O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologia de Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.
Com forte ligação à indústria e um currículo alinhado com os desafios do setor, esta formação aposta no desenvolvimento de competências essenciais para um dos motores da transição energética. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 30 de abril AQUI
A transição energética é um dos grandes desafios da atualidade, e as energias renováveis oceânicas assumem um papel determinante na descarbonização da economia global. A pensar no futuro e nas exigências do mercado, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avança com uma nova pós-graduação. A formação inovadora em Tecnologia de Energias Oceânicas foi desenvolvida para dotar os profissionais das competências necessárias para atuar num setor em rápido crescimento e mudança.
Com um programa multidisciplinar, o curso oferece formação especializada em áreas estratégicas como energia eólica offshore, hidrogénio verde, operação e gestão de ativos marítimos, bordando também temas essenciais como segurança em meio oceânico.
O objetivo é preparar profissionais altamente qualificados para integrar a cadeia de valor das energias renováveis oceânicas, respondendo à necessidade crescente de especialistas na instalação, operação e comissionamento de sistemas de produção energética no mar.
A pós-graduação decorre ao longo de seis meses e inclui um total de 210 horas, combinando uma forte componente técnica e prática, sustentada por um corpo docente composto por especialistas com experiência académica e profissional no setor.
Além da formação diferenciada, os atuais e antigos estudantes de licenciatura e de mestrado do Politécnico de Viana do Castelo beneficiam de isenção do valor das propinas. Para os restantes formandos, será atribuída uma bolsa de incentivo no valor de mil euros, no âmbito do PRR – Blue Design Alliance, correspondente ao montante total da propina e outras taxas associadas.
As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas ONLINE. Toda a informação sobre o programa e as condições de admissão estão disponíveis na página do curso, possível de consultar aqui.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.