Logo
Regional

O legado vivo da Romaria d’Agonia em exposição fotográfica em Viana do Castelo

14 Agosto, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Momentos icónicos e tradicionais da Romaria d’Agonia, retratados em mais de 60  fotografias, compõem uma exposição no Jardim Público de Viana do Castelo, durante  os dias da festa, que decorre até 20 de agosto, convidando a mergulhar no passado,  mas também no legado vivo da maior romaria de Portugal. 

Intitulada “Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, a exposição é composta por 12  painéis temáticos, com cerca de 65 fotografias e pretende homenagear as pessoas, as  memórias, a tradição e o amor com que, ano após ano, se faz, vive e perpetua a Romaria  d’Agonia. É também uma ponte entre gerações, com o propósito de transmitir a tradição,  honrar quem veio antes e preparar quem virá a seguir. 

Destacam-se que naturalmente vão dos Gigantones e Cabeçudos ao emblemático  Desfile da Mordomia (1968), da emotiva Procissão ao Mar (1968) à deslumbrante Noite  dos Tapetes (1968), passando por momentos icónicos como a Serenata (1889), a Festa  do Traje (1919), a Parada Agrícola e o Cortejo Etnográfico (1908), ou ainda a Procissão  Solene (1888), as Bandas de Música (1867) e a espontaneidade do quadro “Vamos para  o Festival”. 

“Retratar e perpetuar o legado da Romaria d’Agonia é essencial, porque é nele que  todos se revêm e reconhecem uma identidade forte, que se mantém bem viva ao longo  do tempo. Essa identidade está presente de forma transversal em todos os quadros que  compõem o programa, da religiosidade à etnografia. Esta exposição é um reflexo vivo  dessa alma coletiva que faz da Romaria d’Agonia um símbolo de Viana do Castelo”,  sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade que organiza as festas  da cidade. 

A exposição disponibiliza aida QR Code, que permite aceder a conteúdos digitais e  visualizar, na palma da mão, os quadros que dão vida à Romaria. 

A mostra complementa o vídeo promocional da Romaria d’Agonia, lançado em julho,  com narração da atriz Custódia Gallego, uma das vozes mais reconhecidas da ficção  portuguesa e do cinema de animação. 

O filme transporta-nos para o interior de uma antiga casa vianense, onde uma jovem  descobre um baú. No seu interior, encontra um traje tradicional, uma carta da avó e a  herança de uma Romaria que se transmite de geração em geração. Guiada pelas  palavras da avó, a jovem percorre uma viagem sensorial, onde o sal nas ruas, os colares  de contas, os bombos e os cabeçudos são memória viva e afetiva. 

Com a participação especial de cerca de duzentas pessoas de Viana do Castelo, com  ligação aos quadros da Romaria, que aceitaram participar voluntariamente e representar  o legado no filme e na exposição fotográfica, a mostra estará patente até 24 de agosto,  no Jardim Público de Viana do Castelo, integrada no Programa da Romaria d’Agonia  2025. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).