O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, vai participar na 41ª edição do Festival de Almada, apresentando duas das suas criações: "Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo" e "Manuela Rey is in da House".
“Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”
Com texto e encenação de Ricardo Simões, este espetáculo revisita e atualiza o monólogo “24A74 – Salgueiro Maia”, originalmente estreado nas comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Baseado no livro autobiográfico “Capitão de Abril – Histórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril” de Fernando Salgueiro Maia, o espetáculo de Ricardo Simões tem percorrido não só Portugal, mas também Espanha e Brasil. Nesta nova versão, o monólogo evoluiu para uma interação mais direta com o público, tornando-se um espaço de encontros e partilha de memórias.
As apresentações de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo” ocorrerão no Auditório Osvaldo, no Cine-Teatro da Academia Almadense, nas seguintes datas, 7 de julho às 18h00, 9 de julho às 21h30 e 11 de julho às 21h30.
“Manuela Rey is in da House”
Com dramaturgia e encenação de Fran Núñez, “Manuela Rey is in da House” é uma coprodução entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o Centro Dramático Galego, o Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional Dona Maria II. O espetáculo traz à luz a fascinante e pouco conhecida história de Manuela Rey, uma figura central do teatro galego e português do século XIX. A peça percorre a vida desta atriz e escritora, desde a sua infância em Mondoñedo até ao seu auge e trágica morte no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, aos 23 anos.
“Manuela Rey is in da House” subirá ao Palco Grande da Escola D. António da Costa, no dia 14 de julho, às 22h00.
Ainda no âmbito do Festival de Almada, Ricardo Simões, autor e intérprete de “Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo”, será um dos convidados para os “Colóquios na Esplanada”, a realizar-se na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 18h00, na Esplanada da Escola D. António da Costa. Sob a moderação de Catarina Neves, este evento proporcionará uma oportunidade para que artistas e público possam dialogar de forma descontraída e enriquecedora.
Para mais informações e bilhetes, visite o site oficial do Festival de Almada.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.