O Politécnico de Viana do Castelo abre candidaturas, entre 5 e 19 de maio, para três formações microcredenciadas inovadoras, focadas na Dieta Atlântica. Com uma forte ligação à tradição, sustentabilidade e identidade do Minho, os cursos centram-se no fine dining, na inovação do pescado e no storytelling gastronómico.
A conclusão com êxito da ou das formações permitirá ao formando receber uma bolsa correspondente ao valor total da propina.
Promover a Dieta Atlântica enquanto ativo estratégico da região e criar competências profissionais ligadas à gastronomia, turismo e cultura são os objetivos centrais das três formações microcredenciadas que o Politécnico de Viana do Castelo lança agora com candidaturas abertas até 19 de maio.
As novas formações — Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas, Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto e Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto — decorrem em formato presencial e foram desenhadas para profissionais e interessados com percurso ou projetos ligados à gastronomia, restauração, enoturismo ou marketing gastronómico.
A iniciativa conta com a parceria da Confraria dos Gastrónomos do Minho, reforçando a ligação entre o saber tradicional e as novas abordagens de valorização dos produtos endógenos do litoral minhoto.
As formações decorrerão ao sábado, entre junho e julho, e conferem 3 ECTS, sendo atribuída bolsa PRR correspondente a 100% do valor da propina a quem concluir com sucesso e em tempo útil.
Dieta Atlântica: Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas
Centra-se na excelência do serviço de mesa e vinhos, com destaque para o fine dining e a harmonização entre vinhos verdes e iguarias da região. Ideal para profissionais da restauração e enoturismo que pretendam elevar a experiência gastronómica e promover a Dieta Atlântica.
Dieta Atlântica: Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto
Valoriza o peixe local e menos nobre em receitas criativas e saudáveis, através de sessões práticas e showcookings. Dirige-se a quem deseja dominar as técnicas da Dieta Atlântica com impacto na saúde, cultura e sustentabilidade.
Dieta Atlântica: Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto
Capacita os formandos para comunicar, de forma autêntica e criativa, o valor da gastronomia minhota. Destina-se a quem trabalha na área da restauração, turismo ou marketing digital e quer usar o storytelling como ferramenta estratégica.
Estas formações integram a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo de valorização dos recursos do território, da gastronomia e da cultura local, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a qualificação de profissionais num setor em forte crescimento.
Bolsa de incentivo PRR
A quem concluir a ou as formações com êxito e em tempo útil será atribuída um bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Candidaturas em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.