A Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, abriu um concurso público para uma intervenção de 2,1 milhões que visa mitigar emissão de odores no aterro sanitário de Paradela, em Barcelos, distrito de Braga.
Os detalhes da empreitada, que foram publicados em Diário de República, contemplam “o fecho do biofiltro existente e passagem do ar pré-tratado por tratamento complementar”, numa intervenção avaliada em 1,55 milhões de euros, e a “cobertura dos tanques da estação de tratamento de lixiviados e envio do Ar para tratamento”, orçado em 550 mil euros.
Segundo o concurso, o intuito das intervenções é “a implementação de medidas adicionais de redução de emissões odoríficas nas fontes biofiltro e estação de tratamento de lixiviados da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) de Paradela”.
O prazo estabelecido para a realização das duas intervenções é de 225 dias, tendo os concorrentes de apresentar as suas propostas dentro de 30 dias.
Recorde-se que o equipamento, localizado na freguesia barcelense de Paradela, distrito de Braga, é gerido pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
O aterro entrou em funcionamento no início de 2022, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias vizinhas, nomeadamente das limítrofes de Rates e Laúndos, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que se queixam da presença de “um cheiro nauseabundo” na zona, apontando como causa a atividade do equipamento.
A Câmara da Póvoa de Varzim tem apresentado queixa a várias entidades sobre o funcionamento do aterro, tendo o presidente da autarquia já apontado que as intervenções que foram hoje a concurso público “não vão resolver o problema”.
“É necessária uma obra de fundo, que, de acordo com estudos já feitos, está avaliada em seis milhões de euros. Estas intervenções não são suficientes para a resolver o problema. A Câmara continuará a tomar todas as diligências para que esta questão seja resolvida e as populações recuperem a qualidade de vida”, garantiu Aires Pereira.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.