O Diretor Artístico do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, Ricardo Simões, esteve presente no mais conceituado certame teatral do mundo. Esta Academia Europeia de Teatro é uma formação promovida pela European Theatre Convention, integrada no festival francês, que decorreu de 4 a 8 de julho.
Ao longo de três dias, 17 representantes de teatros de 13 países da Europa e norte de África, participaram em masterclasses e sessões de orientação onde partilharam e aprimoraram competências de gestão de projetos.
Esta cooperação internacional, visa o desenvolvimento de ideias, identificação de parceiros, produção, promoção e resolução de desafios jurídicos, culturais e de sustentabilidade.
A edição deste ano contou com os mentores Tom Leick-Burns, Diretor Artístico e Diretor-Geral de Les Théâtres de la Ville de Luxembourg e Dubravka Vrgoc, membro do Conselho de Administração do ETC, antiga
diretora-geral e diretora artística do Teatro Nacional Croata de Zagreb/Croácia.
Fundado em 1947 por Jean Vilar, o Festival d’Avignon é um dos mais importantes eventos de artes performativas contemporâneas do mundo, onde todos os anos, no mês de julho, Avignon se transforma na cidade-teatro e o património arquitetónico em várias salas de espetáculo.
Após a participação no Festival d’Avignon, a companhia vianense realiza mais um projeto de grande escala, a 9ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras. São 10 dias de residência artística, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os professores Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Branco, Magrit Coulon, Maria do Céu Guerra, Mónica Calle, Ricardo Simões e Sara Belo, contando com a participação de intérpretes e estudantes de interpretação oriundos de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.