O Comando Territorial de Viana do Castelo realizou, esta terça-feira, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Viana do Castelo, coronel António Maciel da Silva, uma cerimónia presidida pelo 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva, nas instalações do Comando da Unidade.
O coronel António Maciel da Silva é natural de Barcelos e nasceu no dia 18 de agosto de 1971. É mestre em Ciências Militares, na especialidade Segurança (GNR), pela Academia Militar e possui uma pós-graduação em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1993, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
Comandante dos Destacamentos Fiscais de Setúbal e Caminha, na antiga Brigada Fiscal;
Comandante do Destacamento Territorial de Mafra,
Adjunto do Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos;
Chefe da Repartição de Promoções e Colocações, da Direção de Recursos Humanos do Comando da Administração dos Recursos Internos;
Comandante do Destacamento de Ação Fiscal do Porto;
Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal, Oficial de Segurança e Chefe da Secção de Recursos Humanos do Comando Territorial de Santarém;
Chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas e 2.º Comandante do Comando Territorial de Viana do Castelo;
Assessor do Exmo. 2.º Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Viana do Castelo é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 2 178 km2 e a responsabilidade da segurança de 203.035 habitantes. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e três Destacamentos Territoriais, designadamente: Arcos de Valdevez, Valença e Viana do Castelo, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais e um de Trânsito, num total de 16.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.