O Município de Monção celebrou o Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, durante todo o mês de outubro. Com o envolvimento de associações jovens, coletividades e clubes locais assim como instituições particulares de solidariedade social (IPSS`s) do concelho, esta iniciativa, juntou idosos e jovens proporcionando momentos de aprendizagem, transmissão de saberes e partilha de valores com o intuito aproximar gerações.
Sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar dos nossos “velhinhos”, foi o objetivo do município ao desenvolver estas atividades intergeracionais no decorrer do mês de outubro.
De acordo com o cronograma, estabelecido em articulação com as instituições sociais e as coletividades locais, a Associação All Styles visitou a Santa Casa da Misericórdia de Monção e o Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, enquanto o Clube de Karaté Olmo fez uma demonstração da modalidade no CENSO.
Por sua vez, o Monção Basket Clube deslocou-se ao Centro Paroquial e Social de Barbeita, a Juventude Social Democrata conversou com os idosos no Centro Paroquial e Social de São Pedro de Merufe, e o Desportivo de Monção deu “show de bola” na Associação São Cosme e Damião, em Podame.
Além destes encontros, o mês de outubro também foi marcado com outras iniciativas, como a promoção do envelhecimento ativo, através de conferências e olimpíadas seniores retomando assim, mais um ano, dos projetos “Baús Volantes” e “Idade Maior”.

O projeto “Baús Volantes” consiste na deslocação de uma técnica da Biblioteca Municipal aos centros de dia e lares de idosos do concelho. No baú, seguem vários livros, cujas leituras proporcionam aos idosos institucionalizados momentos de cultura e lazer.
No projeto “Idade Maior”, os idosos deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para a visualização de filmes e documentários nacionais.
No dia 15 deste mês, vão poder assistir ao filme “Para cá do Marão”, do realizador José Mazeda.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.