A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, vai inaugurar amanhã, 7 de fevereiro, pelas 16h00, as obras de reabilitação das piscinas municipais de Melgaço. No momento inaugural estará também o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. O equipamento, alvo de uma profunda reabilitação no valor de mais de 2 milhões de euros, reabre ao público no dia 15 de fevereiro.
De acordo com o presidente de Melgaço, Manoel Batista, as obras “urgentíssimas” tiveram como objetivo o de dotar as piscinas de condições de excelência, entre elas, ao nível da eficiência energética. “O edifício apresentava um grande estado de degradação dada a elevada procura e utilização ao longo deste cerca de 30 anos. Era uma intervenção urgentíssima. Conseguimos agora oferecer a Melgaço, e ao público em geral, um equipamento dotado de condições de excelência para a prática das diversas atividades e com melhorias ao nível da eficiência energética, pois foi também nosso objetivo ir de encontro às necessidades atuais, nomeadamente contribuir para a redução da pegada ecológica”, explicou, realçando que o espaço era muito procurado pelos jovens, por alunos das escolas do concelho, por idosos, pela população dos municípios vizinhos da Galiza, sendo igualmente um equipamento essencial para a componente letiva da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL). “Este público tem agora ao seu dispor um equipamento que oferece qualidade e conforto”, afirmou o presidente de Melgaço.
O espaço estava encerrado desde o dia 11 de março de 2020, aquando da determinação do plano de contingência do Município face à covid-19, acabando por não abrir até então em virtude das urgentes intervenções de que necessitava e cujo projeto estava já em processo de adjudicação.
A intervenção em causa aconteceu no âmbito do PARU-Melgaço e foi financiada através de contrato de financiamento celebrado ao abrigo do IFRRU 2020, instrumento financeiro especificamente direcionado para a reabilitação e revitalização urbanas e que contou com financiamento FEDER proveniente dos programas operacionais regionais, com financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e, ainda, uma componente bancária de natureza privada.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.