O Rampa Digital, é o programa que vai ajudar a desenvolver as competências digitais, tirar dúvidas e partilhar casos de sucesso do concelho, sendo destinado a micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais, sendo de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
A iniciativa integra a política municipal de literacia e a capacitação digital, que são uma aposta do município para que ninguém fique para trás. Depois do Programa Eu sou Digital, direcionado para as pessoas que ainda não tinham contacto com o digital, avança agora esta parceria com o programa Rampa Digital para micro e pequenas empresas e pessoas com venerabilidade, para que possam melhorar os rendimentos e aumentar a rentabilidade e para quem quiser lançar novos negócios ou criar o seu próprio emprego.
O objetivo da iniciativa é de dotar micro e pequenas empresas e pessoas em situação de vulnerabilidade de ferramentas digitais que facilitem o seu dia-a-dia e potenciem os seus rendimentos. A sessão é gratuita, com capacidade para 100 participantes e com inscrição obrigatória, que poderá ser feita através do site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/inscricao-da-rampa-digital/ .
Os participantes vão poder aprender mais sobre o acesso a canais de venda nas redes sociais, em sites e lojas online, sobre investimento em publicidade online, a recolher e analisar informação de páginas web e a utilizar ferramentas de comunicação, para angariação de novos clientes e mercados.
O objetivo é garantir que microempresas marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e organizações que enquadram públicos com necessidades especiais adquirem as competências digitais necessárias para alavancar as suas iniciativas.
As sessões presenciais servem de complemento às ferramentas que o programa tem oferecido desde o seu lançamento, em junho de 2022. Entre essas ferramentas estão um diagnóstico que permite a cada um perceber qual o nível de formação mais adequado às suas necessidades, formação correspondente com cursos em vídeo e manuais de apoio, e sessões live de esclarecimento de dúvidas. O programa adota uma abordagem de proximidade, com sessões individuais e em pequenos grupos, garantindo a personalização da resposta e respeitando o ritmo e as necessidades de cada participante.
A Rampa Digital foi lançada pelo .PT com o apoio do Google.org, o braço filantrópico da Google, com o objetivo de contribuir para a recuperação e aceleração da economia portuguesa através do digital, que está a percorrer 15 localidades de Portugal e que chegará agora a Viana do Castelo.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.