Logo
Regional

O Rosal quer aliar-se a A Guarda e a Caminha em eurocidade Alto Minho e Galiza

10 Maio, 2024 | 15:32
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O município espanhol o Rosal quer aliar-se a A Guarda, na Galiza, e ao concelho de Caminha, no Alto Minho, formando a quarta eurocidade entre as duas regiões transfronteiriças, foi hoje divulgado.

Contactado pela agência Lusa a propósito de uma nota hoje enviada às redações, o presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, explicou que, em 2023, o projeto de criação de uma eurocidade envolvia apenas a vila portuguesa e o município de A Guarda, na Galiza.

“Agora, reuni-me com a autarca de O Rosal, Ánxela Fernández Callís, que demonstrou interesse em integrar a eurocidade. No próximo dia 20 de maio vamos reunir-nos os três, em Caminha, para em conjunto definirmos os passos a dar para a criação da eurocidade Caminha, O Rosal e A Guarda”, explicou Rui Lages.

Na reunião agendada para dia 20 de maio “será definida a ação programática e as bases comuns para lançar a eurocidade”.

“A eurocidade não prevê apenas a partilha de equipamentos, mas também da agenda cultural, desportiva. Queremos criar dinamismo na raia entre os três concelhos”, especificou.

Segundo Rui Lages, o processo de criação da eurocidade terá de ser submetido à aprovação dos órgãos autárquicos dos três municípios.

Do lado português, a constituição da eurocidade terá de passar pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em Espanha terá de ser apreciado pela Junta da Galiza.

“Espero ter condições de levar o processo à próxima Assembleia Municipal de Caminha, agendada para junho, mas só no dia 20, quando nos reunirmos os três, é que vamos definir os prazos”, referiu.

Na nota hoje enviada à imprensa, a Câmara de Caminha refere que a criação da eurocidade pretende “estreitar os laços entre as populações vizinhas, abordar problemas, objetivos comuns e desenvolver uma programação sociocultural e económica conjunta”.

“Os técnicos de O Rosal e Caminha trabalham há anos num programa conjunto de formação lançado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, para o desenvolvimento de futuros projetos transfronteiriços conjuntos”, acrescenta.

Para Rui Lajes, a constituição desta aliança vai permitir abordar problemas comuns, como a mobilidade na zona do Minho.

“É fundamental trabalharmos juntos para superar os obstáculos que afetam a nossa região e promover uma maior integração entre programação e serviços, o que sem dúvida beneficiará os nossos vizinhos”, sublinhou.

Na eurorregião Alto Minho/Galiza estão constituídas três eurocidades entre Valença e Tui, Monção e Salvaterra do Miño e Vila Nova de Cerveira e Tomiño.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Fevereiro, 2026

Workshop “Coração de Filigrana” assinala São Valentim em Viana do Castelo

O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Santa Marta de Portuzelo prepara noite de Carnaval cheia de música e animação

A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Abono de família e subsídios sociais sobem 2,2% a partir de hoje

O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Sete novas empresas recebem selo “Destino de Qualidade” em Viana do Castelo

Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Presidenciais: Candidatos divergem sobre adiamento das eleições em contexto de mau tempo

O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.

Nacional 5 Fevereiro, 2026

Situação de calamidade prolongada em Portugal até 15 de fevereiro devido ao mau tempo

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.