O número de casos de gripe voltou a aumentar em Portugal na semana do Natal, e tende a crescer, segundo o boletim de vigilância divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).
De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, que tem periodicidade semanal, entre 23 e 29 de dezembro “foi detetado um maior número de casos de gripe relativamente às semanas anteriores”.
Segundo o Insa, a “atividade gripal epidémica” apresenta uma “tendência crescente”.
Já na semana precedente, de 16 a 22 de dezembro, tinha sido verificado um maior número de casos de gripe face às semanas anteriores.
Na semana do Natal, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios detetou 750 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 568 do tipo B e 182 do tipo A.
Anteriormente, na semana de 16 a 22 de dezembro, a mesma rede tinha reportado 377 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 333 do tipo B e 44 do tipo A.
O Insa salienta no mais recente boletim que a proporção da gripe em unidades hospitalares de cuidados intensivos manteve-se estável.
Segundo os dados hoje divulgados, as infeções respiratórias agudas graves continuam em tendência crescente, mantendo-se a incidência mais elevada nos idosos.
Na semana de 23 a 29 de dezembro foram admitidos 46 casos de infeção respiratória aguda grave na Unidade Local de Saúde de São José, em Lisboa, mais 11 casos face à semana precedente.
A taxa de incidência da infeção respiratória aguda grave aumentou de 10,2 para 13,4 por 100.000 habitantes, e a tendência de crescimento mantém-se.
De acordo com o Insa, a faixa etária dos 65 ou mais anos continuava na semana passada a apresentar a incidência mais elevada de casos.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.