De 26 a 29 de julho, o centro histórico de Viana do Castelo acolhe o 32º Festival Jazz na Praça da Erva, que terá como palco a mítica Praça da Erva e ainda o Teatro Municipal Sá de Miranda. Os concertos iniciam sempre às 22h00.
O festival organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo arranca a 26 de julho, na Praça da Erva, com Mário Laginha Solo, com showcases de Telmo Marques e Carlos Azevedo, que irão tocar dois apontamentos que funcionam como aperitivo para o recital de Laginha.
No dia 27 de julho, sobe ao palco da praça o projeto THEMANUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica.
Já nos dias 28 e 29 de julho, os concertos passam para o Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros.
A proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país, com estreia do palco do Teatro Municipal Sá de Miranda é no dia 28 de julho, com Shai Maestro (Israel) e a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (USA), que encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser
acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau.
A artista vai utilizar um raro instrumento musical que vem do estrangeiro especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.
O Festival Jazz na Praça da Erva é o mais antigo festival de jazz do Norte de Portugal com 32 edições consecutivas, sendo ainda o terceiro mais antigo a nível nacional.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva.
David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”.
Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva e indicou que o projeto THEMANUS, que foi vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Abeiro em 2022, conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott é “um mito”e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.