Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão? Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades?
São apenas algumas das questões em análise na Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que terá lugar no esta quarta-feira, 5 de julho, pelas 15h15, na Biblioteca Municipal, em Viana do Castelo.
Promovido pelo Núcleo da SEDES em Viana do Castelo e pela Teach for Portugal, este evento terá um keynote speaker Miguel Moreira Rato, Chairman da Teach for Portugal, sobre “De onde uma criança vem não deve limitar para onde vai” e uma mesa-redonda – “Educação para uma sociedade forte e sustentável” – moderada por João Batista, membro do Observatório SEDES para a Educação e Ensino Superior.
Ana Balcão Reis, Investigadora da Economia da Educação e Professora Catedrática da Nova SBE, Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integram o painel de oradores, juntamente com Gonçalo Quadros, Chairman da tecnológica Critical Software e Sofia Rodrigues, Pró-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que contará com a presença de Helena Paínhas, Presidente do Núcleo da SEDES em Viana do Castelo, será transmitida em direto na Viana TV.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).
O fim de semana em Viana do Castelo será marcado por condições meteorológicas instáveis, com períodos de céu nublado, possibilidade de aguaceiros e até um aviso amarelo de precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.
Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.