Logo
Regional

Obras de 2 ME requalificam bloco de partos da maternidade de Viana do Castelo

19 Maio, 2023 | 16:31
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O ministro da Saúde anunciou hoje o início, dentro de dois a três meses, de um investimento de dois milhões de euros na remodelação do bloco de partos da maternidade do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita àquela unidade hospitalar, Manuel Pizarro destacou a “forma impecável” e a “grande qualidade técnica, científica e humana” da maternidade que faz, em média, 1.500 partos por ano. “A remodelação do bloco de partos, num investimento de dois milhões de euros, vai arrancar dentro de dois a três meses para estar concluída até ao final do ano”, adiantou.

Questionado sobre as preocupações manifestadas, na quarta-feira, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho relacionadas com o financiamento nos serviços de saúde, sobretudo nos recursos físicos e equipamentos das instalações dos cuidados de saúde primários”, o ministro disse haver, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) investimentos de sete milhões de euros nos centros de saúde do distrito de Viana do Castelo. “Eu sei que os autarcas reclamam mais, mas o montante que está previsto até este momento é de sete milhões de euros”, referiu.

“Não há nenhum constrangimento orçamental à instalação, ou não, do serviço de radioterapia em Viana”

Sobre a criação do serviço de radioterapia no hospital de Santa Luzia, reivindicado pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC) que originou sobre o abaixo-assinado que recolheu o apoio de mais de 30 mil cidadãos dos 10 concelhos do Alto Minho, o ministro da Saúde disse que esse processo “está a ser estudado exaustivamente do ponto de vista técnico pelas equipas que estão a fazer um plano nacional de radioterapia”.

“Não há nenhum constrangimento orçamental à instalação, ou não, do serviço de radioterapia em Viana do Castelo. A questão é garantirmos que conseguimos fazer radioterapia no hospital de Santa Luzia com a qualidade de que os doentes necessitam”, frisou.

Manuel Pizarro referiu que atualmente a radioterapia é cada vez mais especializada, adequada a cada pessoa e à sua doença oncológica, e por esse motivo a criação daquele serviço “tem de ser bem avaliada, do ponto de vista estritamente técnico”, no sentido de perceber “se a casuística permite que os tratamentos sejam feitos neste hospital com a mesma qualidade com que são feitos noutros locais, onde há uma maior concentração de doentes que conduz a uma maior especialização dos profissionais que estão envolvidos”.

“Eu sou adepto da comodidade dos doentes. Se os tratamentos puderem ser feitos em proximidade, é melhor. Tenho é de garantir a melhor qualidade que estamos em condições de oferecer”, referiu.

Sobre a designação do novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), cujo mandato terminou em 2019, mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021 devido à pandemia de covid-19, o governante observou que “o processo corre com tranquilidade”.

“Reconhecendo eu que esta administração já ultrapassou o seu mandato, sobretudo devido à pandemia de covid-19, a verdade é que a administração está em plenitude de funções e não há nenhuma disrupção do funcionamento do hospital”, destacou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.

Regional 29 Novembro, 2025

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo lança iniciativa “Advento de Histórias” com narração diária para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.

Desporto 29 Novembro, 2025

Santa Luzia FC participa nas comemorações do Centenário do SC Maria da Fonte

O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.

Regional 29 Novembro, 2025

PSP reforça segurança durante “Viana Coração do Natal”

A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.