A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, vai inaugurar amanhã, 7 de fevereiro, pelas 16h00, as obras de reabilitação das piscinas municipais de Melgaço. No momento inaugural estará também o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. O equipamento, alvo de uma profunda reabilitação no valor de mais de 2 milhões de euros, reabre ao público no dia 15 de fevereiro.
De acordo com o presidente de Melgaço, Manoel Batista, as obras “urgentíssimas” tiveram como objetivo o de dotar as piscinas de condições de excelência, entre elas, ao nível da eficiência energética. “O edifício apresentava um grande estado de degradação dada a elevada procura e utilização ao longo deste cerca de 30 anos. Era uma intervenção urgentíssima. Conseguimos agora oferecer a Melgaço, e ao público em geral, um equipamento dotado de condições de excelência para a prática das diversas atividades e com melhorias ao nível da eficiência energética, pois foi também nosso objetivo ir de encontro às necessidades atuais, nomeadamente contribuir para a redução da pegada ecológica”, explicou, realçando que o espaço era muito procurado pelos jovens, por alunos das escolas do concelho, por idosos, pela população dos municípios vizinhos da Galiza, sendo igualmente um equipamento essencial para a componente letiva da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL). “Este público tem agora ao seu dispor um equipamento que oferece qualidade e conforto”, afirmou o presidente de Melgaço.
O espaço estava encerrado desde o dia 11 de março de 2020, aquando da determinação do plano de contingência do Município face à covid-19, acabando por não abrir até então em virtude das urgentes intervenções de que necessitava e cujo projeto estava já em processo de adjudicação.
A intervenção em causa aconteceu no âmbito do PARU-Melgaço e foi financiada através de contrato de financiamento celebrado ao abrigo do IFRRU 2020, instrumento financeiro especificamente direcionado para a reabilitação e revitalização urbanas e que contou com financiamento FEDER proveniente dos programas operacionais regionais, com financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e, ainda, uma componente bancária de natureza privada.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.