Logo
Regional

Núcleo da SEDES em Viana do Castelo e Teach for Portugal promovem conferência

4 Julho, 2023 | 17:11
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão? Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades?

São apenas algumas das questões em análise na Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que terá lugar no esta quarta-feira, 5 de julho, pelas 15h15, na Biblioteca Municipal, em Viana do Castelo.

Promovido pelo Núcleo da SEDES em Viana do Castelo e pela Teach for Portugal, este evento terá um keynote speaker Miguel Moreira Rato, Chairman da Teach for Portugal, sobre “De onde uma criança vem não deve limitar para onde vai” e uma mesa-redonda – “Educação para uma sociedade forte e sustentável” – moderada por João Batista, membro do Observatório SEDES para a Educação e Ensino Superior.

Ana Balcão Reis, Investigadora da Economia da Educação e Professora Catedrática da Nova SBE, Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integram o painel de oradores, juntamente com Gonçalo Quadros, Chairman da tecnológica Critical Software e Sofia Rodrigues, Pró-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que contará com a presença de Helena Paínhas, Presidente do Núcleo da SEDES em Viana do Castelo, será transmitida em direto na Viana TV.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.