O Rampa Digital, é o programa que vai ajudar a desenvolver as competências digitais, tirar dúvidas e partilhar casos de sucesso do concelho, sendo destinado a micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais, sendo de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
A iniciativa integra a política municipal de literacia e a capacitação digital, que são uma aposta do município para que ninguém fique para trás. Depois do Programa Eu sou Digital, direcionado para as pessoas que ainda não tinham contacto com o digital, avança agora esta parceria com o programa Rampa Digital para micro e pequenas empresas e pessoas com venerabilidade, para que possam melhorar os rendimentos e aumentar a rentabilidade e para quem quiser lançar novos negócios ou criar o seu próprio emprego.
O objetivo da iniciativa é de dotar micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais que facilitem o seu dia-a-dia e potenciem os seus rendimentos. A sessão é gratuita, com capacidade para 100 participantes e com inscrição obrigatória, que poderá ser feita através do site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-da-rampa-digital/ .
Os participantes vão poder aprender mais sobre o acesso a canais de venda nas redes sociais, em sites e lojas online, sobre investimento em publicidade online, a recolher e analisar informação de páginas web e a utilizar ferramentas de comunicação, para angariação de novos clientes e mercados.
O objetivo é garantir que microempresas marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e organizações que enquadram públicos com necessidades especiais adquirem as competências digitais necessárias para alavancar as suas iniciativas.
As sessões presenciais servem de complemento às ferramentas que o programa tem oferecido desde o seu lançamento, em junho de 2022. Entre essas ferramentas estão um diagnóstico que permite a cada um perceber qual o nível de formação mais adequado às suas necessidades, formação correspondente com cursos em vídeo e manuais de apoio, e sessões live de esclarecimento de dúvidas. O programa adota uma abordagem de proximidade, com sessões individuais e em pequenos grupos, garantindo a personalização da resposta e respeitando o ritmo e as necessidades de cada participante.
A Rampa Digital foi lançada pelo .PT com o apoio do Google.org, o braço filantrópico da Google, com o objetivo de contribuir para a recuperação e aceleração da economia portuguesa através do digital, que está a percorrer 15 localidades de Portugal e que chegará agora a Viana do Castelo.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.