Momentos icónicos e tradicionais da Romaria d’Agonia, retratados em mais de 60 fotografias, compõem uma exposição no Jardim Público de Viana do Castelo, durante os dias da festa, que decorre até 20 de agosto, convidando a mergulhar no passado, mas também no legado vivo da maior romaria de Portugal.
Intitulada “Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, a exposição é composta por 12 painéis temáticos, com cerca de 65 fotografias e pretende homenagear as pessoas, as memórias, a tradição e o amor com que, ano após ano, se faz, vive e perpetua a Romaria d’Agonia. É também uma ponte entre gerações, com o propósito de transmitir a tradição, honrar quem veio antes e preparar quem virá a seguir.
Destacam-se que naturalmente vão dos Gigantones e Cabeçudos ao emblemático Desfile da Mordomia (1968), da emotiva Procissão ao Mar (1968) à deslumbrante Noite dos Tapetes (1968), passando por momentos icónicos como a Serenata (1889), a Festa do Traje (1919), a Parada Agrícola e o Cortejo Etnográfico (1908), ou ainda a Procissão Solene (1888), as Bandas de Música (1867) e a espontaneidade do quadro “Vamos para o Festival”.
“Retratar e perpetuar o legado da Romaria d’Agonia é essencial, porque é nele que todos se revêm e reconhecem uma identidade forte, que se mantém bem viva ao longo do tempo. Essa identidade está presente de forma transversal em todos os quadros que compõem o programa, da religiosidade à etnografia. Esta exposição é um reflexo vivo dessa alma coletiva que faz da Romaria d’Agonia um símbolo de Viana do Castelo”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade que organiza as festas da cidade.
A exposição disponibiliza aida QR Code, que permite aceder a conteúdos digitais e visualizar, na palma da mão, os quadros que dão vida à Romaria.
A mostra complementa o vídeo promocional da Romaria d’Agonia, lançado em julho, com narração da atriz Custódia Gallego, uma das vozes mais reconhecidas da ficção portuguesa e do cinema de animação.
O filme transporta-nos para o interior de uma antiga casa vianense, onde uma jovem descobre um baú. No seu interior, encontra um traje tradicional, uma carta da avó e a herança de uma Romaria que se transmite de geração em geração. Guiada pelas palavras da avó, a jovem percorre uma viagem sensorial, onde o sal nas ruas, os colares de contas, os bombos e os cabeçudos são memória viva e afetiva.
Com a participação especial de cerca de duzentas pessoas de Viana do Castelo, com ligação aos quadros da Romaria, que aceitaram participar voluntariamente e representar o legado no filme e na exposição fotográfica, a mostra estará patente até 24 de agosto, no Jardim Público de Viana do Castelo, integrada no Programa da Romaria d’Agonia 2025.
O Município de Ponte da Barca reforçou significativamente os seus meios operacionais de Proteção Civil, no âmbito da candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-41, com um investimento global de 444.163,13 euros, cofinanciado por fundos comunitários.
No âmbito do projeto europeu GreendDT, financiado pelo programa Erasmus+, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolheu um grupo de 20 professores universitários do Uzbequistão, para uma série de visitas técnicas focadas na sustentabilidade ambiental.
Caminha acolhe a V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho, um evento que une cultura, literatura e memória local. Um dos grandes destaques desta edição é a apresentação da réplica do Barco de Vilar de Mouros, embarcação tradicional do Rio Coura desaparecida há cerca de 30 anos. A reconstrução, feita pelos trabalhadores da Câmara Municipal, com coordenação do GEPPAV e apoio do Vereador da Cultura, João Pinto, baseou-se nos planos do especialista Otávio Lixa Filgueiras.
Ponte de Lima volta a afirmar-se como um ponto de encontro entre culturas com a realização do Festival de Música das Geminações, no próximo dia 16 de agosto, às 22h00, no recinto da Expolima. O evento integra o programa oficial das comemorações dos 900 anos do Foral de Ponte de Lima e promete uma noite única de partilha musical e intercâmbio cultural.
Momentos icónicos e tradicionais da Romaria d’Agonia, retratados em mais de 60 fotografias, compõem uma exposição no Jardim Público de Viana do Castelo, durante os dias da festa, que decorre até 20 de agosto, convidando a mergulhar no passado, mas também no legado vivo da maior romaria de Portugal.
A investigadora Joana Nogueira, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), alertou para o papel essencial do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) no abastecimento de água às comunidades da região e destacou as consequências da falta de gestão florestal e prevenção de incêndios na qualidade da água potável.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber um dos eventos desportivos mais marcantes do ano: o “Game of Legends”, que se realizará nos dias 18 e 19 de outubro de 2025. O ex-futebolista Costinha será o embaixador oficial desta iniciativa solidária, que promete juntar grandes nomes do futebol português numa celebração de desporto e amizade.