De 26 a 29 de julho, o centro histórico de Viana do Castelo acolhe o 32º Festival Jazz na Praça da Erva, que terá como palco a mítica Praça da Erva e ainda o Teatro Municipal Sá de Miranda. Os concertos iniciam sempre às 22h00.
O festival organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo arranca a 26 de julho, na Praça da Erva, com Mário Laginha Solo, com showcases de Telmo Marques e Carlos Azevedo, que irão tocar dois apontamentos que funcionam como aperitivo para o recital de Laginha.
No dia 27 de julho, sobe ao palco da praça o projeto THEMANUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica.
Já nos dias 28 e 29 de julho, os concertos passam para o Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros.
A proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país, com estreia do palco do Teatro Municipal Sá de Miranda é no dia 28 de julho, com Shai Maestro (Israel) e a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (USA), que encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser
acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau.
A artista vai utilizar um raro instrumento musical que vem do estrangeiro especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.
O Festival Jazz na Praça da Erva é o mais antigo festival de jazz do Norte de Portugal com 32 edições consecutivas, sendo ainda o terceiro mais antigo a nível nacional.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva.
David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”.
Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva e indicou que o projeto THEMANUS, que foi vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Abeiro em 2022, conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott é “um mito”e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.