O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologia de Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.
Com forte ligação à indústria e um currículo alinhado com os desafios do setor, esta formação aposta no desenvolvimento de competências essenciais para um dos motores da transição energética. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 30 de abril AQUI
A transição energética é um dos grandes desafios da atualidade, e as energias renováveis oceânicas assumem um papel determinante na descarbonização da economia global. A pensar no futuro e nas exigências do mercado, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) avança com uma nova pós-graduação. A formação inovadora em Tecnologia de Energias Oceânicas foi desenvolvida para dotar os profissionais das competências necessárias para atuar num setor em rápido crescimento e mudança.
Com um programa multidisciplinar, o curso oferece formação especializada em áreas estratégicas como energia eólica offshore, hidrogénio verde, operação e gestão de ativos marítimos, bordando também temas essenciais como segurança em meio oceânico.
O objetivo é preparar profissionais altamente qualificados para integrar a cadeia de valor das energias renováveis oceânicas, respondendo à necessidade crescente de especialistas na instalação, operação e comissionamento de sistemas de produção energética no mar.
A pós-graduação decorre ao longo de seis meses e inclui um total de 210 horas, combinando uma forte componente técnica e prática, sustentada por um corpo docente composto por especialistas com experiência académica e profissional no setor.
Além da formação diferenciada, os atuais e antigos estudantes de licenciatura e de mestrado do Politécnico de Viana do Castelo beneficiam de isenção do valor das propinas. Para os restantes formandos, será atribuída uma bolsa de incentivo no valor de mil euros, no âmbito do PRR – Blue Design Alliance, correspondente ao montante total da propina e outras taxas associadas.
As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas ONLINE. Toda a informação sobre o programa e as condições de admissão estão disponíveis na página do curso, possível de consultar aqui.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.