O rico folclore de Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai é nos trazido pelo 'O Mundo a Dançar' na próxima segunda-feira, 5 de agosto, no Largo Visconde de Mozelos, em pleno centro da vila de Paredes de Coura, junto à Câmara Municipal.
O espetáculo começa às 22h00, de entrada livre, e é uma bonita forma de entrarmos com o pé direito nas nossas Festas do Concelho, que se estendem até 11 de agosto, e com elas a nossa vila ganha um outro colorido, reunindo milhares de pessoas que nos visitam entre as quais os muitos filhos que um dia tiveram de partir para o exterior na procura de dias melhores.
Como habitualmente, ‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore é das iniciativas que ano após ano merece particular destaque e este ano traz até nós formações da Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai. Assim, a segunda-feira de 5 de agosto está reservada para os tons e sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também nos dá a conhecer as músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.
Pelo palco instalado no Largo Visconde de Mozelos, junto à Câmara Municipal, vão passar os espanhóis da Asociación de Coros y Danzas Mazantini, os panamenses Andrés Valiente, Danças e Projeções Folklóricas, os taiwaneses do Yuan Dancing Group e os uruguaios do Ballet Tierra Adentro.
Baseando-se nas raízes folclóricas do Rio da Prata, o Ballet Tierra Adentro, dirigido pelo coreógrafo e bailarino Carlos Borthagaray, procura resgatar o que há de mais valioso nas tradições regionais, apresentando um produto que responde à fusão de vários estilos com uma abordagem multidisciplinar a nível técnico, cénico e interpretativo. Já o Yuan Dancing Group é liderado por Chen Lili e é reconhecido como um dos grupos de dança mais representativos de Changhua, incluindo no seu repertório além das tradicionais danças chinesas e taiwanesas também a arte popular local de Taiwan.
Por sua vez, Andrés Valiente, Danças e Projeções Folklóricas conta com um elenco de 45 bailarinos entre crianças, jovens, adultos e músicos, que têm como principal propósito a divulgação das danças folclóricas panamenhas com propostas criativas sem perder a essência da tradição. Da vizinha Espanha, a Asociación de Coros y Danzas Mazantini traz-nos a beleza e a pureza do folclore espanhol, especialmente de La Mancha.
Propostas imperdíveis, como ‘O Mundo a Dançar’ há muito nos habituou e este ano com a particularidade de marcar o arranque das Festas do Concelho de Paredes de Coura.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.