O novo capitão do porto de Caminha, capitão-tenente Fernando Pereira, admitiu que ao longo do seu mandato vai procurar ter em conta a "cooperação" com Espanha na fiscalização do Rio Minho.
“Eu acredito que nenhuma entidade consegue exercer, convenientemente, a sua missão. Ainda mais, numa área com um troço internacional partilhado com os nossos irmãos espanhóis, em que todos temos funções de Estado na fiscalização do rio Minho”, realçou, no final da cerimónia de tomada de posse, que decorreu, ontem, na Capitania do Porto de Caminha.
O capitão-tenente referiu que apesar das “particularidades específicas” da eurorregião Norte de Portugal/Galiza focar-se-á “sempre” naquilo que são as competências do capitão do porto, do comando local da Polícia Marítima e da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho. “O objetivo será sempre dar resposta à comunidade ribeirinha e costeira em estreita relação com as outras entidades e garantir sempre a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança das pessoas”, sublinhou.
Com 41 anos, Fernando José Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. “É um prazer enorme desempenhar as funções na Marinha, isto é, aquilo que eu estudei, na minha terra natal. No concelho que me viu nascer e crescer. É uma honra tremenda”, exprimiu.
O capitão-tenente Fernando Pereira substitui assim o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço na capitania de Caminha.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.