O número de casos de gripe voltou a aumentar em Portugal na semana do Natal, e tende a crescer, segundo o boletim de vigilância divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).
De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, que tem periodicidade semanal, entre 23 e 29 de dezembro “foi detetado um maior número de casos de gripe relativamente às semanas anteriores”.
Segundo o Insa, a “atividade gripal epidémica” apresenta uma “tendência crescente”.
Já na semana precedente, de 16 a 22 de dezembro, tinha sido verificado um maior número de casos de gripe face às semanas anteriores.
Na semana do Natal, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios detetou 750 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 568 do tipo B e 182 do tipo A.
Anteriormente, na semana de 16 a 22 de dezembro, a mesma rede tinha reportado 377 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 333 do tipo B e 44 do tipo A.
O Insa salienta no mais recente boletim que a proporção da gripe em unidades hospitalares de cuidados intensivos manteve-se estável.
Segundo os dados hoje divulgados, as infeções respiratórias agudas graves continuam em tendência crescente, mantendo-se a incidência mais elevada nos idosos.
Na semana de 23 a 29 de dezembro foram admitidos 46 casos de infeção respiratória aguda grave na Unidade Local de Saúde de São José, em Lisboa, mais 11 casos face à semana precedente.
A taxa de incidência da infeção respiratória aguda grave aumentou de 10,2 para 13,4 por 100.000 habitantes, e a tendência de crescimento mantém-se.
De acordo com o Insa, a faixa etária dos 65 ou mais anos continuava na semana passada a apresentar a incidência mais elevada de casos.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 13 e 17 de fevereiro, a iniciativa “Viana Amor & Folia”, que alia as comemorações do Carnaval e do Dia dos Namorados, com um programa diversificado dirigido a públicos de todas as idades.
O grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense visitou a Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde, trajados a rigor, cumpriram a tradição de cantar as janeiras ao executivo municipal, assinalando o início do novo ano e desejando um Feliz 2026.
A APPACDM de Viana do Castelo esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2026, realizado em Coimbra, sob a organização da Federação Portuguesa de Remo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.
Valença acolhe, este sábado, 31 de janeiro, às 11h00, uma proposta cultural especialmente pensada para pais e filhos. O espetáculo infantil “Faz-me um Resumo” sobe ao palco do edifício da antiga Junta de Freguesia de Arão, convidando as famílias a descobrir, de forma criativa e divertida, um grande clássico da literatura universal.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.