O ministro da Defesa disse que o navio petroleiro que avariou ao largo de Viana do Castelo na semana passada já foi reparado e seguiu viagem, enaltecendo o papel da Marinha por ter evitado um "desastre ecológico".
“Na quarta-feira passada, em Portugal, estivemos em risco de um desastre que seria muito maior do que o de alguns anos atrás, por ocasião do Prestige, que felizmente também acabou resolvido. Um superpetroleiro com 330 metros de comprimento, com bandeira das Ilhas Marshall – estamos a falar de um tamanho equivalente a três campos de futebol – levando 150 mil toneladas de gasóleo, detetado a perto de 30 milhas ao largo da Póvoa de Varzim e de Viana do Castelo, com uma avaria nos motores, esteve a derivar para a costa portuguesa até às 13 milhas”, afirmou Nuno Melo.
O governante falava durante uma visita ao Centro de Operações Marítimas (COMAR), na Base Naval de Lisboa, situada em Almada, distrito de Setúbal, referindo-se a um navio com bandeira das Ilhas Marshall (Oceânia) que sofreu uma “avaria na sua máquina, ficando sem propulsão”, de acordo com comunicado da Marinha divulgado na sexta-feira.
Nuno Melo salientou que “foi a deteção e a ação da Marinha e da Autoridade Marítima que, obrigando à contratação de um rebocador e levando este superpetroleiro até para lá das 24 milhas, garantiu que este desastre ecológico não acontecia em Portugal”.
A reparação foi entretanto feita através do embarque de uma equipa de técnicos e o navio seguiu viagem, tendo como destino final Le Haver, na Normandia (França).
“Neste momento a situação está resolvida, por causa da atuação da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, com recurso também a este centro, e este navio está a algures já no Canal da Mancha”, acrescentou o ministro.
Nuno Melo utilizou este exemplo para sustentar que o dinheiro que o país gasta com Defesa “não é despesa, é investimento, que vem a crédito de todos os portugueses”, realçando que se evitou “uma tragédia de enormes proporções em Portugal”.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.