Logo
Regional

Novo concurso para transportes públicos no Alto Minho só terá efeitos após eleições autárquicas

16 Agosto, 2025 | 8:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou um quarto concurso para a concessão do serviço público de transportes intermunicipais, mas o processo não ficará concluído até às eleições autárquicas de outubro. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, após reunião extraordinária do executivo municipal.

“É impensável ter o serviço de transporte intermunicipal a funcionar até ao fim do mandato”, afirmou o autarca, lembrando que o processo teve início em 2023 e tem sido marcado por anulações e impugnações judiciais.

O primeiro concurso público internacional foi lançado em março de 2023 e cancelado cinco meses depois, por falhas técnicas da empresa concorrente. Em novembro do mesmo ano, a CIM lançou um novo concurso, com um preço base de 21,6 milhões de euros. A empresa NEX venceu o procedimento, mas o processo foi contestado judicialmente por duas concorrentes. Só em agosto deste ano o tribunal validou a adjudicação, altura em que a empresa vencedora não apresentou a documentação obrigatória nem prestou caução, obrigando à anulação do concurso.

“Vamos no quarto procedimento. Há uma alteração nos custos, o tempo vai passando, a inflação, a subida da massa salarial… Sempre que há um novo procedimento, é preciso rever as peças do concurso”, explicou Luís Nobre.

Em outubro de 2024, o presidente da CIM, Manoel Batista, já havia admitido que o novo concurso só poderia avançar no início de 2025. Com o novo lançamento agora confirmado, a entrada em funcionamento do futuro sistema de transportes públicos integrados nos dez municípios do distrito de Viana do Castelo ficará nas mãos do próximo mandato autárquico.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Novembro, 2025

Joel Ricardo Santos apresenta “OVERBOOKING” em Esposende

O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.

Nacional 6 Novembro, 2025

Programa “Já Chegámos” ensina segurança rodoviária a alunos de Viana do Castelo

Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.

Desporto 6 Novembro, 2025

Árbitra valenciana Filipa Cunha nomeada para jogos internacionais

A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.

Cultura 6 Novembro, 2025

Governo cria grupo de trabalho após encerramento de várias salas de cinema em todo o país

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.