O recém-nomeado presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), José Cardoso, afirmou ter como prioridade "fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar os cuidados de saúde à população".
“É uma missão de serviço público para robustecer o SNS”, disse José Cardoso, em declarações à Lusa, um dia depois de ter sido aprovado pelo Conselho de Ministros para presidir à administração da ULSAM, sucedendo a João Porfírio Oliveira, que se encontrava no cargo há um ano.
José Cardoso liderou a Unidade de Saúde Local da Póvoa de Varzim/Vila do Conde entre 2015 e 2018, foi diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Braga entre 2012 e 2015 e renunciou há uma semana ao cargo de deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Barcelos.
O novo presidente da ULSAM assegurou ainda que, no dia em que tomar posse, vai estar “desvinculado das empresas de que é gerente”, nomeadamente a que presta serviços hospitalares, mantendo-se apenas ligado àquelas de que é sócio.
“O cargo é assumido em exclusividade”, observou.
O presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura, lamentou na quinta-feira a substituição do conselho de administração da ULSAM, lamentando a “instabilidade na governação” daquela unidade de saúde.
De acordo com o comunicado do conselho de ministros de foram também designados para um mandato de três anos Maria Helena Leite Ramalho, diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, António Nelson Gomes Rodrigues, como diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primário, Luís Miguel Alves Garcia para enfermeiro diretor, e Lúcia Silva Marinho como vogal executiva.
No início do mês, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho apelou ao Governo para garantir a “estabilidade” na gestão pública da ULSAM, face a notícias vindas a público, relativas à exoneração da administração.
A associação que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo defendeu “um modelo de gestão pública que valorize a estabilidade nas administrações hospitalares, contribuindo, assim, para uma saúde pública mais eficiente, acessível e de qualidade para todos os cidadãos” da região.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.