Segundo dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) alcançou a melhor taxa de execução da Região Norte, atingindo 99.9% de concretização do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Alto Minho 2020, contratualizado com o programa NORTE2020.
Segundo uma nota da CIM Alto Minho, esta conquista coloca o Alto Minho “numa posição de destaque, superando a média de execução da Região Norte, que se fixa em 92.1%”, realçando que os números refletem a “dedicação e a eficiência na gestão dos recursos pela CIM Alto Minho e respetivos parceiros locais”.
“O Alto Minho tem sido um exemplo notável de alocação eficaz de recursos através do NORTE2020, também fruto do compromisso das autoridades locais, entidades parceiras e da comunidade em geral na concretização de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento e a qualidade de vida na região”, continua a nota.
O PDCT Alto Minho 2020 foi assinado, em fevereiro de 2016, entre a CIM Alto Minho e as autoridades de gestão dos programas operacionais (PO) financiadores, nomeadamente o Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), o PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), o PO ISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) e o PDR (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2014-2020).
Este Pacto sucedeu ao Programa Territorial de Desenvolvimento (PTD) do Minho-Lima, implementado no período de programação 2007-2013, englobando uma dotação de fundos contratualizados na ordem dos 58.913.404.00 milhões de euros, distribuídos pelas intervenções prioritárias em diferentes áreas, entre outras, a inclusão, a educação e formação, a promoção do emprego e a eficiência energética.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.