O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologia de Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.
Com forte ligação à indústria e um currículo alinhado com os desafios do setor, esta formação aposta no desenvolvimento de competências essenciais para um dos motores da transição energética. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 30 de abril AQUI
A transição energética é um dos grandes desafios da atualidade, e as energias renováveis oceânicas assumem um papel determinante na descarbonização da economia global. A pensar no futuro e nas exigências do mercado, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avança com uma nova pós-graduação. A formação inovadora em Tecnologia de Energias Oceânicas foi desenvolvida para dotar os profissionais das competências necessárias para atuar num setor em rápido crescimento e mudança.
Com um programa multidisciplinar, o curso oferece formação especializada em áreas estratégicas como energia eólica offshore, hidrogénio verde, operação e gestão de ativos marítimos, bordando também temas essenciais como segurança em meio oceânico.
O objetivo é preparar profissionais altamente qualificados para integrar a cadeia de valor das energias renováveis oceânicas, respondendo à necessidade crescente de especialistas na instalação, operação e comissionamento de sistemas de produção energética no mar.
A pós-graduação decorre ao longo de seis meses e inclui um total de 210 horas, combinando uma forte componente técnica e prática, sustentada por um corpo docente composto por especialistas com experiência académica e profissional no setor.
Além da formação diferenciada, os atuais e antigos estudantes de licenciatura e de mestrado do Politécnico de Viana do Castelo beneficiam de isenção do valor das propinas. Para os restantes formandos, será atribuída uma bolsa de incentivo no valor de mil euros, no âmbito do PRR – Blue Design Alliance, correspondente ao montante total da propina e outras taxas associadas.
As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas ONLINE. Toda a informação sobre o programa e as condições de admissão estão disponíveis na página do curso, possível de consultar aqui.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.