Na Escola Superior de Desporto e Lazer, abrem as candidaturas para a pós-graduação em Direito e Desporto. Um curso que pretende desenvolver competências e conhecimento nas diversas áreas do Direito Desportivo, direcionado para a prática profissional de licenciados em Direito Desporto, Técnicos de Exercício, Ciências do Desporto e/ou Educação Física, Agentes Desportivos, Dirigentes ou Atletas.
A conclusão desta pós-graduação, ou de Unidades Curriculares, será objeto de submissão a acreditação do IPDJ, a contabilizar para a renovação de cédulas profissionais de treinador de desporto.
Da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) passamos para a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) e para mais duas PG. Começamos por apresentar a formação em Intervenções Assistidas por Animais, uma prática que tem tido um crescimento acentuado nos últimos anos, nomeadamente junto de populações mais vulneráveis, como crianças, idosos ou portadores de deficiência. No entanto, este crescimento nem sempre tem sido acompanhado de evidências científicas. E é a pensar numa solução para esta questão que a ESA-IPVC avança com mais esta pós-graduação.
Na ESA-IPVC abrem também candidaturas para a formação em Uma Só Saúde | One Health, uma pós-graduação que coloca em evidência a necessidade de uma abrangência global das questões da saúde, desde a saúde humana, à ambiental e à animal.
A Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) abre também uma nova pós-graduação no segundo semestre de 2023/24. Avaliação Gerontológica e Multidimensional pretende ajudar a encontrar respostas para uma das realidades do mundo atual: o envelhecimento da população mundial e o aumento da longevidade humana. Esta PG assume-se como uma oportunidade para o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de envelhecimento numa perspetiva multidimensional, tendo sido desenhada para dar resposta à crescente procura de conhecimentos e competências gerontológicas num contexto de envelhecimento acentuado.
Por fim, a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) dá início à pós-graduação em Marketing para a Economia Azul, balizada para oferecer formação especializada na área do marketing para todas as organizações que se relacionem com a Economia Azul.
Estas formações irão funcionar preferencialmente em horário pós-laboral e em regime de b-learning. Todas estas pós-graduações estão inseridas no PRR – Plano de Resolução e Resiliência. Aos formandos que concluam com sucesso e em tempo útil a formação será atribuída uma bolsa no valor de 50% do valor pago na propina.
AQUI poderão ter acesso a informações mais detalhadas sobre cada uma das pós-graduações
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.