A Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, abriu um concurso público para uma intervenção de 2,1 milhões que visa mitigar emissão de odores no aterro sanitário de Paradela, em Barcelos, distrito de Braga.
Os detalhes da empreitada, que foram publicados em Diário de República, contemplam “o fecho do biofiltro existente e passagem do ar pré-tratado por tratamento complementar”, numa intervenção avaliada em 1,55 milhões de euros, e a “cobertura dos tanques da estação de tratamento de lixiviados e envio do Ar para tratamento”, orçado em 550 mil euros.
Segundo o concurso, o intuito das intervenções é “a implementação de medidas adicionais de redução de emissões odoríficas nas fontes biofiltro e estação de tratamento de lixiviados da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) de Paradela”.
O prazo estabelecido para a realização das duas intervenções é de 225 dias, tendo os concorrentes de apresentar as suas propostas dentro de 30 dias.
Recorde-se que o equipamento, localizado na freguesia barcelense de Paradela, distrito de Braga, é gerido pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
O aterro entrou em funcionamento no início de 2022, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias vizinhas, nomeadamente das limítrofes de Rates e Laúndos, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que se queixam da presença de “um cheiro nauseabundo” na zona, apontando como causa a atividade do equipamento.
A Câmara da Póvoa de Varzim tem apresentado queixa a várias entidades sobre o funcionamento do aterro, tendo o presidente da autarquia já apontado que as intervenções que foram hoje a concurso público “não vão resolver o problema”.
“É necessária uma obra de fundo, que, de acordo com estudos já feitos, está avaliada em seis milhões de euros. Estas intervenções não são suficientes para a resolver o problema. A Câmara continuará a tomar todas as diligências para que esta questão seja resolvida e as populações recuperem a qualidade de vida”, garantiu Aires Pereira.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.