Nuno Manuel de Araújo Pimenta, limiano de gema, doou a Ponte de Lima o seu espólio constituído por cerca de 17 mil livros, entre os quais se encontram obras raras de autores limianos, para além de grandes clássicos portugueses, desde a antiguidade até à atualidade.
Segundo o Município, salienta-se, ainda, uma coleção de jornais editados e cerca de 700 postais de Ponte de Lima.
“O espólio, cujo valor informativo é incalculável para todos aqueles que se dedicam ao estudo sobre o concelho de Ponte de Lima, será objeto de tratamento técnico de modo a estar disponível à comunidade com a maior brevidade possível”, realçou a autarquia em nota.
Nuno Manuel Perestrelo Marinho Pereira de Araújo, natural de Ponte de Lima, cedo rumou para Coimbra onde concluiu os estudos de medicina e onde exerceu a profissão de psiquiatra. Residiu, em Condeixa-a-Velha, numa acolhedora casa de família, e aí concentrou a sua biblioteca e as várias coleções que foi organizando ao longo da sua vida, que agora se encontram em Ponte de Lima, cumprindo-se, desta forma, a sua vontade.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.