Avançam já em setembro as obras de renovação e requalificação da Residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo. O edifício, onde funcionam também os Serviços de Ação Social do IPVC, vai ser objeto de um investimento de quase dois milhões de euros, numa empreitada que pretende melhorar as condições de alojamento e serviços para a comunidade académica.
Decorridos quase três décadas desde a última intervenção acentuada e após uma situação pandémica que despertou para várias necessidades, o Politécnico de Viana do Castelo assumiu como imperioso atualizar os níveis de desempenho e conforto, adaptando a estrutura às necessidades atuais da população estudantil. Para isso, irá converter os quatros de tipologia tripla e quádrupla em quartos duplos ou individuais, todos equipados com casa de banho privativa.
Até agora, a Residência do Centro Académico era composta por 69 quatros, distribuídos por sete quartos quádruplos, 40 triplos e 14 duplos, num total de 200 camas. Após a empreitada, a residência passará a dispor de 130 camas, divididas por oito quartos individuais e 62 duplos.
O projeto contempla também a renovação de diversas áreas comuns, como copas, salas de estudo e bares, com o objetivo de oferecer maior conforto e qualidade aos estudantes-residentes, tanto em termos de descanso como de higiene, estudo e lazer.
A par da residência estudantil, o edifício é composto por seis cozinhas, seis salas de estudo, uma lavandaria, um refeitório, um espaço para a Federação Académica, a Oficina Cultural, um espaço de café/bar e uma sala intercultural aberta à comunidade.
“É um edifício datado. Nos moldes atuais, tem quase 30 anos e já não está de acordo com as exigências da comunidade académica, por isso, esta é uma obra tão importante, porque vamos transformar este espaço e torná-lo de acordo com as necessidades e realidades dos nossos estudantes”, avançou o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, esta quarta-feira, durante a cerimónia de consignação da obra.
A obra está consignada à Boaventura & Boaventura S.A., empresa com “mais de quatro décadas de história no mercado”, ressaltou o presidente do conselho de administração, Manuel Boaventura.
A intervenção, com prazo de execução de um ano, conta com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Cerca de 1.5 milhões de euros do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e cerca de meio milhão de euros do Fundo Ambiental.
Em 1995, por meio de uma intervenção profunda, o edifício, outrora de funções militares, foi convertido em Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, para alojamento e refeitório, entre outros serviços de ação social.
Concurso público para residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC lançado até outubro
Durante a cerimónia de consignação da obra do Centro Académico do IPVC, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo explicou que, atá ao final deste mês, será concluída a revisão do projeto para aquela que será a maior residência estudantil do universo IPVC, a construir na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC). A edificação, que terá capacidade para 400 camas, terá um prazo de conclusão de 18 meses. Carlos Rodrigues prevê o lançamento do concurso público entre os finais de setembro e a primeira quinzena de outubro. A residência entrará em funcionamento no ano letivo 2026/27.
Entretanto, para o início do próximo ano letivo, o Politécnico disponibilizará cerca de 600 camas aos seus estudantes, distribuídas pelas seis Escolas Superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Ciências Empresariais e Escola Superior de Desporto e Lazer.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.