No âmbito da Cidade Europeia do Desporto, no primeiro domingo de cada mês a Piscina Municipal do Atlântico – Joaquim Baptista Alves, vai acolher a iniciativa “Nadar em Família”, que visa promover o desporto, os estilos de vida saudáveis e momentos de convívio.
As instalações estarão abertas para as famílias desfrutarem de um momento divertido em meio aquático, num projeto de participação gratuita, mas com vagas limitadas a 40 pessoas em plano de água.
O “Nadar em Família” acontece entre as 9h00 e as 12h00, no primeiro domingo do mês, com utilização por tempo indeterminado dentro do horário de funcionamento. Para acesso à piscina, é obrigatório o uso de touca, fato de banho e chinelos, bem como a realização de check-in na entrada e check-out na saída.
Viana do Castelo é um concelho repleto de paisagens naturais, onde existe uma perfeita combinação de mar, rio e serra. O concelho é igualmente marcado pela diversidade das praias, que se estendem ao longo de 24 quilómetros de costa.
Neste contexto, o turismo de natureza e o turismo desportivo têm vindo a ganhar cada vez mais importância no território. O Município tem investido na promoção do território vianense como um destino de excelência para os amantes do turismo de natureza, numa promoção que anda de mãos dadas com o turismo desportivo e, sendo Viana do Castelo uma cidade náutica, o desporto ligado ao rio e ao
mar assumem-se como imagem de marca do concelho.
Por isso, o Município tem promovido variados projetos ligados à aprendizagem de natação e, nas escolas, aproveitando a excelência dos quatro centros náuticos do concelho, desenvolve a Náutica nas Escolas, onde os estudantes experimentam remo, canoagem, surf e vela.
O desporto, com especialmente incidência nos desportos náuticos, cativa cada vez mais os visitantes que escolhem a cidade e concelho para a prática de dezenas de modalidades e a promoção de um estilo de vida saudável.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.