Momentos icónicos e tradicionais da Romaria d’Agonia, retratados em mais de 60 fotografias, compõem uma exposição no Jardim Público de Viana do Castelo, durante os dias da festa, que decorre até 20 de agosto, convidando a mergulhar no passado, mas também no legado vivo da maior romaria de Portugal.
Intitulada “Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, a exposição é composta por 12 painéis temáticos, com cerca de 65 fotografias e pretende homenagear as pessoas, as memórias, a tradição e o amor com que, ano após ano, se faz, vive e perpetua a Romaria d’Agonia. É também uma ponte entre gerações, com o propósito de transmitir a tradição, honrar quem veio antes e preparar quem virá a seguir.
Destacam-se que naturalmente vão dos Gigantones e Cabeçudos ao emblemático Desfile da Mordomia (1968), da emotiva Procissão ao Mar (1968) à deslumbrante Noite dos Tapetes (1968), passando por momentos icónicos como a Serenata (1889), a Festa do Traje (1919), a Parada Agrícola e o Cortejo Etnográfico (1908), ou ainda a Procissão Solene (1888), as Bandas de Música (1867) e a espontaneidade do quadro “Vamos para o Festival”.
“Retratar e perpetuar o legado da Romaria d’Agonia é essencial, porque é nele que todos se revêm e reconhecem uma identidade forte, que se mantém bem viva ao longo do tempo. Essa identidade está presente de forma transversal em todos os quadros que compõem o programa, da religiosidade à etnografia. Esta exposição é um reflexo vivo dessa alma coletiva que faz da Romaria d’Agonia um símbolo de Viana do Castelo”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade que organiza as festas da cidade.
A exposição disponibiliza aida QR Code, que permite aceder a conteúdos digitais e visualizar, na palma da mão, os quadros que dão vida à Romaria.
A mostra complementa o vídeo promocional da Romaria d’Agonia, lançado em julho, com narração da atriz Custódia Gallego, uma das vozes mais reconhecidas da ficção portuguesa e do cinema de animação.
O filme transporta-nos para o interior de uma antiga casa vianense, onde uma jovem descobre um baú. No seu interior, encontra um traje tradicional, uma carta da avó e a herança de uma Romaria que se transmite de geração em geração. Guiada pelas palavras da avó, a jovem percorre uma viagem sensorial, onde o sal nas ruas, os colares de contas, os bombos e os cabeçudos são memória viva e afetiva.
Com a participação especial de cerca de duzentas pessoas de Viana do Castelo, com ligação aos quadros da Romaria, que aceitaram participar voluntariamente e representar o legado no filme e na exposição fotográfica, a mostra estará patente até 24 de agosto, no Jardim Público de Viana do Castelo, integrada no Programa da Romaria d’Agonia 2025.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.