Logo
Cultura

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana esteve presente no Festival d’Avignon

12 Julho, 2023 | 12:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Diretor Artístico do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, Ricardo Simões, esteve presente no mais conceituado certame teatral do mundo. Esta Academia Europeia de Teatro é uma formação promovida pela European Theatre Convention, integrada no festival francês, que decorreu de 4 a 8 de julho.

Ao longo de três dias, 17 representantes de teatros de 13 países da Europa e norte de África, participaram em masterclasses e sessões de orientação onde partilharam e aprimoraram competências de gestão de projetos.

Esta cooperação internacional, visa o desenvolvimento de ideias, identificação de parceiros, produção, promoção e resolução de desafios jurídicos, culturais e de sustentabilidade.

A edição deste ano contou com os mentores Tom Leick-Burns, Diretor Artístico e Diretor-Geral de Les Théâtres de la Ville de Luxembourg e Dubravka Vrgoc, membro do Conselho de Administração do ETC, antiga
diretora-geral e diretora artística do Teatro Nacional Croata de Zagreb/Croácia.

Fundado em 1947 por Jean Vilar, o Festival d’Avignon é um dos mais importantes eventos de artes performativas contemporâneas do mundo, onde todos os anos, no mês de julho, Avignon se transforma na cidade-teatro e o património arquitetónico em várias salas de espetáculo.

Após a participação no Festival d’Avignon, a companhia vianense realiza mais um projeto de grande escala, a 9ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras. São 10 dias de residência artística, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os professores Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Branco, Magrit Coulon, Maria do Céu Guerra, Mónica Calle, Ricardo Simões e Sara Belo, contando com a participação de intérpretes e estudantes de interpretação oriundos de Portugal, Brasil e Cabo Verde.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.