Depois de nove dias de atividades em vários concelhos do Minho, o “I AM NATURE FEST” terminou com balanço positivo e com a promessa de que para o próximo ano está de volta, a 2 e 3 de março.
Com cerca de 40 atividades que decorreram em vários concelhos do Minho, com a presença de mais de 300 participantes, a organização mostrou-se satisfeita com o resultado deste festival, que promoveu a sustentabilidade com atividades de baixo impacto na natureza.
“Entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro tivemos a sorte de sermos acompanhados por um público motivado, apreciador do território e que valoriza a sustentabilidade. As atividades que foram levadas a cabo por todos os parceiros deste festival tinham como propósito mostrar que o Minho tem muito para oferecer e ao mesmo tempo mostramos um território que é preciso continuar a cuidar e a sensibilizar o nosso público para a importância da preservação da natureza e da biodiversidade”, afirma Isabel Sousa, da empresa Explore Iberia, responsável pela organização do evento.
Caminhadas, atividades de aventura, ateliers variados e conversas temáticas foram razões mais do que suficientes para que os participantes aderissem a esta segunda edição, sendo que o programa do festival foi dividido em três segmentos:
– A’Cerca do Minho – atividades de interpretação e aprendizagem;
– Conversas A’Cerca do Minho – momentos de partilha informal com vários especialistas nos mais diversos temas, como, segurança na natureza, arqueologia subaquática, arquitetura popular, entre outros;
– Sentir o Minho – com atividades de baixo impacte ambiental promovidas pelas empresas de animação turística do Minho.
Com o sucesso desta segunda edição do festival, a organização decidiu revelar as datas da próxima edição e desafiar os amantes da natureza a reservarem espaço na agenda para desfrutarem das atividades que vão ser preparadas para os dias 2 e 3 de março de 2024.
“Vamos preparar um festival agregador e capaz de promover o que de melhor temos para oferecer. Além disso, vamos ainda criar um festival para crianças, o “I AM NATURE FEST KIDS”, com atividades especificamente direcionadas para uma faixa etária menor, com o objetivo de também sensibilizar os mais novos do importante que é a proteção da natureza”, explica Isabel Sousa.
O desafio está lançado e a certeza é de que o festival “I AM NATURE FEST” promete voltar com atividades surpreendentes, dinâmicas e sustentáveis.
Este festival foi promovido pelo Consórcio Minho Inovação e está previsto no âmbito da ação 1 – Estruturação da oferta Cycling & Walking no Minho, do projeto PA5. Turismo de Natureza/Náutico – Naturminho II, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.