Depois do êxito de 2023, com sala sempre lotada, o grupo de teatro amador da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (SIRC), sobe ao palco com "O sorriso de Corona Lisa!".
Trata-se de uma comédia contemporânea, escrita pelo vianense Quintas Neves, sobre o período do confinamento provocado pelo coronavírus (COVID-19), com a particularidade da introdução intemporal de Leonardo Da Vinci com a sua obra Mona Lisa, sendo que, desta vez, é a própria obra que acalma e inspira o seu inquieto autor, também ele desconcertado com a privação da liberdade imposta pela pandemia.
A encenação é de António Neiva que através do seu método encontrou o lado absurdo da narrativa e desenvolveu “um equilíbrio dramático”, juntando adereços adaptáveis à situação e com uma iluminação adequada, a cargo de Hélio Moreira.
A trama desta peça gira em torno da vida quotidiana dos vizinhos de um prédio confinados aos seus apartamentos a tentar
gerir o seu tempo, condicionados pelo medo e pelas partículas do vírus onde a Mona Lisa e o Leonardo vão também interagindo com os moradores.
Também o “bêbado”, personagem negacionista que interliga todas as acções desenvolvidas em palco, o casal comum com as suas discussões, também elas, provocadas pela convivência continua em casa e com um filho em ensaios de trompete, as velhas irmãs beatas sempre à janela a ver o que se passa no pátio enquanto apelam à proteção divina, o casal gay nas suas revelações exuberantes, a solteirona moderna a tomar as rédeas da situação do prédio como se de um administrador de condomínio se tratasse, o polícia, a médica, e algumas personagens mais, fazem parte deste elenco.
Resumindo e concluindo, esta peça visa retratar em personagens cliché, por todos conhecidas, tudo aquilo que se passou nas nossas casas durante o confinamento, através de comportamentos, por vezes bizarros, consequência do “cativeiro” imposto, que designou “em qualquer um de nós, o esboço do sorriso amarelo da Mona Lisa”.

As sessões estão agendadas para o dia 27 de janeiro e em fevereiro nos dias 17 e 24, às 22h00, na sala de espetáculos da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.