A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, vai inaugurar amanhã, 7 de fevereiro, pelas 16h00, as obras de reabilitação das piscinas municipais de Melgaço. No momento inaugural estará também o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. O equipamento, alvo de uma profunda reabilitação no valor de mais de 2 milhões de euros, reabre ao público no dia 15 de fevereiro.
De acordo com o presidente de Melgaço, Manoel Batista, as obras “urgentíssimas” tiveram como objetivo o de dotar as piscinas de condições de excelência, entre elas, ao nível da eficiência energética. “O edifício apresentava um grande estado de degradação dada a elevada procura e utilização ao longo deste cerca de 30 anos. Era uma intervenção urgentíssima. Conseguimos agora oferecer a Melgaço, e ao público em geral, um equipamento dotado de condições de excelência para a prática das diversas atividades e com melhorias ao nível da eficiência energética, pois foi também nosso objetivo ir de encontro às necessidades atuais, nomeadamente contribuir para a redução da pegada ecológica”, explicou, realçando que o espaço era muito procurado pelos jovens, por alunos das escolas do concelho, por idosos, pela população dos municípios vizinhos da Galiza, sendo igualmente um equipamento essencial para a componente letiva da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL). “Este público tem agora ao seu dispor um equipamento que oferece qualidade e conforto”, afirmou o presidente de Melgaço.
O espaço estava encerrado desde o dia 11 de março de 2020, aquando da determinação do plano de contingência do Município face à covid-19, acabando por não abrir até então em virtude das urgentes intervenções de que necessitava e cujo projeto estava já em processo de adjudicação.
A intervenção em causa aconteceu no âmbito do PARU-Melgaço e foi financiada através de contrato de financiamento celebrado ao abrigo do IFRRU 2020, instrumento financeiro especificamente direcionado para a reabilitação e revitalização urbanas e que contou com financiamento FEDER proveniente dos programas operacionais regionais, com financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e, ainda, uma componente bancária de natureza privada.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.