O navio de patrulha oceânico NRP Viana do Castelo dobrou pela primeira vez no Cabo da Boa Esperança e é esperado na segunda-feira no porto de Maputo.
O navio português, de 83,1 metros, construído em 2010 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, passou a ponta sul de África, que marca o encontro dos oceanos Atlântico e Índico, na sexta-feira, tendo chegada a Moçambique, ao abrigo da participação na missão Mar Aberto, prevista para 30 de setembro.
Ao longo desta missão, o navio, que conta com uma guarnição de 58 elementos, já escalou portos em Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau e Namíbia.
Inicialmente conhecido por Cabo das Tormentas, na atual África do Sul, foi assim denominado pelo navegador português Bartolomeu Dias, o primeiro a dobrá-lo, em 1488.
A Missão Mar Aberto é uma resposta do Estado português à insegurança marítima que se verifica no Golfo da Guiné e ao mesmo tempo visa promover a cooperação marítima entre Portugal e a Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP) e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC-UE).
Para esta missão, o NRP Viana do Castelo prevê visitar 10 países, entre os quais os seis africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe), viajando cerca de 19 mil milhas náuticas durante quatro meses.
O navio largou da base naval de Lisboa no dia 21 de agosto.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.