O Rampa Digital, é o programa que vai ajudar a desenvolver as competências digitais, tirar dúvidas e partilhar casos de sucesso do concelho, sendo destinado a micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais, sendo de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
A iniciativa integra a política municipal de literacia e a capacitação digital, que são uma aposta do município para que ninguém fique para trás. Depois do Programa Eu sou Digital, direcionado para as pessoas que ainda não tinham contacto com o digital, avança agora esta parceria com o programa Rampa Digital para micro e pequenas empresas e pessoas com venerabilidade, para que possam melhorar os rendimentos e aumentar a rentabilidade e para quem quiser lançar novos negócios ou criar o seu próprio emprego.
O objetivo da iniciativa é de dotar micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais que facilitem o seu dia-a-dia e potenciem os seus rendimentos. A sessão é gratuita, com capacidade para 100 participantes e com inscrição obrigatória, que poderá ser feita através do site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-da-rampa-digital/ .
Os participantes vão poder aprender mais sobre o acesso a canais de venda nas redes sociais, em sites e lojas online, sobre investimento em publicidade online, a recolher e analisar informação de páginas web e a utilizar ferramentas de comunicação, para angariação de novos clientes e mercados.
O objetivo é garantir que microempresas marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e organizações que enquadram públicos com necessidades especiais adquirem as competências digitais necessárias para alavancar as suas iniciativas.
As sessões presenciais servem de complemento às ferramentas que o programa tem oferecido desde o seu lançamento, em junho de 2022. Entre essas ferramentas estão um diagnóstico que permite a cada um perceber qual o nível de formação mais adequado às suas necessidades, formação correspondente com cursos em vídeo e manuais de apoio, e sessões live de esclarecimento de dúvidas. O programa adota uma abordagem de proximidade, com sessões individuais e em pequenos grupos, garantindo a personalização da resposta e respeitando o ritmo e as necessidades de cada participante.
A Rampa Digital foi lançada pelo .PT com o apoio do Google.org, o braço filantrópico da Google, com o objetivo de contribuir para a recuperação e aceleração da economia portuguesa através do digital, que está a percorrer 15 localidades de Portugal e que chegará agora a Viana do Castelo.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.