Depois do êxito de 2023, com sala sempre lotada, o grupo de teatro amador da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (SIRC), sobe ao palco com "O sorriso de Corona Lisa!".
Trata-se de uma comédia contemporânea, escrita pelo vianense Quintas Neves, sobre o período do confinamento provocado pelo coronavírus (COVID-19), com a particularidade da introdução intemporal de Leonardo Da Vinci com a sua obra Mona Lisa, sendo que, desta vez, é a própria obra que acalma e inspira o seu inquieto autor, também ele desconcertado com a privação da liberdade imposta pela pandemia.
A encenação é de António Neiva que através do seu método encontrou o lado absurdo da narrativa e desenvolveu “um equilíbrio dramático”, juntando adereços adaptáveis à situação e com uma iluminação adequada, a cargo de Hélio Moreira.
A trama desta peça gira em torno da vida quotidiana dos vizinhos de um prédio confinados aos seus apartamentos a tentar
gerir o seu tempo, condicionados pelo medo e pelas partículas do vírus onde a Mona Lisa e o Leonardo vão também interagindo com os moradores.
Também o “bêbado”, personagem negacionista que interliga todas as acções desenvolvidas em palco, o casal comum com as suas discussões, também elas, provocadas pela convivência continua em casa e com um filho em ensaios de trompete, as velhas irmãs beatas sempre à janela a ver o que se passa no pátio enquanto apelam à proteção divina, o casal gay nas suas revelações exuberantes, a solteirona moderna a tomar as rédeas da situação do prédio como se de um administrador de condomínio se tratasse, o polícia, a médica, e algumas personagens mais, fazem parte deste elenco.
Resumindo e concluindo, esta peça visa retratar em personagens cliché, por todos conhecidas, tudo aquilo que se passou nas nossas casas durante o confinamento, através de comportamentos, por vezes bizarros, consequência do “cativeiro” imposto, que designou “em qualquer um de nós, o esboço do sorriso amarelo da Mona Lisa”.

As sessões estão agendadas para o dia 27 de janeiro e em fevereiro nos dias 17 e 24, às 22h00, na sala de espetáculos da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.