O Rampa Digital, é o programa que vai ajudar a desenvolver as competências digitais, tirar dúvidas e partilhar casos de sucesso do concelho, sendo destinado a micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais, sendo de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
A iniciativa integra a política municipal de literacia e a capacitação digital, que são uma aposta do município para que ninguém fique para trás. Depois do Programa Eu sou Digital, direcionado para as pessoas que ainda não tinham contacto com o digital, avança agora esta parceria com o programa Rampa Digital para micro e pequenas empresas e pessoas com venerabilidade, para que possam melhorar os rendimentos e aumentar a rentabilidade e para quem quiser lançar novos negócios ou criar o seu próprio emprego.
O objetivo da iniciativa é de dotar micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais que facilitem o seu dia-a-dia e potenciem os seus rendimentos. A sessão é gratuita, com capacidade para 100 participantes e com inscrição obrigatória, que poderá ser feita através do site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-da-rampa-digital/ .
Os participantes vão poder aprender mais sobre o acesso a canais de venda nas redes sociais, em sites e lojas online, sobre investimento em publicidade online, a recolher e analisar informação de páginas web e a utilizar ferramentas de comunicação, para angariação de novos clientes e mercados.
O objetivo é garantir que microempresas marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e organizações que enquadram públicos com necessidades especiais adquirem as competências digitais necessárias para alavancar as suas iniciativas.
As sessões presenciais servem de complemento às ferramentas que o programa tem oferecido desde o seu lançamento, em junho de 2022. Entre essas ferramentas estão um diagnóstico que permite a cada um perceber qual o nível de formação mais adequado às suas necessidades, formação correspondente com cursos em vídeo e manuais de apoio, e sessões live de esclarecimento de dúvidas. O programa adota uma abordagem de proximidade, com sessões individuais e em pequenos grupos, garantindo a personalização da resposta e respeitando o ritmo e as necessidades de cada participante.
A Rampa Digital foi lançada pelo .PT com o apoio do Google.org, o braço filantrópico da Google, com o objetivo de contribuir para a recuperação e aceleração da economia portuguesa através do digital, que está a percorrer 15 localidades de Portugal e que chegará agora a Viana do Castelo.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.