O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.
O boletim do clima do IPMA indica que, em Portugal Continental, o mês de novembro de 2024 classificou-se como “extremamente quente” em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
“Foi o novembro mais quente dos últimos 94 anos. O valor médio da temperatura média do ar, 15,4 °C, apresenta uma anomalia de + 2,69 °C em relação ao valor da normal 1981-2010”, precisa o IPMA.
Segundo o boletim, a temperatura mínima do ar registou o terceiro valor mais alto desde 1931 e segundo mais alto desde 2000, enquanto a temperatura máxima teve o quarto valor mais alto dos últimos 93 anos.
“Durante o mês os valores da temperatura do ar estiveram quase sempre acima do valor médio mensal, destacando-se o dia 06 de novembro com 20% das estações meteorológicas da rede do IPMA a registarem valores da temperatura máxima acima de 25 °C. No dia 06 de novembro registou-se o valor mais alto do mês, 27.9 °C, na estação meteorológica de Alcácer do Sal”, indica o documento.
O IPMA salienta a precipitação forte registada no período de 14 a 16, em especial na região Sul no dia 16 e em particular no interior do Baixo Alentejo e o Algarve, onde ocorreram inundações em algumas localidades.
O boletim dá também conta que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul, cingindo-se apenas à região litoral Sul entre Sines e Portimão.
No final de novembro apenas 8 % do território estava em seca meteorológica (classe de seca fraca).
A nível mundial, a temperatura média foi de 14,10 graus, mais 0,70 do que o valor médio entre 1991 e 2020.
“Estima-se que o mês tenha sido cerca de 1,62 °C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900, e é o 16º mês num período de 17 meses em que a temperatura do ar da superfície média global excedeu 1,5°” graus”, referiu o IPMA, em comunicado
Na Europa, o valor médio da temperatura média do ar foi 5,14 °C, + 0,78 °C do que o valor médio 1991-2020.
As temperaturas do ar estiveram acima da média (1991-2020) no norte da Rússia e registaram-se recordes de temperatura em Kirkenes, no Ártico da Noruega. A Dinamarca teve a noite mais quente para o mês de novembro e a Islândia também estabeleceu um recorde para a noite mais quente de novembro em qualquer lugar acima da latitude 60°: 22,9°C.
Nas regiões do sudoeste da Europa, as temperaturas do ar estiveram igualmente acima da média, com temperaturas noturnas extremas registadas em França no final do mês.
“Em contraste, o Leste e o Sul da Europa e a Turquia registaram temperaturas abaixo da média, tal como algumas partes de Itália”, observaram os técnicos.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.