O Diretor Artístico do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, Ricardo Simões, esteve presente no mais conceituado certame teatral do mundo. Esta Academia Europeia de Teatro é uma formação promovida pela European Theatre Convention, integrada no festival francês, que decorreu de 4 a 8 de julho.
Ao longo de três dias, 17 representantes de teatros de 13 países da Europa e norte de África, participaram em masterclasses e sessões de orientação onde partilharam e aprimoraram competências de gestão de projetos.
Esta cooperação internacional, visa o desenvolvimento de ideias, identificação de parceiros, produção, promoção e resolução de desafios jurídicos, culturais e de sustentabilidade.
A edição deste ano contou com os mentores Tom Leick-Burns, Diretor Artístico e Diretor-Geral de Les Théâtres de la Ville de Luxembourg e Dubravka Vrgoc, membro do Conselho de Administração do ETC, antiga
diretora-geral e diretora artística do Teatro Nacional Croata de Zagreb/Croácia.
Fundado em 1947 por Jean Vilar, o Festival d’Avignon é um dos mais importantes eventos de artes performativas contemporâneas do mundo, onde todos os anos, no mês de julho, Avignon se transforma na cidade-teatro e o património arquitetónico em várias salas de espetáculo.
Após a participação no Festival d’Avignon, a companhia vianense realiza mais um projeto de grande escala, a 9ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras. São 10 dias de residência artística, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os professores Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Branco, Magrit Coulon, Maria do Céu Guerra, Mónica Calle, Ricardo Simões e Sara Belo, contando com a participação de intérpretes e estudantes de interpretação oriundos de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.