Avançam já em setembro as obras de renovação e requalificação da Residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo. O edifício, onde funcionam também os Serviços de Ação Social do IPVC, vai ser objeto de um investimento de quase dois milhões de euros, numa empreitada que pretende melhorar as condições de alojamento e serviços para a comunidade académica.
Decorridos quase três décadas desde a última intervenção acentuada e após uma situação pandémica que despertou para várias necessidades, o Politécnico de Viana do Castelo assumiu como imperioso atualizar os níveis de desempenho e conforto, adaptando a estrutura às necessidades atuais da população estudantil. Para isso, irá converter os quatros de tipologia tripla e quádrupla em quartos duplos ou individuais, todos equipados com casa de banho privativa.
Até agora, a Residência do Centro Académico era composta por 69 quatros, distribuídos por sete quartos quádruplos, 40 triplos e 14 duplos, num total de 200 camas. Após a empreitada, a residência passará a dispor de 130 camas, divididas por oito quartos individuais e 62 duplos.
O projeto contempla também a renovação de diversas áreas comuns, como copas, salas de estudo e bares, com o objetivo de oferecer maior conforto e qualidade aos estudantes-residentes, tanto em termos de descanso como de higiene, estudo e lazer.
A par da residência estudantil, o edifício é composto por seis cozinhas, seis salas de estudo, uma lavandaria, um refeitório, um espaço para a Federação Académica, a Oficina Cultural, um espaço de café/bar e uma sala intercultural aberta à comunidade.
“É um edifício datado. Nos moldes atuais, tem quase 30 anos e já não está de acordo com as exigências da comunidade académica, por isso, esta é uma obra tão importante, porque vamos transformar este espaço e torná-lo de acordo com as necessidades e realidades dos nossos estudantes”, avançou o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, esta quarta-feira, durante a cerimónia de consignação da obra.
A obra está consignada à Boaventura & Boaventura S.A., empresa com “mais de quatro décadas de história no mercado”, ressaltou o presidente do conselho de administração, Manuel Boaventura.
A intervenção, com prazo de execução de um ano, conta com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Cerca de 1.5 milhões de euros do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e cerca de meio milhão de euros do Fundo Ambiental.
Em 1995, por meio de uma intervenção profunda, o edifício, outrora de funções militares, foi convertido em Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, para alojamento e refeitório, entre outros serviços de ação social.
Concurso público para residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC lançado até outubro
Durante a cerimónia de consignação da obra do Centro Académico do IPVC, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo explicou que, atá ao final deste mês, será concluída a revisão do projeto para aquela que será a maior residência estudantil do universo IPVC, a construir na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC). A edificação, que terá capacidade para 400 camas, terá um prazo de conclusão de 18 meses. Carlos Rodrigues prevê o lançamento do concurso público entre os finais de setembro e a primeira quinzena de outubro. A residência entrará em funcionamento no ano letivo 2026/27.
Entretanto, para o início do próximo ano letivo, o Politécnico disponibilizará cerca de 600 camas aos seus estudantes, distribuídas pelas seis Escolas Superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Ciências Empresariais e Escola Superior de Desporto e Lazer.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.