De 26 a 29 de julho, o centro histórico de Viana do Castelo acolhe o 32º Festival Jazz na Praça da Erva, que terá como palco a mítica Praça da Erva e ainda o Teatro Municipal Sá de Miranda. Os concertos iniciam sempre às 22h00.
O festival organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo arranca a 26 de julho, na Praça da Erva, com Mário Laginha Solo, com showcases de Telmo Marques e Carlos Azevedo, que irão tocar dois apontamentos que funcionam como aperitivo para o recital de Laginha.
No dia 27 de julho, sobe ao palco da praça o projeto THEMANUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica.
Já nos dias 28 e 29 de julho, os concertos passam para o Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros.
A proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país, com estreia do palco do Teatro Municipal Sá de Miranda é no dia 28 de julho, com Shai Maestro (Israel) e a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (USA), que encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser
acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau.
A artista vai utilizar um raro instrumento musical que vem do estrangeiro especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.
O Festival Jazz na Praça da Erva é o mais antigo festival de jazz do Norte de Portugal com 32 edições consecutivas, sendo ainda o terceiro mais antigo a nível nacional.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva.
David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”.
Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva e indicou que o projeto THEMANUS, que foi vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Abeiro em 2022, conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott é “um mito”e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.