O Rampa Digital, é o programa que vai ajudar a desenvolver as competências digitais, tirar dúvidas e partilhar casos de sucesso do concelho, sendo destinado a micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais, sendo de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
A iniciativa integra a política municipal de literacia e a capacitação digital, que são uma aposta do município para que ninguém fique para trás. Depois do Programa Eu sou Digital, direcionado para as pessoas que ainda não tinham contacto com o digital, avança agora esta parceria com o programa Rampa Digital para micro e pequenas empresas e pessoas com venerabilidade, para que possam melhorar os rendimentos e aumentar a rentabilidade e para quem quiser lançar novos negócios ou criar o seu próprio emprego.
O objetivo da iniciativa é de dotar micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais que facilitem o seu dia-a-dia e potenciem os seus rendimentos. A sessão é gratuita, com capacidade para 100 participantes e com inscrição obrigatória, que poderá ser feita através do site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-da-rampa-digital/ .
Os participantes vão poder aprender mais sobre o acesso a canais de venda nas redes sociais, em sites e lojas online, sobre investimento em publicidade online, a recolher e analisar informação de páginas web e a utilizar ferramentas de comunicação, para angariação de novos clientes e mercados.
O objetivo é garantir que microempresas marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e organizações que enquadram públicos com necessidades especiais adquirem as competências digitais necessárias para alavancar as suas iniciativas.
As sessões presenciais servem de complemento às ferramentas que o programa tem oferecido desde o seu lançamento, em junho de 2022. Entre essas ferramentas estão um diagnóstico que permite a cada um perceber qual o nível de formação mais adequado às suas necessidades, formação correspondente com cursos em vídeo e manuais de apoio, e sessões live de esclarecimento de dúvidas. O programa adota uma abordagem de proximidade, com sessões individuais e em pequenos grupos, garantindo a personalização da resposta e respeitando o ritmo e as necessidades de cada participante.
A Rampa Digital foi lançada pelo .PT com o apoio do Google.org, o braço filantrópico da Google, com o objetivo de contribuir para a recuperação e aceleração da economia portuguesa através do digital, que está a percorrer 15 localidades de Portugal e que chegará agora a Viana do Castelo.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.