O Politécnico de Viana do Castelo abre candidaturas, entre 5 e 19 de maio, para três formações microcredenciadas inovadoras, focadas na Dieta Atlântica. Com uma forte ligação à tradição, sustentabilidade e identidade do Minho, os cursos centram-se no fine dining, na inovação do pescado e no storytelling gastronómico.
A conclusão com êxito da ou das formações permitirá ao formando receber uma bolsa correspondente ao valor total da propina.
Promover a Dieta Atlântica enquanto ativo estratégico da região e criar competências profissionais ligadas à gastronomia, turismo e cultura são os objetivos centrais das três formações microcredenciadas que o Politécnico de Viana do Castelo lança agora com candidaturas abertas até 19 de maio.
As novas formações — Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas, Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto e Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto — decorrem em formato presencial e foram desenhadas para profissionais e interessados com percurso ou projetos ligados à gastronomia, restauração, enoturismo ou marketing gastronómico.
A iniciativa conta com a parceria da Confraria dos Gastrónomos do Minho, reforçando a ligação entre o saber tradicional e as novas abordagens de valorização dos produtos endógenos do litoral minhoto.
As formações decorrerão ao sábado, entre junho e julho, e conferem 3 ECTS, sendo atribuída bolsa PRR correspondente a 100% do valor da propina a quem concluir com sucesso e em tempo útil.
Dieta Atlântica: Fine Dining, Vinhos e Experiências Únicas
Centra-se na excelência do serviço de mesa e vinhos, com destaque para o fine dining e a harmonização entre vinhos verdes e iguarias da região. Ideal para profissionais da restauração e enoturismo que pretendam elevar a experiência gastronómica e promover a Dieta Atlântica.
Dieta Atlântica: Inovação na Confeção do Pescado do Litoral Minhoto
Valoriza o peixe local e menos nobre em receitas criativas e saudáveis, através de sessões práticas e showcookings. Dirige-se a quem deseja dominar as técnicas da Dieta Atlântica com impacto na saúde, cultura e sustentabilidade.
Dieta Atlântica: Storytelling da Gastronomia Tradicional do Litoral Minhoto
Capacita os formandos para comunicar, de forma autêntica e criativa, o valor da gastronomia minhota. Destina-se a quem trabalha na área da restauração, turismo ou marketing digital e quer usar o storytelling como ferramenta estratégica.
Estas formações integram a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo de valorização dos recursos do território, da gastronomia e da cultura local, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a qualificação de profissionais num setor em forte crescimento.
Bolsa de incentivo PRR
A quem concluir a ou as formações com êxito e em tempo útil será atribuída um bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Candidaturas em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.