Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão? Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades?
São apenas algumas das questões em análise na Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que terá lugar no esta quarta-feira, 5 de julho, pelas 15h15, na Biblioteca Municipal, em Viana do Castelo.
Promovido pelo Núcleo da SEDES em Viana do Castelo e pela Teach for Portugal, este evento terá um keynote speaker Miguel Moreira Rato, Chairman da Teach for Portugal, sobre “De onde uma criança vem não deve limitar para onde vai” e uma mesa-redonda – “Educação para uma sociedade forte e sustentável” – moderada por João Batista, membro do Observatório SEDES para a Educação e Ensino Superior.
Ana Balcão Reis, Investigadora da Economia da Educação e Professora Catedrática da Nova SBE, Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integram o painel de oradores, juntamente com Gonçalo Quadros, Chairman da tecnológica Critical Software e Sofia Rodrigues, Pró-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que contará com a presença de Helena Paínhas, Presidente do Núcleo da SEDES em Viana do Castelo, será transmitida em direto na Viana TV.

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.