O novo capitão do porto de Caminha, capitão-tenente Fernando Pereira, admitiu que ao longo do seu mandato vai procurar ter em conta a "cooperação" com Espanha na fiscalização do Rio Minho.
“Eu acredito que nenhuma entidade consegue exercer, convenientemente, a sua missão. Ainda mais, numa área com um troço internacional partilhado com os nossos irmãos espanhóis, em que todos temos funções de Estado na fiscalização do rio Minho”, realçou, no final da cerimónia de tomada de posse, que decorreu, ontem, na Capitania do Porto de Caminha.
O capitão-tenente referiu que apesar das “particularidades específicas” da eurorregião Norte de Portugal/Galiza focar-se-á “sempre” naquilo que são as competências do capitão do porto, do comando local da Polícia Marítima e da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho. “O objetivo será sempre dar resposta à comunidade ribeirinha e costeira em estreita relação com as outras entidades e garantir sempre a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança das pessoas”, sublinhou.
Com 41 anos, Fernando José Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. “É um prazer enorme desempenhar as funções na Marinha, isto é, aquilo que eu estudei, na minha terra natal. No concelho que me viu nascer e crescer. É uma honra tremenda”, exprimiu.
O capitão-tenente Fernando Pereira substitui assim o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço na capitania de Caminha.

O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.