O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, vai participar na 41ª edição do Festival de Almada, apresentando duas das suas criações: "Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo" e "Manuela Rey is in da House".
“Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”
Com texto e encenação de Ricardo Simões, este espetáculo revisita e atualiza o monólogo “24A74 – Salgueiro Maia”, originalmente estreado nas comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Baseado no livro autobiográfico “Capitão de Abril – Histórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril” de Fernando Salgueiro Maia, o espetáculo de Ricardo Simões tem percorrido não só Portugal, mas também Espanha e Brasil. Nesta nova versão, o monólogo evoluiu para uma interação mais direta com o público, tornando-se um espaço de encontros e partilha de memórias.
As apresentações de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo” ocorrerão no Auditório Osvaldo, no Cine-Teatro da Academia Almadense, nas seguintes datas, 7 de julho às 18h00, 9 de julho às 21h30 e 11 de julho às 21h30.
“Manuela Rey is in da House”
Com dramaturgia e encenação de Fran Núñez, “Manuela Rey is in da House” é uma coprodução entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o Centro Dramático Galego, o Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional Dona Maria II. O espetáculo traz à luz a fascinante e pouco conhecida história de Manuela Rey, uma figura central do teatro galego e português do século XIX. A peça percorre a vida desta atriz e escritora, desde a sua infância em Mondoñedo até ao seu auge e trágica morte no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, aos 23 anos.
“Manuela Rey is in da House” subirá ao Palco Grande da Escola D. António da Costa, no dia 14 de julho, às 22h00.
Ainda no âmbito do Festival de Almada, Ricardo Simões, autor e intérprete de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”, será um dos convidados para os “Colóquios na Esplanada”, a realizar-se na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 18h00, na Esplanada da Escola D. António da Costa. Sob a moderação de Catarina Neves, este evento proporcionará uma oportunidade para que artistas e público possam dialogar de forma descontraída e enriquecedora.
Para mais informações e bilhetes, visite o site oficial do Festival de Almada.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.