O rico folclore de Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai é nos trazido pelo 'O Mundo a Dançar' na próxima segunda-feira, 5 de agosto, no Largo Visconde de Mozelos, em pleno centro da vila de Paredes de Coura, junto à Câmara Municipal.
O espetáculo começa às 22h00, de entrada livre, e é uma bonita forma de entrarmos com o pé direito nas nossas Festas do Concelho, que se estendem até 11 de agosto, e com elas a nossa vila ganha um outro colorido, reunindo milhares de pessoas que nos visitam entre as quais os muitos filhos que um dia tiveram de partir para o exterior na procura de dias melhores.
Como habitualmente, ‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore é das iniciativas que ano após ano merece particular destaque e este ano traz até nós formações da Espanha, Panamá, Taiwan e Uruguai. Assim, a segunda-feira de 5 de agosto está reservada para os tons e sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também nos dá a conhecer as músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.
Pelo palco instalado no Largo Visconde de Mozelos, junto à Câmara Municipal, vão passar os espanhóis da Asociación de Coros y Danzas Mazantini, os panamenses Andrés Valiente, Danças e Projeções Folklóricas, os taiwaneses do Yuan Dancing Group e os uruguaios do Ballet Tierra Adentro.
Baseando-se nas raízes folclóricas do Rio da Prata, o Ballet Tierra Adentro, dirigido pelo coreógrafo e bailarino Carlos Borthagaray, procura resgatar o que há de mais valioso nas tradições regionais, apresentando um produto que responde à fusão de vários estilos com uma abordagem multidisciplinar a nível técnico, cénico e interpretativo. Já o Yuan Dancing Group é liderado por Chen Lili e é reconhecido como um dos grupos de dança mais representativos de Changhua, incluindo no seu repertório além das tradicionais danças chinesas e taiwanesas também a arte popular local de Taiwan.
Por sua vez, Andrés Valiente, Danças e Projeções Folklóricas conta com um elenco de 45 bailarinos entre crianças, jovens, adultos e músicos, que têm como principal propósito a divulgação das danças folclóricas panamenhas com propostas criativas sem perder a essência da tradição. Da vizinha Espanha, a Asociación de Coros y Danzas Mazantini traz-nos a beleza e a pureza do folclore espanhol, especialmente de La Mancha.
Propostas imperdíveis, como ‘O Mundo a Dançar’ há muito nos habituou e este ano com a particularidade de marcar o arranque das Festas do Concelho de Paredes de Coura.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.