Logo
Regional

Novo presidente da ULSAM quer fortalecer SNS e melhorar cuidados à população

1 Fevereiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O recém-nomeado presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), José Cardoso, afirmou ter como prioridade "fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar os cuidados de saúde à população".

“É uma missão de serviço público para robustecer o SNS”, disse José Cardoso, em declarações à Lusa, um dia depois de ter sido aprovado pelo Conselho de Ministros para presidir à administração da ULSAM, sucedendo a João Porfírio Oliveira, que se encontrava no cargo há um ano.

José Cardoso liderou a Unidade de Saúde Local da Póvoa de Varzim/Vila do Conde entre 2015 e 2018, foi diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Braga entre 2012 e 2015 e renunciou há uma semana ao cargo de deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Barcelos.

O novo presidente da ULSAM assegurou ainda que, no dia em que tomar posse, vai estar “desvinculado das empresas de que é gerente”, nomeadamente a que presta serviços hospitalares, mantendo-se apenas ligado àquelas de que é sócio.

“O cargo é assumido em exclusividade”, observou.

O presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura, lamentou na quinta-feira a substituição do conselho de administração da ULSAM, lamentando a “instabilidade na governação” daquela unidade de saúde.

De acordo com o comunicado do conselho de ministros de foram também designados para um mandato de três anos Maria Helena Leite Ramalho, diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, António Nelson Gomes Rodrigues, como diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primário, Luís Miguel Alves Garcia para enfermeiro diretor, e Lúcia Silva Marinho como vogal executiva.

No início do mês, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho apelou ao Governo para garantir a “estabilidade” na gestão pública da ULSAM, face a notícias vindas a público, relativas à exoneração da administração.

A associação que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo defendeu “um modelo de gestão pública que valorize a estabilidade nas administrações hospitalares, contribuindo, assim, para uma saúde pública mais eficiente, acessível e de qualidade para todos os cidadãos” da região.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.