Entre hoje e sábado, Viana do Castelo é palco do Evricup Viana 2023 - European Veteran Rollerhockey Invitational Cup, com a participação de cerca de 300 atletas, distribuídos por 28 equipas de veteranos, nas categorias de mais de 35 anos e mais de 50 anos.
As provas vão realizar-se entre o Pavilhão José Natário e o Pavilhão Nicolau Veríssimo, e reúne assim, 300 atletas de Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Países Baixos, Argentina e Brasil, numa organização da Associação Juventude de Viana que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Esta edição representa o regresso da prova que não é disputada desde 2020, sendo hoje o dia de arranque do torneio.
As equipas foram recebidas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo pela organização e pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Para o Vereador do Desporto, Ricardo Rego,“é uma grande honra” receber estas equipas para este “grande torneio” que representa um dos principais eventos da programação de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023. “O desporto é fundamental em qualquer idade e este EvriCup demonstra que os estilos de vida saudáveis podem e devem ser prolongados ao longo da vida. Tenho a certeza de que vocês, atletas veteranos, são uma referência para os jovens hoquistas”, referiu.
Ricardo Rego, deixou ainda o desafio aos atletas, para que explorem a cidade e o concelho por estes dias: “somos uma cidade pequena, mas que está no centro do mundo devido às acessibilidades e que tem o privilégio de conjugar mar, rio e montanha”, convidando as equipas a explorarem o património, a arquitetura, a gastronomia e os vinhos da região.
Jorge Longarito, Presidente da Associação Juventude de Viana, reforçou o “orgulho de poder receber estes atletas na nossa cidade e no nosso pavilhão”, deixando votos de sucesso a todos.
Conheça aqui as equipas e calendário de jogos:
Pav. JN: Pavilhão José Natário
Pav. NV: Pavilhão Nicolau Veríssimo
MASTERS +35
GRUPO AZUL
Barcino (ESP)
Juventude de Viana (POR)
Lavra (POR)
Chamberry (FRA)
S. Roque (POR)
GRUPO VERDE
Voltregà (ESP)
Óquei de Barcelos (POR)
Vila Praia (POR)
CI Regatas (BRA)
Ribelles (ESP)
CALENDÁRIO
28 JUNHO
13h40 Juventude de Viana-S. Roque Pav. JN
13h40 Vila Praia-CI Regatas Pav. NV
14h50 Voltregà-Óquei de Barcelos Pav. JN
14h50 Lavra-Chamberry Pav. NV
19h30 CI Regatas-Ribelles Pav. JN
19h30 Óquei de Barcelos-Vila Praia Pav. NV
20h40 Chamberry-S. Roque Pav. NV
29 JUNHO|
12h30 Voltregà-Vila Praia Pav. JN
13h40 Barcino-Juventude de Viana Pav. JN
18h20 Voltregà-CI Regatas Pav. JN
18h20 Óquei de Barcelos-Ribelles Pav. NV
19h30 Juventude de Viana-Chamberry Pav. JN
19h30 Barcino-Lavra Pav. NV
30 JUNHO
10h10 Vila Praia-Ribelles
11h20 Lavra-S. Roque Pav. NV
12h30 Barcino-Chamberry Pav. NV
17h10 Juventude de Viana-Lavra Pav. JN
17h10 Voltregà-Ribelles Pav. NV
18h20 Barcino-S. Roque Pav. JN
20h40 Óquei de Barcelos-CI Regatas Pav. JN
MASTERS +50
GRUPO LARANJA
Cibeles (ESP)
Juventude de Viana (POR)
Os Lobinhos (POR)
GRUPO VERMELHO
Académico FC (POR)
Vilafranca (ESP)
Kurink (BEL)
GRUPO CASTANHO
La Porteña (ARG)
FC Porto (POR)
Girona (ESP)
GRUPO ROXO
Barcino (ESP)
Óquei de Barcelos (POR)
Alcalà (ESP)
GRUPO AMARELO
Voltregà (ESP)
Dreamteam (NED)
Parede (POR)
GRUPO CINZENTO
Marathon (NED)
Oviedo (ESP)
Sporting (POR)
CALENDÁRIO
28 JUNHO
16h00 Marathon-Oviedo Pav. JN
17h10 Voltregà-Dreamteam Pav. JN
17h10 Cibelles-Os Lobinhos Pav. NV
18h20 Barcino-Óquei de Barcelos Pav. JN
18h20 Kurink-Académico FC Pav. NV
20h40 FC Porto-La Porteña Pav. JN
21h50 Juventude de Viana-Os Lobinhos Pav. JN
29 JUNHO
9h00 Oviedo-Sporting Pav. JN
9h00 Barcino-Alcalà Pav. NV
10h10 Girona-La Porteña Pav. JN
11h20 Kurink-Vilafranca Pav. JN
11h20 Voltregá-Parede PV NV
13h40 Marathon-Sporting Pav. NV
14h50 Cibeles-Juventude de Viana Pav. JN
14h50 Óquei de Barcelos-Alcalà Pav. NV
16h00 Dreamteam-Parede Pav. JN
16h00 Vilafranca-Académico FC Pav. NV
17h10 Girona-FC Porto Pav. NV
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.