Depois do êxito de 2023, com sala sempre lotada, o grupo de teatro amador da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (SIRC), sobe ao palco com "O sorriso de Corona Lisa!".
Trata-se de uma comédia contemporânea, escrita pelo vianense Quintas Neves, sobre o período do confinamento provocado pelo coronavírus (COVID-19), com a particularidade da introdução intemporal de Leonardo Da Vinci com a sua obra Mona Lisa, sendo que, desta vez, é a própria obra que acalma e inspira o seu inquieto autor, também ele desconcertado com a privação da liberdade imposta pela pandemia.
A encenação é de António Neiva que através do seu método encontrou o lado absurdo da narrativa e desenvolveu “um equilíbrio dramático”, juntando adereços adaptáveis à situação e com uma iluminação adequada, a cargo de Hélio Moreira.
A trama desta peça gira em torno da vida quotidiana dos vizinhos de um prédio confinados aos seus apartamentos a tentar
gerir o seu tempo, condicionados pelo medo e pelas partículas do vírus onde a Mona Lisa e o Leonardo vão também interagindo com os moradores.
Também o “bêbado”, personagem negacionista que interliga todas as acções desenvolvidas em palco, o casal comum com as suas discussões, também elas, provocadas pela convivência continua em casa e com um filho em ensaios de trompete, as velhas irmãs beatas sempre à janela a ver o que se passa no pátio enquanto apelam à proteção divina, o casal gay nas suas revelações exuberantes, a solteirona moderna a tomar as rédeas da situação do prédio como se de um administrador de condomínio se tratasse, o polícia, a médica, e algumas personagens mais, fazem parte deste elenco.
Resumindo e concluindo, esta peça visa retratar em personagens cliché, por todos conhecidas, tudo aquilo que se passou nas nossas casas durante o confinamento, através de comportamentos, por vezes bizarros, consequência do “cativeiro” imposto, que designou “em qualquer um de nós, o esboço do sorriso amarelo da Mona Lisa”.

As sessões estão agendadas para o dia 27 de janeiro e em fevereiro nos dias 17 e 24, às 22h00, na sala de espetáculos da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.