A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), em parceria com diversas entidades, vai atribuir prémios a estudantes de mestrado de engenharia lecionados em Instituições de Ensino Superior Público da Região Norte. As candidaturas decorrem até ao dia 28 de abril.
A OERN através do programa de “Prémios de Mestrado OERN”, abre candidaturas para atribuição de prémios para alunos do 2.º ano dos cursos de mestrado de engenharia lecionados em Instituições de Ensino Superior Público da Região Norte (FEUP, FCUP, IPB, IPVC, ISEP, UM, UTAD), com o objetivo de incentivar e apoiar membros estudantes da OERN, bem como valorizar a progressão profissional nas áreas de engenharia.
Segundo uma nota da OERN, “há 42 prémios de mérito, no montante de 1000 euros cada, para atribuir a estudantes de mestrado das distintas áreas de engenharia”.
Estes prémios serão atribuídos pela OERN em conjunto com entidades parceiras (A400, ACA, Casais, Mota-Engil, NCREP, Painhas, Sopsec, Topinformática, Vialsil), ao abrigo de protocolos de colaboração.
Para concorrer, os candidatos devem obedecer a um conjunto de critérios: “ser membro estudante da OERN; ter licenciatura em engenharia; não deter o grau de mestre; não se encontrar ao abrigo de programa de estudos temporários em Portugal, ou visto temporário para estudo e residir de forma permanente e habitual em Portugal à data de início do período do plano de estudos”.
As candidaturas devem ser realizadas aqui e o aviso de abertura dos prémios de mestrado OERN pode ser consultado aqui.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.