O navio da Marinha portuguesa Viana do Castelo vai participar durante os próximos quatro meses na missão “Iniciativa Mar Aberto 2024”, na costa africana, estando previstas visitas a 10 países.
Em comunicado, a Marinha indica que o Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo largou da Base Naval de Lisboa para a missão “Iniciativa Mar Aberto 2024”, uma cerimónia que foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo.
“Esta missão terá a duração de cerca de quatro meses ao longo da costa africana, estando prevista a visita a 10 países, incluindo todos os países africanos de língua oficial portuguesa”, indica aquele ramo das Forças Armadas.
De acordo com o comunicado, na cerimónia Gouveia e Melo “enalteceu a relevância da presença da Marinha no Atlântico Sul” e considerou que e a “Iniciativa Mar Aberto 2024 em África é relevante para Portugal, para a Europa e para a NATO”.
A Marinha refere também que o NRP Viana do Castelo “é comandado pelo capitão-de-fragata Ricardo José Sá Granja e conta com um total de 57 militares embarcados, onde se incluem uma equipa de segurança de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa operadora de sistemas aéreos não tripulados”.

O comunicado assinala ainda que esta iniciativa arrancou em 2008 “como uma resposta do Estado português face à insegurança marítima verificada num espaço geográfico concreto, o Golfo da Guiné”, e visa “contribuir para o reforço das relações de cooperação e satisfazer os compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia”.
“Desde que a Iniciativa Mar Aberto teve início, têm sido empenhados, de forma continuada, diversos meios navais e forças de fuzileiros em ações de cooperação no domínio da Defesa, no apoio ao desenvolvimento de uma cultura e capacidades de segurança marítima em África. Estes esforços têm permitido consolidar o contributo de Portugal enquanto provedor ativo de segurança e capacitação marítima”, salienta a Marinha.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.