A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Biblioteca Municipal, inaugura este sábado a exposição “Mutáforas & Metomínimas”, obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais de Emílio Remelhe. Esta é a 23ª exposição de obra gráfica da biblioteca vianense e irá ficar patente até final de dezembro.
Neste período, como tem acontecido com as anteriores exposições, será apreciada pela comunidade vianense e, sobretudo, pelos mais interessados pelas artes (incluindo os professores e alunos). Iniciado em 2013, e de forma ininterrupta, este projeto tem-se mantido ativo e bem vivo graças à sua recetividade e ao seu acolhimento neste espaço e de muitos que visitam a biblioteca expressamente para ver estas exposições.
Emílio Remelhe é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, possui mestrado em Teoria e Prática de Desenho e é doutorado em Educação Artística.
Desenvolve a sua atividade profissional no domínio das artes plásticas e da docência. Trabalha em artes plásticas, desenho, ilustração, cenografia, escrita (prosa, poesia, teatro, copyriting).
Leciona na Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto as disciplinas de Desenho, Escrita Criativa, Ilustração, Narrativas e Guião Gráfico, Narrativas Verbais e Discurso Criativo.
Nos domínios da ilustração e do texto, tem trabalhos publicados em diversas editoras como: Livros do Oriente, Gémeo R., Campo das Letras, Civilização, Caminho, Ver Pra Ler, Deriva, Porto Editora, Portaculturas, Yekibud ou Eterogémeas (onde tem parceria há mais de vinte anos, sob o pseudónimo de Eugénio Roda, com o ilustrador Gémeo Luís) e em publicações periódicas como o Diário de Notícias, Macau Daily News, Jornal Público, Revista UPorto, Plages, Lura ou Blimunda.
Entre colaborações assíduas e pontuais – apresentações, palestras, workshops, encontros com públicos –, colabora com instituições como a Fábrica das Artes do CCB, Centro Cultural Vila Flor, Delegação Regional da Cultura do Norte, RTP/canal2, Teatro Maria Matos, Teatro do BolhãoTheâtre de la Ville, Fundação Serralves, Casa da Música, entre outras.
Está representado em coleções particulares e públicas como ANACOM, Fundação Oriente, World Trade Center Macau, Galeria Serpente, Centro de Arte de S. João da Madeira, Museu Amadeo de Souza Cardozo, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Recebeu os seguintes prémios e distinções: Prémio de pintura Clube de Colecionadores dos CTT – Fórum Picoas (1990); 2º Prémio de Desenho na II Bienal de Macau (1995); Prémio Adolfo Simões Muller – Literatura (2007); Nomeado para o Prémio Autores. RTP / Sociedade Portuguesa de Autores – Literatura (2010); Menção Especial no Prémio Manuel António Pina / Tcharan – Literatura (2013) e Prémio Aquisição BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães – Ilustração (2023).

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.