O Município de Monção celebrou o Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, durante todo o mês de outubro. Com o envolvimento de associações jovens, coletividades e clubes locais assim como instituições particulares de solidariedade social (IPSS`s) do concelho, esta iniciativa, juntou idosos e jovens proporcionando momentos de aprendizagem, transmissão de saberes e partilha de valores com o intuito aproximar gerações.
Sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar dos nossos “velhinhos”, foi o objetivo do município ao desenvolver estas atividades intergeracionais no decorrer do mês de outubro.
De acordo com o cronograma, estabelecido em articulação com as instituições sociais e as coletividades locais, a Associação All Styles visitou a Santa Casa da Misericórdia de Monção e o Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, enquanto o Clube de Karaté Olmo fez uma demonstração da modalidade no CENSO.
Por sua vez, o Monção Basket Clube deslocou-se ao Centro Paroquial e Social de Barbeita, a Juventude Social Democrata conversou com os idosos no Centro Paroquial e Social de São Pedro de Merufe, e o Desportivo de Monção deu “show de bola” na Associação São Cosme e Damião, em Podame.
Além destes encontros, o mês de outubro também foi marcado com outras iniciativas, como a promoção do envelhecimento ativo, através de conferências e olimpíadas seniores retomando assim, mais um ano, dos projetos “Baús Volantes” e “Idade Maior”.

O projeto “Baús Volantes” consiste na deslocação de uma técnica da Biblioteca Municipal aos centros de dia e lares de idosos do concelho. No baú, seguem vários livros, cujas leituras proporcionam aos idosos institucionalizados momentos de cultura e lazer.
No projeto “Idade Maior”, os idosos deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para a visualização de filmes e documentários nacionais.
No dia 15 deste mês, vão poder assistir ao filme “Para cá do Marão”, do realizador José Mazeda.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.
Viana do Castelo foi, durante dois dias, palco de encontro entre parceiros internacionais no âmbito do projeto Viana STARTS, iniciativa que visa promover inovação urbana e transferência de boas práticas entre cidades europeias.
O Politécnico de Viana do Castelo assumiu a coordenação de um projeto europeu que vai capacitar jovens indígenas universitários da América Latina em empreendedorismo social, inovação e liderança comunitária.