A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Biblioteca Municipal, inaugura este sábado a exposição “Mutáforas & Metomínimas”, obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais de Emílio Remelhe. Esta é a 23ª exposição de obra gráfica da biblioteca vianense e irá ficar patente até final de dezembro.
Neste período, como tem acontecido com as anteriores exposições, será apreciada pela comunidade vianense e, sobretudo, pelos mais interessados pelas artes (incluindo os professores e alunos). Iniciado em 2013, e de forma ininterrupta, este projeto tem-se mantido ativo e bem vivo graças à sua recetividade e ao seu acolhimento neste espaço e de muitos que visitam a biblioteca expressamente para ver estas exposições.
Emílio Remelhe é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, possui mestrado em Teoria e Prática de Desenho e é doutorado em Educação Artística.
Desenvolve a sua atividade profissional no domínio das artes plásticas e da docência. Trabalha em artes plásticas, desenho, ilustração, cenografia, escrita (prosa, poesia, teatro, copyriting).
Leciona na Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto as disciplinas de Desenho, Escrita Criativa, Ilustração, Narrativas e Guião Gráfico, Narrativas Verbais e Discurso Criativo.
Nos domínios da ilustração e do texto, tem trabalhos publicados em diversas editoras como: Livros do Oriente, Gémeo R., Campo das Letras, Civilização, Caminho, Ver Pra Ler, Deriva, Porto Editora, Portaculturas, Yekibud ou Eterogémeas (onde tem parceria há mais de vinte anos, sob o pseudónimo de Eugénio Roda, com o ilustrador Gémeo Luís) e em publicações periódicas como o Diário de Notícias, Macau Daily News, Jornal Público, Revista UPorto, Plages, Lura ou Blimunda.
Entre colaborações assíduas e pontuais – apresentações, palestras, workshops, encontros com públicos –, colabora com instituições como a Fábrica das Artes do CCB, Centro Cultural Vila Flor, Delegação Regional da Cultura do Norte, RTP/canal2, Teatro Maria Matos, Teatro do BolhãoTheâtre de la Ville, Fundação Serralves, Casa da Música, entre outras.
Está representado em coleções particulares e públicas como ANACOM, Fundação Oriente, World Trade Center Macau, Galeria Serpente, Centro de Arte de S. João da Madeira, Museu Amadeo de Souza Cardozo, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Recebeu os seguintes prémios e distinções: Prémio de pintura Clube de Colecionadores dos CTT – Fórum Picoas (1990); 2º Prémio de Desenho na II Bienal de Macau (1995); Prémio Adolfo Simões Muller – Literatura (2007); Nomeado para o Prémio Autores. RTP / Sociedade Portuguesa de Autores – Literatura (2010); Menção Especial no Prémio Manuel António Pina / Tcharan – Literatura (2013) e Prémio Aquisição BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães – Ilustração (2023).

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.