O rico folclore de Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai é nos trazido pelo 'O Mundo a Dançar' na próxima segunda-feira, 5 de agosto, no Largo Visconde de Mozelos, em pleno centro da vila de Paredes de Coura, junto à Câmara Municipal.
O espetáculo começa às 22h00, de entrada livre, e é uma bonita forma de entrarmos com o pé direito nas nossas Festas do Concelho, que se estendem até 11 de agosto, e com elas a nossa vila ganha um outro colorido, reunindo milhares de pessoas que nos visitam entre as quais os muitos filhos que um dia tiveram de partir para o exterior na procura de dias melhores.
Como habitualmente, ‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore é das iniciativas que ano após ano merece particular destaque e este ano traz até nós formações da Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai. Assim, a segunda-feira de 5 de agosto está reservada para os tons e sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também nos dá a conhecer as músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.
Pelo palco instalado no Largo Visconde de Mozelos, junto à Câmara Municipal, vão passar os espanhóis da Asociación de Coros y Danzas Mazantini, os panamenses Andrés Valiente, Danças e Projeções Folklóricas, os taiwaneses do Yuan Dancing Group e os uruguaios do Ballet Tierra Adentro.
Baseando-se nas raízes folclóricas do Rio da Prata, o Ballet Tierra Adentro, dirigido pelo coreógrafo e bailarino Carlos Borthagaray, procura resgatar o que há de mais valioso nas tradições regionais, apresentando um produto que responde à fusão de vários estilos com uma abordagem multidisciplinar a nível técnico, cénico e interpretativo. Já o Yuan Dancing Group é liderado por Chen Lili e é reconhecido como um dos grupos de dança mais representativos de Changhua, incluindo no seu repertório além das tradicionais danças chinesas e taiwanesas também a arte popular local de Taiwan.
Por sua vez, Andrés Valiente, Danças e Projeções Folklóricas conta com um elenco de 45 bailarinos entre crianças, jovens, adultos e músicos, que têm como principal propósito a divulgação das danças folclóricas panamenhas com propostas criativas sem perder a essência da tradição. Da vizinha Espanha, a Asociación de Coros y Danzas Mazantini traz-nos a beleza e a pureza do folclore espanhol, especialmente de La Mancha.
Propostas imperdíveis, como ‘O Mundo a Dançar’ há muito nos habituou e este ano com a particularidade de marcar o arranque das Festas do Concelho de Paredes de Coura.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.