A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou um quarto concurso para a concessão do serviço público de transportes intermunicipais, mas o processo não ficará concluído até às eleições autárquicas de outubro. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, após reunião extraordinária do executivo municipal.
“É impensável ter o serviço de transporte intermunicipal a funcionar até ao fim do mandato”, afirmou o autarca, lembrando que o processo teve início em 2023 e tem sido marcado por anulações e impugnações judiciais.
O primeiro concurso público internacional foi lançado em março de 2023 e cancelado cinco meses depois, por falhas técnicas da empresa concorrente. Em novembro do mesmo ano, a CIM lançou um novo concurso, com um preço base de 21,6 milhões de euros. A empresa NEX venceu o procedimento, mas o processo foi contestado judicialmente por duas concorrentes. Só em agosto deste ano o tribunal validou a adjudicação, altura em que a empresa vencedora não apresentou a documentação obrigatória nem prestou caução, obrigando à anulação do concurso.
“Vamos no quarto procedimento. Há uma alteração nos custos, o tempo vai passando, a inflação, a subida da massa salarial… Sempre que há um novo procedimento, é preciso rever as peças do concurso”, explicou Luís Nobre.
Em outubro de 2024, o presidente da CIM, Manoel Batista, já havia admitido que o novo concurso só poderia avançar no início de 2025. Com o novo lançamento agora confirmado, a entrada em funcionamento do futuro sistema de transportes públicos integrados nos dez municípios do distrito de Viana do Castelo ficará nas mãos do próximo mandato autárquico.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).