O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, vai participar na 41ª edição do Festival de Almada, apresentando duas das suas criações: "Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo" e "Manuela Rey is in da House".
“Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”
Com texto e encenação de Ricardo Simões, este espetáculo revisita e atualiza o monólogo “24A74 – Salgueiro Maia”, originalmente estreado nas comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Baseado no livro autobiográfico “Capitão de Abril – Histórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril” de Fernando Salgueiro Maia, o espetáculo de Ricardo Simões tem percorrido não só Portugal, mas também Espanha e Brasil. Nesta nova versão, o monólogo evoluiu para uma interação mais direta com o público, tornando-se um espaço de encontros e partilha de memórias.
As apresentações de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo” ocorrerão no Auditório Osvaldo, no Cine-Teatro da Academia Almadense, nas seguintes datas, 7 de julho às 18h00, 9 de julho às 21h30 e 11 de julho às 21h30.
“Manuela Rey is in da House”
Com dramaturgia e encenação de Fran Núñez, “Manuela Rey is in da House” é uma coprodução entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o Centro Dramático Galego, o Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional Dona Maria II. O espetáculo traz à luz a fascinante e pouco conhecida história de Manuela Rey, uma figura central do teatro galego e português do século XIX. A peça percorre a vida desta atriz e escritora, desde a sua infância em Mondoñedo até ao seu auge e trágica morte no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, aos 23 anos.
“Manuela Rey is in da House” subirá ao Palco Grande da Escola D. António da Costa, no dia 14 de julho, às 22h00.
Ainda no âmbito do Festival de Almada, Ricardo Simões, autor e intérprete de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”, será um dos convidados para os “Colóquios na Esplanada”, a realizar-se na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 18h00, na Esplanada da Escola D. António da Costa. Sob a moderação de Catarina Neves, este evento proporcionará uma oportunidade para que artistas e público possam dialogar de forma descontraída e enriquecedora.
Para mais informações e bilhetes, visite o site oficial do Festival de Almada.
O concelho de Viana do Castelo foi aquele que, nos três primeiros trimestres de 2024, registou a mais expressiva subida das exportações a Norte.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai entregar, em sessão solene a decorrer a 20 de janeiro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, os títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades e às instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.
O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.
As temperaturas vão descer, em especial as mínimas, sendo de -2 graus Celsius em algumas regiões do interior.
Um caçador de 53 anos caiu, no domingo, numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate.
Já se realizou o sorteio dos Quartos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC). A eliminatória está agendada para 16 de fevereiro.
A PSP registou no ano passado 79 mortes em acidentes rodoviários, mais oito do que em 2023.