Logo
Nacional

Número de fogos e área ardida registam este ano o valor mais reduzido da década

12 Setembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O número de incêndios rurais e a área ardida registaram este ano o valor mais reduzido da última década, estando contabilizados até 31 de agosto 4.457 fogos que consumiram 10.294 hectares.

“Comparando os valores do ano de 2024 com o histórico dos 10 anos anteriores, assinala-se que se registaram menos 53% de incêndios rurais e menos 86% de área ardida relativamente à média anual do período.

O ano de 2024 apresenta, até ao dia 31 de agosto, o valor mais reduzido em número de incêndios e o valor mais reduzido de área ardida desde 2014”, indica o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no último relatório.

O documento precisa que se registou, entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, um total de 4.457 incêndios rurais que resultaram em 10.294 hectares (ha) de área ardida, entre povoamentos (3.655 ha), matos (5 126 ha) e agricultura (1 513 ha), enquanto no mesmo período de 2023 deflagraram 6.633 fogos que provocaram 32.557 ha de área ardida.

O relatório provisório refere também que os incêndios mais frequentes este ano resultaram em uma área ardida inferior a um hectare (85% do total), tendo ocorrido um fogo de maior dimensão e que contabilizou uma área ardida superior ou igual 1.000 hectares.

“Consideram-se grandes incêndios sempre que a área ardida total seja igual ou superior a 100 hectares. Até 31 de agosto de 2024 registaram-se 13 incêndios enquadrados nesta categoria, que resultaram em 4.474 hectares de área ardida, cerca de 43% do total da área ardida”, lê-se no relatório.

O maior número de fogos deflagrou este ano nos distritos do Porto (845), Viana do Castelo (464) e Braga (372), mas são maioritariamente de reduzida dimensão.

Por sua vez, os distritos com maior área ardida são Bragança com 2.857 hectares, cerca de 28% da área total, seguido de Viana do Castelo com 1.637 hectares (16% do total) e de Beja com 837 hectares (8% do total).

O ICNF sublinha também que, do total de 4.457 incêndios rurais verificados este ano, foram investigados e concluídos 3.129, tendo a investigação atribuído uma causa a 2.329.

Segundo o documento, quase um terço dos incêndios investigados tiveram origem em fogo posto, designadamente “incendiarismo – imputáveis”, seguido de queimas e queimadas (13%).

O relatório indica ainda que o mês de agosto é aquele que apresenta maior número de incêndios rurais, com um total de 1.757, o que corresponde a 39% do total registado no ano, sendo também este mês que regista a maior área ardida no corrente ano, 5.843 hectares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 16 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe masterclass sobre sustentabilidade

Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Entrudo Sopeiro volta a animar Carnaval em Paredes de Coura

O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima reforça aposta nas startups com parceria nacional

Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Grupo “De Mãos Dadas” doa cadeira auto aos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira

O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.

Cultura 16 Fevereiro, 2026

Mudança na Comissão de Festas da Senhora da Agonia

Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Refood de Viana promove jantar solidário para celebrar 9.º aniversário

O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Valença acolhe workshop sobre combate à pobreza e exclusão social

Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.