Cerca de 2.000 operacionais, 603 meios terrestres e 22 meios aéreos estavam pelas 18:00 de hoje a combater nove incêndios rurais mais significativos e em curso nas regiões Norte e Centro de Portugal continental, segundo dados da Proteção Civil.
De acordo com informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), registavam-se pelas 18:00 um total de 14 incêndios rurais considerados como ocorrências significativas (pela sua dimensão e duração), dos quais nove em curso (em evolução sem limitação de área) e cinco em resolução (sem perigo de propagação).
Esses 14 fogos rurais (de entre as três tipologias definidas pela Proteção Civil: povoamento florestal, mato e agrícola), contavam com um total de 3.191 operacionais, 948 veículos e 22 meios aéreos, segundo os dados da ANEPC.
Somando as outras ocorrências, registavam-se pelas 18:00 um total de 92 incêndios em Portugal continental, que estavam a ser combatidos por 4.571 operacionais, cerca de 1.300 meios terrestres e 38 meios aéreos.
A essa hora, o incêndio que mobilizada mais recursos no combate era o que deflagrou na noite de segunda-feira numa zona de mato em Soutelo, Castro Daire, no distrito de Viseu, contando com 797 operacionais (inclusive bombeiros e forças de segurança), 242 meios terrestres e 13 meios aéreos.
Ainda no concelho de Castro Daire, na aldeia de Moção, encontrava-se em curso um fogo em povoamento florestal, que teve início na terça-feira e que se mantém ativo, estando a ser combatido por 125 operacionais e 41 veículos.
No distrito de Viseu, estava também em destaque o fogo que deflagrou na segunda-feira de madrugada em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, contando com 231 operacionais, 56 veículos e três meios aéreos, assim como o que de Lamego, que teve início na quarta-feira à tarde, estando com 94 operacionais e 29 meios terrestres.
Dos fogos em curso, destacava-se ainda o incêndio em Alvarenga, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, que deflagrou na tarde de quarta-feira e estava a ser combatido por 333 operacionais, 98 veículos e quatro aeronaves.
Entre os fogos ativos mais significativos estavam também três no distrito de Vila Real, nomeadamente nos concelhos de Alijó (168 operacionais e 49 veículos), Vila Pouca de Aguiar (163 operacionais, 45 meios terrestres e dois meios aéreos), estes dois que deflagraram na terça-feira, e Peso da Régua (62 operacionais e 17 veículos), que teve início esta quinta-feira pelas 10:30.
A Proteção Civil realçava, entre os incêndios ativos, um fogo em Santo Tirso, distrito do Porto, que deflagrou no início da tarde de terça-feira, mobilizando 79 operacionais e 26 veículos.
Entre os cinco fogos em resolução e com destaque nas ocorrências significativas pelas 18:00 estavam os dois incêndios em povoamento florestal no concelho de Sever de Vouga, distrito de Aveiro, ambos a lavrar desde domingo, ocupando ainda cerca de 800 elementos das forças de socorro e segurança e 240 veículos.
De acordo com a ANEPC, continuavam a merecer destaque, apesar de dominados, os fogos em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, com 190 operacionais e 62 veículos; em Nelas, distrito de Viseu, com 76 operacionais e 20 veículos; e em Amarante, distrito do Porto, com 65 operacionais e 22 veículos.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.