock” disponível para comprar casa mais desceu.
Seguem-se Funchal (-16%), Faro (-16%), Viana do Castelo (-8%), Viseu (-7%), Santarém (-6%), Portalegre (-3%) e Aveiro (-3%). Em Ponta Delgada a oferta de casas à venda manteve-se estável.
Por outro lado, Évora, foi a cidade onde mais cresceu a oferta (60%), seguida por Braga (30%), Bragança (23%), Leiria (22%), Castelo Branco (3%), Coimbra (3%) e Setúbal (2%), sendo as únicas cidades analisadas onde o “stock” aumentou.
Analisando por distrito/ilhas, o ranking da descida da oferta durante o último ano é liderado por Faro (-20%), Lisboa (-11%), ilha da Madeira (-11%) e Beja (-10%). Seguem-se Coimbra (-10%), Porto (-8%), Viana do Castelo (-8%), Portalegre (-6%), Vila Real (-5%), Viseu (-5%), ilha de São Miguel (-5%), Aveiro (-4%), Santarém (-3%) e Guarda (-1%).
No distrito de Bragança, o “stock” de casas à venda no último ano subiu 17%, seguido por Braga (13%), Setúbal (6%), Évora (5%), Castelo Branco (3%) e Leiria (2%).
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.