O Município de Monção celebrou o Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, durante todo o mês de outubro. Com o envolvimento de associações jovens, coletividades e clubes locais assim como instituições particulares de solidariedade social (IPSS`s) do concelho, esta iniciativa, juntou idosos e jovens proporcionando momentos de aprendizagem, transmissão de saberes e partilha de valores com o intuito aproximar gerações.
Sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar dos nossos “velhinhos”, foi o objetivo do município ao desenvolver estas atividades intergeracionais no decorrer do mês de outubro.
De acordo com o cronograma, estabelecido em articulação com as instituições sociais e as coletividades locais, a Associação All Styles visitou a Santa Casa da Misericórdia de Monção e o Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, enquanto o Clube de Karaté Olmo fez uma demonstração da modalidade no CENSO.
Por sua vez, o Monção Basket Clube deslocou-se ao Centro Paroquial e Social de Barbeita, a Juventude Social Democrata conversou com os idosos no Centro Paroquial e Social de São Pedro de Merufe, e o Desportivo de Monção deu “show de bola” na Associação São Cosme e Damião, em Podame.
Além destes encontros, o mês de outubro também foi marcado com outras iniciativas, como a promoção do envelhecimento ativo, através de conferências e olimpíadas seniores retomando assim, mais um ano, dos projetos “Baús Volantes” e “Idade Maior”.

O projeto “Baús Volantes” consiste na deslocação de uma técnica da Biblioteca Municipal aos centros de dia e lares de idosos do concelho. No baú, seguem vários livros, cujas leituras proporcionam aos idosos institucionalizados momentos de cultura e lazer.
No projeto “Idade Maior”, os idosos deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para a visualização de filmes e documentários nacionais.
No dia 15 deste mês, vão poder assistir ao filme “Para cá do Marão”, do realizador José Mazeda.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.