A Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, abriu um concurso público para uma intervenção de 2,1 milhões que visa mitigar emissão de odores no aterro sanitário de Paradela, em Barcelos, distrito de Braga.
Os detalhes da empreitada, que foram publicados em Diário de República, contemplam “o fecho do biofiltro existente e passagem do ar pré-tratado por tratamento complementar”, numa intervenção avaliada em 1,55 milhões de euros, e a “cobertura dos tanques da estação de tratamento de lixiviados e envio do Ar para tratamento”, orçado em 550 mil euros.
Segundo o concurso, o intuito das intervenções é “a implementação de medidas adicionais de redução de emissões odoríficas nas fontes biofiltro e estação de tratamento de lixiviados da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) de Paradela”.
O prazo estabelecido para a realização das duas intervenções é de 225 dias, tendo os concorrentes de apresentar as suas propostas dentro de 30 dias.
Recorde-se que o equipamento, localizado na freguesia barcelense de Paradela, distrito de Braga, é gerido pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
O aterro entrou em funcionamento no início de 2022, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias vizinhas, nomeadamente das limítrofes de Rates e Laúndos, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que se queixam da presença de “um cheiro nauseabundo” na zona, apontando como causa a atividade do equipamento.
A Câmara da Póvoa de Varzim tem apresentado queixa a várias entidades sobre o funcionamento do aterro, tendo o presidente da autarquia já apontado que as intervenções que foram hoje a concurso público “não vão resolver o problema”.
“É necessária uma obra de fundo, que, de acordo com estudos já feitos, está avaliada em seis milhões de euros. Estas intervenções não são suficientes para a resolver o problema. A Câmara continuará a tomar todas as diligências para que esta questão seja resolvida e as populações recuperem a qualidade de vida”, garantiu Aires Pereira.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.