Logo
Regional

Obras de 2 ME requalificam bloco de partos da maternidade de Viana do Castelo

19 Maio, 2023 | 16:31
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O ministro da Saúde anunciou hoje o início, dentro de dois a três meses, de um investimento de dois milhões de euros na remodelação do bloco de partos da maternidade do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita àquela unidade hospitalar, Manuel Pizarro destacou a “forma impecável” e a “grande qualidade técnica, científica e humana” da maternidade que faz, em média, 1.500 partos por ano. “A remodelação do bloco de partos, num investimento de dois milhões de euros, vai arrancar dentro de dois a três meses para estar concluída até ao final do ano”, adiantou.

Questionado sobre as preocupações manifestadas, na quarta-feira, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho relacionadas com o financiamento nos serviços de saúde, sobretudo nos recursos físicos e equipamentos das instalações dos cuidados de saúde primários”, o ministro disse haver, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) investimentos de sete milhões de euros nos centros de saúde do distrito de Viana do Castelo. “Eu sei que os autarcas reclamam mais, mas o montante que está previsto até este momento é de sete milhões de euros”, referiu.

“Não há nenhum constrangimento orçamental à instalação, ou não, do serviço de radioterapia em Viana”

Sobre a criação do serviço de radioterapia no hospital de Santa Luzia, reivindicado pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC) que originou sobre o abaixo-assinado que recolheu o apoio de mais de 30 mil cidadãos dos 10 concelhos do Alto Minho, o ministro da Saúde disse que esse processo “está a ser estudado exaustivamente do ponto de vista técnico pelas equipas que estão a fazer um plano nacional de radioterapia”.

“Não há nenhum constrangimento orçamental à instalação, ou não, do serviço de radioterapia em Viana do Castelo. A questão é garantirmos que conseguimos fazer radioterapia no hospital de Santa Luzia com a qualidade de que os doentes necessitam”, frisou.

Manuel Pizarro referiu que atualmente a radioterapia é cada vez mais especializada, adequada a cada pessoa e à sua doença oncológica, e por esse motivo a criação daquele serviço “tem de ser bem avaliada, do ponto de vista estritamente técnico”, no sentido de perceber “se a casuística permite que os tratamentos sejam feitos neste hospital com a mesma qualidade com que são feitos noutros locais, onde há uma maior concentração de doentes que conduz a uma maior especialização dos profissionais que estão envolvidos”.

“Eu sou adepto da comodidade dos doentes. Se os tratamentos puderem ser feitos em proximidade, é melhor. Tenho é de garantir a melhor qualidade que estamos em condições de oferecer”, referiu.

Sobre a designação do novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), cujo mandato terminou em 2019, mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021 devido à pandemia de covid-19, o governante observou que “o processo corre com tranquilidade”.

“Reconhecendo eu que esta administração já ultrapassou o seu mandato, sobretudo devido à pandemia de covid-19, a verdade é que a administração está em plenitude de funções e não há nenhuma disrupção do funcionamento do hospital”, destacou.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.