Logo
Regional

Novo presidente da ULSAM quer fortalecer SNS e melhorar cuidados à população

1 Fevereiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O recém-nomeado presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), José Cardoso, afirmou ter como prioridade "fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar os cuidados de saúde à população".

“É uma missão de serviço público para robustecer o SNS”, disse José Cardoso, em declarações à Lusa, um dia depois de ter sido aprovado pelo Conselho de Ministros para presidir à administração da ULSAM, sucedendo a João Porfírio Oliveira, que se encontrava no cargo há um ano.

José Cardoso liderou a Unidade de Saúde Local da Póvoa de Varzim/Vila do Conde entre 2015 e 2018, foi diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Braga entre 2012 e 2015 e renunciou há uma semana ao cargo de deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Barcelos.

O novo presidente da ULSAM assegurou ainda que, no dia em que tomar posse, vai estar “desvinculado das empresas de que é gerente”, nomeadamente a que presta serviços hospitalares, mantendo-se apenas ligado àquelas de que é sócio.

“O cargo é assumido em exclusividade”, observou.

O presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura, lamentou na quinta-feira a substituição do conselho de administração da ULSAM, lamentando a “instabilidade na governação” daquela unidade de saúde.

De acordo com o comunicado do conselho de ministros de foram também designados para um mandato de três anos Maria Helena Leite Ramalho, diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, António Nelson Gomes Rodrigues, como diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primário, Luís Miguel Alves Garcia para enfermeiro diretor, e Lúcia Silva Marinho como vogal executiva.

No início do mês, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho apelou ao Governo para garantir a “estabilidade” na gestão pública da ULSAM, face a notícias vindas a público, relativas à exoneração da administração.

A associação que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo defendeu “um modelo de gestão pública que valorize a estabilidade nas administrações hospitalares, contribuindo, assim, para uma saúde pública mais eficiente, acessível e de qualidade para todos os cidadãos” da região.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.