O navio de patrulha oceânico NRP Viana do Castelo dobrou pela primeira vez no Cabo da Boa Esperança e é esperado na segunda-feira no porto de Maputo.
O navio português, de 83,1 metros, construído em 2010 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, passou a ponta sul de África, que marca o encontro dos oceanos Atlântico e Índico, na sexta-feira, tendo chegada a Moçambique, ao abrigo da participação na missão Mar Aberto, prevista para 30 de setembro.
Ao longo desta missão, o navio, que conta com uma guarnição de 58 elementos, já escalou portos em Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau e Namíbia.
Inicialmente conhecido por Cabo das Tormentas, na atual África do Sul, foi assim denominado pelo navegador português Bartolomeu Dias, o primeiro a dobrá-lo, em 1488.
A Missão Mar Aberto é uma resposta do Estado português à insegurança marítima que se verifica no Golfo da Guiné e ao mesmo tempo visa promover a cooperação marítima entre Portugal e a Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP) e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC-UE).
Para esta missão, o NRP Viana do Castelo prevê visitar 10 países, entre os quais os seis africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe), viajando cerca de 19 mil milhas náuticas durante quatro meses.
O navio largou da base naval de Lisboa no dia 21 de agosto.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.