Logo
Regional

O Município de Monção celebrou o Dia Internacional do Idoso durante todo o mês de outubro

3 Novembro, 2023 | 9:48
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Município de Monção celebrou o Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, durante todo o mês de outubro. Com o envolvimento de associações jovens, coletividades e clubes locais assim como instituições particulares de solidariedade social (IPSS`s) do concelho, esta iniciativa, juntou idosos e jovens proporcionando momentos de aprendizagem, transmissão de saberes e partilha de valores com o intuito aproximar gerações.

Sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar dos nossos “velhinhos”, foi o objetivo do município ao desenvolver estas atividades intergeracionais no decorrer do mês de outubro.

De acordo com o cronograma, estabelecido em articulação com as instituições sociais e as coletividades locais, a Associação All Styles visitou a Santa Casa da Misericórdia de Monção e o Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, enquanto o Clube de Karaté Olmo fez uma demonstração da modalidade no CENSO.

Por sua vez, o Monção Basket Clube deslocou-se ao Centro Paroquial e Social de Barbeita, a Juventude Social Democrata conversou com os idosos no Centro Paroquial e Social de São Pedro de Merufe, e o Desportivo de Monção deu “show de bola” na Associação São Cosme e Damião, em Podame.

Além destes encontros, o mês de outubro também foi marcado com outras iniciativas, como a promoção do envelhecimento ativo, através de conferências e olimpíadas seniores retomando assim, mais um ano, dos projetos “Baús Volantes” e “Idade Maior”.

O projeto “Baús Volantes” consiste na deslocação de uma técnica da Biblioteca Municipal aos centros de dia e lares de idosos do concelho. No baú, seguem vários livros, cujas leituras proporcionam aos idosos institucionalizados momentos de cultura e lazer.

No projeto “Idade Maior”, os idosos deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para a visualização de filmes e documentários nacionais.

No dia 15 deste mês, vão poder assistir ao filme “Para cá do Marão”, do realizador José Mazeda.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.