O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, vai participar na 41ª edição do Festival de Almada, apresentando duas das suas criações: "Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo" e "Manuela Rey is in da House".
“Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”
Com texto e encenação de Ricardo Simões, este espetáculo revisita e atualiza o monólogo “24A74 – Salgueiro Maia”, originalmente estreado nas comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Baseado no livro autobiográfico “Capitão de Abril – Histórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril” de Fernando Salgueiro Maia, o espetáculo de Ricardo Simões tem percorrido não só Portugal, mas também Espanha e Brasil. Nesta nova versão, o monólogo evoluiu para uma interação mais direta com o público, tornando-se um espaço de encontros e partilha de memórias.
As apresentações de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo” ocorrerão no Auditório Osvaldo, no Cine-Teatro da Academia Almadense, nas seguintes datas, 7 de julho às 18h00, 9 de julho às 21h30 e 11 de julho às 21h30.
“Manuela Rey is in da House”
Com dramaturgia e encenação de Fran Núñez, “Manuela Rey is in da House” é uma coprodução entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o Centro Dramático Galego, o Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional Dona Maria II. O espetáculo traz à luz a fascinante e pouco conhecida história de Manuela Rey, uma figura central do teatro galego e português do século XIX. A peça percorre a vida desta atriz e escritora, desde a sua infância em Mondoñedo até ao seu auge e trágica morte no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, aos 23 anos.
“Manuela Rey is in da House” subirá ao Palco Grande da Escola D. António da Costa, no dia 14 de julho, às 22h00.
Ainda no âmbito do Festival de Almada, Ricardo Simões, autor e intérprete de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”, será um dos convidados para os “Colóquios na Esplanada”, a realizar-se na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 18h00, na Esplanada da Escola D. António da Costa. Sob a moderação de Catarina Neves, este evento proporcionará uma oportunidade para que artistas e público possam dialogar de forma descontraída e enriquecedora.
Para mais informações e bilhetes, visite o site oficial do Festival de Almada.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.