O novo capitão do porto de Caminha, capitão-tenente Fernando Pereira, admitiu que ao longo do seu mandato vai procurar ter em conta a "cooperação" com Espanha na fiscalização do Rio Minho.
“Eu acredito que nenhuma entidade consegue exercer, convenientemente, a sua missão. Ainda mais, numa área com um troço internacional partilhado com os nossos irmãos espanhóis, em que todos temos funções de Estado na fiscalização do rio Minho”, realçou, no final da cerimónia de tomada de posse, que decorreu, ontem, na Capitania do Porto de Caminha.
O capitão-tenente referiu que apesar das “particularidades específicas” da eurorregião Norte de Portugal/Galiza focar-se-á “sempre” naquilo que são as competências do capitão do porto, do comando local da Polícia Marítima e da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho. “O objetivo será sempre dar resposta à comunidade ribeirinha e costeira em estreita relação com as outras entidades e garantir sempre a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança das pessoas”, sublinhou.
Com 41 anos, Fernando José Vieira Pereira nasceu em Viana do Castelo, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários em Vila Praia de Âncora. “É um prazer enorme desempenhar as funções na Marinha, isto é, aquilo que eu estudei, na minha terra natal. No concelho que me viu nascer e crescer. É uma honra tremenda”, exprimiu.
O capitão-tenente Fernando Pereira substitui assim o capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, que concluiu a sua comissão de serviço na capitania de Caminha.

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.