O Politécnico de Viana do Castelo abre candidaturas, entre 5 e 19 de maio, para três formações microcredenciadas inovadoras, focadas na Dieta Atlântica. Com uma forte ligação à tradição, sustentabilidade e identidade do Minho, os cursos centram-se no fine dining, na inovação do pescado e no storytelling gastronómico.
A conclusão com êxito da ou das formações permitirá ao formando receber uma bolsa correspondente ao valor total da propina.
Promover a Dieta Atlântica enquanto ativo estratégico da região e criar competências profissionais ligadas à gastronomia, turismo e cultura são os objetivos centrais das três formações microcredenciadas que o Politécnico de Viana do Castelo lança agora com candidaturas abertas até 19 de maio.
As novas formações — Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas, Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto e Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto — decorrem em formato presencial e foram desenhadas para profissionais e interessados com percurso ou projetos ligados à gastronomia, restauração, enoturismo ou marketing gastronómico.
A iniciativa conta com a parceria da Confraria dos Gastrónomos do Minho, reforçando a ligação entre o saber tradicional e as novas abordagens de valorização dos produtos endógenos do litoral minhoto.
As formações decorrerão ao sábado, entre junho e julho, e conferem 3 ECTS, sendo atribuída bolsa PRR correspondente a 100% do valor da propina a quem concluir com sucesso e em tempo útil.
Dieta Atlântica: Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas
Centra-se na excelência do serviço de mesa e vinhos, com destaque para o fine dining e a harmonização entre vinhos verdes e iguarias da região. Ideal para profissionais da restauração e enoturismo que pretendam elevar a experiência gastronómica e promover a Dieta Atlântica.
Dieta Atlântica: Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto
Valoriza o peixe local e menos nobre em receitas criativas e saudáveis, através de sessões práticas e showcookings. Dirige-se a quem deseja dominar as técnicas da Dieta Atlântica com impacto na saúde, cultura e sustentabilidade.
Dieta Atlântica: Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto
Capacita os formandos para comunicar, de forma autêntica e criativa, o valor da gastronomia minhota. Destina-se a quem trabalha na área da restauração, turismo ou marketing digital e quer usar o storytelling como ferramenta estratégica.
Estas formações integram a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo de valorização dos recursos do território, da gastronomia e da cultura local, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a qualificação de profissionais num setor em forte crescimento.
Bolsa de incentivo PRR
A quem concluir a ou as formações com êxito e em tempo útil será atribuída um bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Candidaturas em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.