O novo capitão do porto de Caminha, capitão-tenente Fernando Pereira, admitiu que ao longo do seu mandato vai procurar ter em conta a "cooperação" com Espanha na fiscalização do Rio Minho.
“Eu acredito que nenhuma entidade consegue exercer, convenientemente, a sua missão. Ainda mais, numa área com um troço internacional partilhado com os nossos irmãos espanhóis, em que todos temos funções de Estado na fiscalização do rio Minho”, realçou, no final da cerimónia de tomada de posse, que decorreu, ontem, na Capitania do Porto de Caminha.
O capitão-tenente referiu que apesar das “particularidades específicas” da eurorregião Norte de Portugal/Galiza focar-se-á “sempre” naquilo que são as competências do capitão do porto, do comando local da Polícia Marítima e da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho. “O objetivo será sempre dar resposta à comunidade ribeirinha e costeira em estreita relação com as outras entidades e garantir sempre a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança das pessoas”, sublinhou.
Com 41 anos, Fernando José Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. “É um prazer enorme desempenhar as funções na Marinha, isto é, aquilo que eu estudei, na minha terra natal. No concelho que me viu nascer e crescer. É uma honra tremenda”, exprimiu.
O capitão-tenente Fernando Pereira substitui assim o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço na capitania de Caminha.

A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.