Na Escola Superior de Desporto e Lazer, abrem as candidaturas para a pós-graduação em Direito e Desporto. Um curso que pretende desenvolver competências e conhecimento nas diversas áreas do Direito Desportivo, direcionado para a prática profissional de licenciados em Direito Desporto, Técnicos de Exercício, Ciências do Desporto e/ou Educação Física, Agentes Desportivos, Dirigentes ou Atletas.
A conclusão desta pós-graduação, ou de Unidades Curriculares, será objeto de submissão a acreditação do IPDJ, a contabilizar para a renovação de cédulas profissionais de treinador de desporto.
Da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC) passamos para a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) e para mais duas PG. Começamos por apresentar a formação em Intervenções Assistidas por Animais, uma prática que tem tido um crescimento acentuado nos últimos anos, nomeadamente junto de populações mais vulneráveis, como crianças, idosos ou portadores de deficiência. No entanto, este crescimento nem sempre tem sido acompanhado de evidências científicas. E é a pensar numa solução para esta questão que a ESA-IPVC avança com mais esta pós-graduação.
Na ESA-IPVC abrem também candidaturas para a formação em Uma Só Saúde | One Health, uma pós-graduação que coloca em evidência a necessidade de uma abrangência global das questões da saúde, desde a saúde humana, à ambiental e à animal.
A Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) abre também uma nova pós-graduação no segundo semestre de 2023/24. Avaliação Gerontológica e Multidimensional pretende ajudar a encontrar respostas para uma das realidades do mundo atual: o envelhecimento da população mundial e o aumento da longevidade humana. Esta PG assume-se como uma oportunidade para o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de envelhecimento numa perspetiva multidimensional, tendo sido desenhada para dar resposta à crescente procura de conhecimentos e competências gerontológicas num contexto de envelhecimento acentuado.
Por fim, a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) dá início à pós-graduação em Marketing para a Economia Azul, balizada para oferecer formação especializada na área do marketing para todas as organizações que se relacionem com a Economia Azul.
Estas formações irão funcionar preferencialmente em horário pós-laboral e em regime de b-learning. Todas estas pós-graduações estão inseridas no PRR – Plano de Resolução e Resiliência. Aos formandos que concluam com sucesso e em tempo útil a formação será atribuída uma bolsa no valor de 50% do valor pago na propina.
AQUI poderão ter acesso a informações mais detalhadas sobre cada uma das pós-graduações
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.