O Comando Territorial de Viana do Castelo realizou, esta terça-feira, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Viana do Castelo, coronel António Maciel da Silva, uma cerimónia presidida pelo 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva, nas instalações do Comando da Unidade.
O coronel António Maciel da Silva é natural de Barcelos e nasceu no dia 18 de agosto de 1971. É mestre em Ciências Militares, na especialidade Segurança (GNR), pela Academia Militar e possui uma pós-graduação em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1993, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
Comandante dos Destacamentos Fiscais de Setúbal e Caminha, na antiga Brigada Fiscal;
Comandante do Destacamento Territorial de Mafra,
Adjunto do Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos;
Chefe da Repartição de Promoções e Colocações, da Direção de Recursos Humanos do Comando da Administração dos Recursos Internos;
Comandante do Destacamento de Ação Fiscal do Porto;
Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal, Oficial de Segurança e Chefe da Secção de Recursos Humanos do Comando Territorial de Santarém;
Chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas e 2.º Comandante do Comando Territorial de Viana do Castelo;
Assessor do Exmo. 2.º Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Viana do Castelo é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 2 178 km2 e a responsabilidade da segurança de 203.035 habitantes. Integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e três Destacamentos Territoriais, designadamente: Arcos de Valdevez, Valença e Viana do Castelo, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais e um de Trânsito, num total de 16.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.