Logo
Música

O 32º Festival Jazz na Praça da Erva decorre de 26 a 29 de julho

27 Junho, 2023 | 13:17
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

De 26 a 29 de julho, o centro histórico de Viana do Castelo acolhe o 32º Festival Jazz na Praça da Erva, que terá como palco a mítica Praça da Erva e ainda o Teatro Municipal Sá de Miranda. Os concertos iniciam sempre às 22h00.

O festival organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo arranca a 26 de julho, na Praça da Erva, com Mário Laginha Solo, com showcases de Telmo Marques e Carlos Azevedo, que irão tocar dois apontamentos que funcionam como aperitivo para o recital de Laginha.

No dia 27 de julho, sobe ao palco da praça o projeto THEMANUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica.

Já nos dias 28 e 29 de julho, os concertos passam para o Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros.

A proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país, com estreia do palco do Teatro Municipal Sá de Miranda é no dia 28 de julho, com Shai Maestro (Israel) e a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (USA), que encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser
acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau.

A artista vai utilizar um raro instrumento musical que vem do estrangeiro especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.

O Festival Jazz na Praça da Erva é o mais antigo festival de jazz do Norte de Portugal com 32 edições consecutivas, sendo ainda o terceiro mais antigo a nível nacional.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva.

David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”.

Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva e indicou que o projeto THEMANUS, que foi vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Abeiro em 2022, conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott é “um mito”e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.