A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou um quarto concurso para a concessão do serviço público de transportes intermunicipais, mas o processo não ficará concluído até às eleições autárquicas de outubro. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, após reunião extraordinária do executivo municipal.
“É impensável ter o serviço de transporte intermunicipal a funcionar até ao fim do mandato”, afirmou o autarca, lembrando que o processo teve início em 2023 e tem sido marcado por anulações e impugnações judiciais.
O primeiro concurso público internacional foi lançado em março de 2023 e cancelado cinco meses depois, por falhas técnicas da empresa concorrente. Em novembro do mesmo ano, a CIM lançou um novo concurso, com um preço base de 21,6 milhões de euros. A empresa NEX venceu o procedimento, mas o processo foi contestado judicialmente por duas concorrentes. Só em agosto deste ano o tribunal validou a adjudicação, altura em que a empresa vencedora não apresentou a documentação obrigatória nem prestou caução, obrigando à anulação do concurso.
“Vamos no quarto procedimento. Há uma alteração nos custos, o tempo vai passando, a inflação, a subida da massa salarial… Sempre que há um novo procedimento, é preciso rever as peças do concurso”, explicou Luís Nobre.
Em outubro de 2024, o presidente da CIM, Manoel Batista, já havia admitido que o novo concurso só poderia avançar no início de 2025. Com o novo lançamento agora confirmado, a entrada em funcionamento do futuro sistema de transportes públicos integrados nos dez municípios do distrito de Viana do Castelo ficará nas mãos do próximo mandato autárquico.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.