O AN-TRE está de volta para a segunda edição, com duas apresentações públicas, dias 4 e 10 de fevereiro, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Um programa criado por três artistas emergentes, João Cardoso, Juliana Fernandes, e Victor Gomes, com o desejo de criar uma nova plataforma com vista a proporcionar formação de dança contemporânea, num curto espaço de tempo.
Na segunda edição do AN-TRE, a programação conta com três artistas: Tamara Gvozdenovic, Phia Ménard e Paul Blackman e performances de Sharing Platform e de Choreolab Showing, bem como a Descarga Jam – uma jam session coordenada e criada por Rina Marques.
Dia 4 de fevereiro, sábado, a Sala Experimental recebe ANA SHARING PLATFORM, às 19h00, um conjunto de apresentações informais de projetos e coreografias dos artistas emergentes participantes do programa AN-TRE, em contexto de partilha artística e possibilidade de fomentar a conversa e o debate dos projetos em work in progress ou em fase final de produção.
Dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 21h00, o AN-TRE promove CHOREO LAB WITH PAUL BLACKMAN, o resultado final de uma semana intensiva de laboratório coreográfico e de composição da parte do coreógrafo e bailarino Paul Blackman.
Este programa é apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo sido selecionado a partir de um concurso para financiamento de projetos como uma das seis candidaturas premiadas. E ainda pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, através de apoio à residência, divulgação e comunicação.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.