O Politécnico de Viana do Castelo abre candidaturas, entre 5 e 19 de maio, para três formações microcredenciadas inovadoras, focadas na Dieta Atlântica. Com uma forte ligação à tradição, sustentabilidade e identidade do Minho, os cursos centram-se no fine dining, na inovação do pescado e no storytelling gastronómico.
A conclusão com êxito da ou das formações permitirá ao formando receber uma bolsa correspondente ao valor total da propina.
Promover a Dieta Atlântica enquanto ativo estratégico da região e criar competências profissionais ligadas à gastronomia, turismo e cultura são os objetivos centrais das três formações microcredenciadas que o Politécnico de Viana do Castelo lança agora com candidaturas abertas até 19 de maio.
As novas formações — Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas, Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto e Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto — decorrem em formato presencial e foram desenhadas para profissionais e interessados com percurso ou projetos ligados à gastronomia, restauração, enoturismo ou marketing gastronómico.
A iniciativa conta com a parceria da Confraria dos Gastrónomos do Minho, reforçando a ligação entre o saber tradicional e as novas abordagens de valorização dos produtos endógenos do litoral minhoto.
As formações decorrerão ao sábado, entre junho e julho, e conferem 3 ECTS, sendo atribuída bolsa PRR correspondente a 100% do valor da propina a quem concluir com sucesso e em tempo útil.
Dieta Atlântica: Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas
Centra-se na excelência do serviço de mesa e vinhos, com destaque para o fine dining e a harmonização entre vinhos verdes e iguarias da região. Ideal para profissionais da restauração e enoturismo que pretendam elevar a experiência gastronómica e promover a Dieta Atlântica.
Dieta Atlântica: Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto
Valoriza o peixe local e menos nobre em receitas criativas e saudáveis, através de sessões práticas e showcookings. Dirige-se a quem deseja dominar as técnicas da Dieta Atlântica com impacto na saúde, cultura e sustentabilidade.
Dieta Atlântica: Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto
Capacita os formandos para comunicar, de forma autêntica e criativa, o valor da gastronomia minhota. Destina-se a quem trabalha na área da restauração, turismo ou marketing digital e quer usar o storytelling como ferramenta estratégica.
Estas formações integram a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo de valorização dos recursos do território, da gastronomia e da cultura local, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a qualificação de profissionais num setor em forte crescimento.
Bolsa de incentivo PRR
A quem concluir a ou as formações com êxito e em tempo útil será atribuída um bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Candidaturas em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.