Logo
Nacional

Número de fogos e área ardida registam este ano o valor mais reduzido da década

12 Setembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O número de incêndios rurais e a área ardida registaram este ano o valor mais reduzido da última década, estando contabilizados até 31 de agosto 4.457 fogos que consumiram 10.294 hectares.

“Comparando os valores do ano de 2024 com o histórico dos 10 anos anteriores, assinala-se que se registaram menos 53% de incêndios rurais e menos 86% de área ardida relativamente à média anual do período.

O ano de 2024 apresenta, até ao dia 31 de agosto, o valor mais reduzido em número de incêndios e o valor mais reduzido de área ardida desde 2014”, indica o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no último relatório.

O documento precisa que se registou, entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, um total de 4.457 incêndios rurais que resultaram em 10.294 hectares (ha) de área ardida, entre povoamentos (3.655 ha), matos (5 126 ha) e agricultura (1 513 ha), enquanto no mesmo período de 2023 deflagraram 6.633 fogos que provocaram 32.557 ha de área ardida.

O relatório provisório refere também que os incêndios mais frequentes este ano resultaram em uma área ardida inferior a um hectare (85% do total), tendo ocorrido um fogo de maior dimensão e que contabilizou uma área ardida superior ou igual 1.000 hectares.

“Consideram-se grandes incêndios sempre que a área ardida total seja igual ou superior a 100 hectares. Até 31 de agosto de 2024 registaram-se 13 incêndios enquadrados nesta categoria, que resultaram em 4.474 hectares de área ardida, cerca de 43% do total da área ardida”, lê-se no relatório.

O maior número de fogos deflagrou este ano nos distritos do Porto (845), Viana do Castelo (464) e Braga (372), mas são maioritariamente de reduzida dimensão.

Por sua vez, os distritos com maior área ardida são Bragança com 2.857 hectares, cerca de 28% da área total, seguido de Viana do Castelo com 1.637 hectares (16% do total) e de Beja com 837 hectares (8% do total).

O ICNF sublinha também que, do total de 4.457 incêndios rurais verificados este ano, foram investigados e concluídos 3.129, tendo a investigação atribuído uma causa a 2.329.

Segundo o documento, quase um terço dos incêndios investigados tiveram origem em fogo posto, designadamente “incendiarismo – imputáveis”, seguido de queimas e queimadas (13%).

O relatório indica ainda que o mês de agosto é aquele que apresenta maior número de incêndios rurais, com um total de 1.757, o que corresponde a 39% do total registado no ano, sendo também este mês que regista a maior área ardida no corrente ano, 5.843 hectares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Novembro, 2025

“O Código da Beleza” reúne profissionais de cabeleireiro em Viana do Castelo

Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, o Hotel Áxis, em Viana do Castelo, recebe o evento “O Código da Beleza”, que irá reunir mais de 70 profissionais de cabeleireiro de várias regiões do país.

Música 13 Novembro, 2025

Concerto de órgão e soprano encanta público em Ponte da Barca

O Mosteiro de Vila Nova de Muía, em Ponte da Barca, acolheu um concerto que combinou a grandiosidade do órgão de tubos com a expressividade da voz lírica.

Música 13 Novembro, 2025

Matias Damásio celebra 20 anos de carreira com concerto no Porto

O renomado cantor e compositor angolano Matias Damásio assinala duas décadas de carreira com um grande espetáculo na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, marcado para 13 de dezembro.

Cultura 13 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Teatro do Noroeste recebe selo europeu de sustentabilidade

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (TN-CDV) conquistou o nível Intermédio do Theatre Green Book (TGB), um importante reconhecimento europeu que avalia práticas sustentáveis em teatros. A distinção foi entregue durante a Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention (ETC), realizada em Riga, na Letónia.

Regional 13 Novembro, 2025

Viana do Castelo avança com Regulamento Municipal para o Alojamento Local

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, por unanimidade, o Projeto de Regulamento de Alojamento Local (AL), documento que pretende estabelecer regras de equilíbrio entre a atividade turística e a habitação permanente na cidade, especialmente na Zona de Pressão Urbanística (ZPU), com destaque para o Centro Histórico.

Regional 13 Novembro, 2025

Nau Victoria Prolonga Estadia em Viana do Castelo Devido ao Mau Tempo

A histórica Nau Victoria, famosa por ter completado a primeira circum-navegação do mundo, vai prolongar a sua estadia em Viana do Castelo devido às condições meteorológicas adversas.

Regional 13 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira transforma-se num conto de Natal mágico e encantado

Vila Nova de Cerveira prepara-se para receber o espírito natalício com uma programação que promete encantar residentes e visitantes de todas as idades. De 29 de novembro a 11 de janeiro, a vila minhota volta a vestir-se de luzes, cores e fantasia, convidando todos a mergulhar num verdadeiro conto de Natal.