A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), em parceria com diversas entidades, vai atribuir prémios a estudantes de mestrado de engenharia lecionados em Instituições de Ensino Superior Público da Região Norte. As candidaturas decorrem até ao dia 28 de abril.
A OERN através do programa de “Prémios de Mestrado OERN”, abre candidaturas para atribuição de prémios para alunos do 2.º ano dos cursos de mestrado de engenharia lecionados em Instituições de Ensino Superior Público da Região Norte (FEUP, FCUP, IPB, IPVC, ISEP, UM, UTAD), com o objetivo de incentivar e apoiar membros estudantes da OERN, bem como valorizar a progressão profissional nas áreas de engenharia.
Segundo uma nota da OERN, “há 42 prémios de mérito, no montante de 1000 euros cada, para atribuir a estudantes de mestrado das distintas áreas de engenharia”.
Estes prémios serão atribuídos pela OERN em conjunto com entidades parceiras (A400, ACA, Casais, Mota-Engil, NCREP, Painhas, Sopsec, Topinformática, Vialsil), ao abrigo de protocolos de colaboração.
Para concorrer, os candidatos devem obedecer a um conjunto de critérios: “ser membro estudante da OERN; ter licenciatura em engenharia; não deter o grau de mestre; não se encontrar ao abrigo de programa de estudos temporários em Portugal, ou visto temporário para estudo e residir de forma permanente e habitual em Portugal à data de início do período do plano de estudos”.
As candidaturas devem ser realizadas aqui e o aviso de abertura dos prémios de mestrado OERN pode ser consultado aqui.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.