O recém-nomeado presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), José Cardoso, afirmou ter como prioridade "fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar os cuidados de saúde à população".

“É uma missão de serviço público para robustecer o SNS”, disse José Cardoso, em declarações à Lusa, um dia depois de ter sido aprovado pelo Conselho de Ministros para presidir à administração da ULSAM, sucedendo a João Porfírio Oliveira, que se encontrava no cargo há um ano.
José Cardoso liderou a Unidade de Saúde Local da Póvoa de Varzim/Vila do Conde entre 2015 e 2018, foi diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Braga entre 2012 e 2015 e renunciou há uma semana ao cargo de deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Barcelos.
O novo presidente da ULSAM assegurou ainda que, no dia em que tomar posse, vai estar “desvinculado das empresas de que é gerente”, nomeadamente a que presta serviços hospitalares, mantendo-se apenas ligado àquelas de que é sócio.
“O cargo é assumido em exclusividade”, observou.
O presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura, lamentou na quinta-feira a substituição do conselho de administração da ULSAM, lamentando a “instabilidade na governação” daquela unidade de saúde.
De acordo com o comunicado do conselho de ministros de foram também designados para um mandato de três anos Maria Helena Leite Ramalho, diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, António Nelson Gomes Rodrigues, como diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primário, Luís Miguel Alves Garcia para enfermeiro diretor, e Lúcia Silva Marinho como vogal executiva.
No início do mês, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho apelou ao Governo para garantir a “estabilidade” na gestão pública da ULSAM, face a notícias vindas a público, relativas à exoneração da administração.
A associação que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo defendeu “um modelo de gestão pública que valorize a estabilidade nas administrações hospitalares, contribuindo, assim, para uma saúde pública mais eficiente, acessível e de qualidade para todos os cidadãos” da região.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
A Vianaequestre – Associação Hípica de Viana do Castelo conquistou a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Clubes de Ensino, prova disputada nos dias 5 e 6 de junho, no Clube Hípico do Norte, alcançando um dos mais relevantes resultados da sua história recente na competição.
O Vertical Elevador de Santa Luzia voltou a superar expectativas e registou, este fim de semana, um novo recorde de participação na sua quinta edição. Cerca de 80 atletas marcaram presença na competição organizada pela Associação Trilhos de Viana, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da União das Freguesias de Viana do Castelo, consolidando o crescimento de uma prova que já é uma referência nacional na modalidade.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, formalizou a sua candidatura à presidência da Federação Distrital de Partido Socialista de Viana do Castelo, surgindo como candidato único ao ato eleitoral marcado para 19 de junho.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participou na PAEE/ALE’ 2026, uma das principais conferências internacionais dedicadas à aprendizagem ativa e à inovação pedagógica, realizada em Tóquio, no Japão.
Escolho o futebol como ponto de partida porque é talvez o exemplo mais visível. É visto por todos, comentado por todos e vivido com uma intensidade muito própria. Mas o tema não é apenas o futebol. O futebol é só o espelho de algo que atravessa a nossa vida em sociedade: a facilidade com que encontramos desculpas e a dificuldade que temos em assumir responsabilidades.
A Casa do Povo de Freixo sagrou-se vencedora da I Liga Distrital de Futebol de Praia Feminino, competição organizada pela Associação de Futebol de Viana do Castelo e disputada durante o fim de semana na Praia do Coral, em Viana do Castelo.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo foi palco, esta sexta-feira, do concurso “Vestir Reciclado”, uma iniciativa que reuniu dezenas de participantes em torno da promoção da sustentabilidade, da economia circular e da solidariedade.