Logo
Nacional

Nove fogos significativos em curso combatidos por cerca de 2.000 operacionais

19 Setembro, 2024 | 20:23
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Cerca de 2.000 operacionais, 603 meios terrestres e 22 meios aéreos estavam pelas 18:00 de hoje a combater nove incêndios rurais mais significativos e em curso nas regiões Norte e Centro de Portugal continental, segundo dados da Proteção Civil.

De acordo com informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), registavam-se pelas 18:00 um total de 14 incêndios rurais considerados como ocorrências significativas (pela sua dimensão e duração), dos quais nove em curso (em evolução sem limitação de área) e cinco em resolução (sem perigo de propagação).

Esses 14 fogos rurais (de entre as três tipologias definidas pela Proteção Civil: povoamento florestal, mato e agrícola), contavam com um total de 3.191 operacionais, 948 veículos e 22 meios aéreos, segundo os dados da ANEPC.

Somando as outras ocorrências, registavam-se pelas 18:00 um total de 92 incêndios em Portugal continental, que estavam a ser combatidos por 4.571 operacionais, cerca de 1.300 meios terrestres e 38 meios aéreos.

A essa hora, o incêndio que mobilizada mais recursos no combate era o que deflagrou na noite de segunda-feira numa zona de mato em Soutelo, Castro Daire, no distrito de Viseu, contando com 797 operacionais (inclusive bombeiros e forças de segurança), 242 meios terrestres e 13 meios aéreos.

Ainda no concelho de Castro Daire, na aldeia de Moção, encontrava-se em curso um fogo em povoamento florestal, que teve início na terça-feira e que se mantém ativo, estando a ser combatido por 125 operacionais e 41 veículos.

No distrito de Viseu, estava também em destaque o fogo que deflagrou na segunda-feira de madrugada em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, contando com 231 operacionais, 56 veículos e três meios aéreos, assim como o que de Lamego, que teve início na quarta-feira à tarde, estando com 94 operacionais e 29 meios terrestres.

Dos fogos em curso, destacava-se ainda o incêndio em Alvarenga, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, que deflagrou na tarde de quarta-feira e estava a ser combatido por 333 operacionais, 98 veículos e quatro aeronaves.

Entre os fogos ativos mais significativos estavam também três no distrito de Vila Real, nomeadamente nos concelhos de Alijó (168 operacionais e 49 veículos), Vila Pouca de Aguiar (163 operacionais, 45 meios terrestres e dois meios aéreos), estes dois que deflagraram na terça-feira, e Peso da Régua (62 operacionais e 17 veículos), que teve início esta quinta-feira pelas 10:30.

A Proteção Civil realçava, entre os incêndios ativos, um fogo em Santo Tirso, distrito do Porto, que deflagrou no início da tarde de terça-feira, mobilizando 79 operacionais e 26 veículos.

Entre os cinco fogos em resolução e com destaque nas ocorrências significativas pelas 18:00 estavam os dois incêndios em povoamento florestal no concelho de Sever de Vouga, distrito de Aveiro, ambos a lavrar desde domingo, ocupando ainda cerca de 800 elementos das forças de socorro e segurança e 240 veículos.

De acordo com a ANEPC, continuavam a merecer destaque, apesar de dominados, os fogos em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, com 190 operacionais e 62 veículos; em Nelas, distrito de Viseu, com 76 operacionais e 20 veículos; e em Amarante, distrito do Porto, com 65 operacionais e 22 veículos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.