Nuno Manuel de Araújo Pimenta, limiano de gema, doou a Ponte de Lima o seu espólio constituído por cerca de 17 mil livros, entre os quais se encontram obras raras de autores limianos, para além de grandes clássicos portugueses, desde a antiguidade até à atualidade.
Segundo o Município, salienta-se, ainda, uma coleção de jornais editados e cerca de 700 postais de Ponte de Lima.
“O espólio, cujo valor informativo é incalculável para todos aqueles que se dedicam ao estudo sobre o concelho de Ponte de Lima, será objeto de tratamento técnico de modo a estar disponível à comunidade com a maior brevidade possível”, realçou a autarquia em nota.
Nuno Manuel Perestrelo Marinho Pereira de Araújo, natural de Ponte de Lima, cedo rumou para Coimbra onde concluiu os estudos de medicina e onde exerceu a profissão de psiquiatra. Residiu, em Condeixa-a-Velha, numa acolhedora casa de família, e aí concentrou a sua biblioteca e as várias coleções que foi organizando ao longo da sua vida, que agora se encontram em Ponte de Lima, cumprindo-se, desta forma, a sua vontade.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.