O Diretor Artístico do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, Ricardo Simões, esteve presente no mais conceituado certame teatral do mundo. Esta Academia Europeia de Teatro é uma formação promovida pela European Theatre Convention, integrada no festival francês, que decorreu de 4 a 8 de julho.
Ao longo de três dias, 17 representantes de teatros de 13 países da Europa e norte de África, participaram em masterclasses e sessões de orientação onde partilharam e aprimoraram competências de gestão de projetos.
Esta cooperação internacional, visa o desenvolvimento de ideias, identificação de parceiros, produção, promoção e resolução de desafios jurídicos, culturais e de sustentabilidade.
A edição deste ano contou com os mentores Tom Leick-Burns, Diretor Artístico e Diretor-Geral de Les Théâtres de la Ville de Luxembourg e Dubravka Vrgoc, membro do Conselho de Administração do ETC, antiga
diretora-geral e diretora artística do Teatro Nacional Croata de Zagreb/Croácia.
Fundado em 1947 por Jean Vilar, o Festival d’Avignon é um dos mais importantes eventos de artes performativas contemporâneas do mundo, onde todos os anos, no mês de julho, Avignon se transforma na cidade-teatro e o património arquitetónico em várias salas de espetáculo.
Após a participação no Festival d’Avignon, a companhia vianense realiza mais um projeto de grande escala, a 9ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras. São 10 dias de residência artística, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os professores Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Branco, Magrit Coulon, Maria do Céu Guerra, Mónica Calle, Ricardo Simões e Sara Belo, contando com a participação de intérpretes e estudantes de interpretação oriundos de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.