No dia 14 de fevereiro, Isabel Lima participou na passerelle da "XIX Gala do Namorar Portugal", surpreendendo com mais uma criação exclusiva. Impulsionada na tradição local, desta vez nos “lenços dos namorados”, abrilhantando as tradições e o território do Alto Minho.
Segundo Isabel Lima, o coordenado foi criado com muito simbolismo, e uma enorme criatividade, onde
a tradição se aliou à modernidade e à inovação.
A obra transmitiu a arte de bem bordar, tendo como elementos base as diretrizes dos desenhos dos
bordados dos lenços dos namorados: folhas, flores, pássaros e corações, aleando as lantejoulas para
proporcionar brilho ao coordenado.
A coroa representou a nobreza, que Isabel Lima quis demonstrar pelo amor à arte de bordar.
A estilista é da opinião que a sua proposta para esta Gala contribuiu para o processo de promoção e
valorização dos lenços dos namorados.
A sua formação académica conferiu-lhe competências na produção artística, na investigação artística na
investigação social da moda, na compreensão de raízes culturais e contribui como responsabilidade
social. A dedicação ao ensino não a desviou de avançar numa carreira multifacetada, em olhar o futuro sem perder o passado.
A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.
Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.