O número de casos de gripe voltou a aumentar em Portugal na semana do Natal, e tende a crescer, segundo o boletim de vigilância divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).
De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, que tem periodicidade semanal, entre 23 e 29 de dezembro “foi detetado um maior número de casos de gripe relativamente às semanas anteriores”.
Segundo o Insa, a “atividade gripal epidémica” apresenta uma “tendência crescente”.
Já na semana precedente, de 16 a 22 de dezembro, tinha sido verificado um maior número de casos de gripe face às semanas anteriores.
Na semana do Natal, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios detetou 750 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 568 do tipo B e 182 do tipo A.
Anteriormente, na semana de 16 a 22 de dezembro, a mesma rede tinha reportado 377 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 333 do tipo B e 44 do tipo A.
O Insa salienta no mais recente boletim que a proporção da gripe em unidades hospitalares de cuidados intensivos manteve-se estável.
Segundo os dados hoje divulgados, as infeções respiratórias agudas graves continuam em tendência crescente, mantendo-se a incidência mais elevada nos idosos.
Na semana de 23 a 29 de dezembro foram admitidos 46 casos de infeção respiratória aguda grave na Unidade Local de Saúde de São José, em Lisboa, mais 11 casos face à semana precedente.
A taxa de incidência da infeção respiratória aguda grave aumentou de 10,2 para 13,4 por 100.000 habitantes, e a tendência de crescimento mantém-se.
De acordo com o Insa, a faixa etária dos 65 ou mais anos continuava na semana passada a apresentar a incidência mais elevada de casos.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.