Logo
Nacional

Nova app em Portugal visa combater um dos maiores problemas de saúde pública

27 Setembro, 2022 | 16:31
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Acaba de ser lançada em Portugal a Terah, uma nova aplicação mobile, que tem como missão auxiliar os utentes na gestão dos seus medicamentos, de forma simples e eficaz, suprimir ou anular um dos principais problemas no setor da saúde: o uso incorreto de medicamentos por parte dos utentes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que “50% dos utentes não efetua a toma dos medicamentos corretamente“, sendo que “10% dos internamentos se deva ao uso incorreto de medicamentos”, representando cerca de 8% da despesa a nível mundial, que pode ser evitada.

Para colmatar este problema de saúde pública, a app Terah recorre à tecnologia loT e a um avançado conhecimento científico e farmacológico, para indicar as sobreposições e interações terapêuticas, as recomendações sobre as tomas, bem como alertar o utilizador para a toma da sua medicação no horário prescrito, potencializando assim a adesão e os efeitos terapêuticos.

Segundo João Mota, Farmacêutico e fundador desta appA Terah assume-se como uma plataforma inovadora, que se pretende única no mercado nacional e internacional, e que assenta a sua vantagem competitiva num conjunto de valências reunidas num único suporte, à distância de um clique”:

  • base de dados com todas as terapêuticas aprovadas pelo Infarmed – mais de 50.000 medicamentos;
  • alerta para incompatibilidades entre prescrições terapêuticas;
  • memorandos na hora da toma de medicação;
  • garantia do controlo do historial de dados clínicos (ex: terapêuticas e IMC);
  • disponibilidade de acesso pelo médico e por outros profissionais de saúde às terapêuticas do paciente.

Disponível para sistemas operativos Android e IOS, a Terah dispõe ainda de um website – www.terah.app -, onde pode conhecer a equipa de especialistas coordenadores da app, bem como esclarecer todas as dúvidas sobre as funcionalidades desta aplicação mobile.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana reúne quarta-feira com apoios às freguesias e bombeiros em destaque

A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne amanhã dia 18 de fevereiro, às 14h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Viana do Castelo, para mais uma reunião ordinária do executivo municipal.

Música 17 Fevereiro, 2026

6tàs9 assinalam 13 anos de carreira com concerto gratuito em Valença

O auditório da ESCE Valença recebe, esta terça-feira, pelas 21h30, o concerto do grupo valenciano 6tàs9, espetáculo de entrada livre que marca o arranque oficial das comemorações do Feriado Municipal de Valença, celebrado a 18 de fevereiro, quarta-feira.

Regional 17 Fevereiro, 2026

PSP de Viana do Castelo regista duas detenções e apreensão de droga

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo deteve dois homens esta semana no âmbito de operações de prevenção e combate à criminalidade, além de apreender estupefacientes numa ação policial na cidade.

Desporto 17 Fevereiro, 2026

AFVC promove reunião estratégica descentralizada em Caminha

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) promove no dia 19 de fevereiro, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Caminha, uma reunião descentralizada com os clubes filiados.

Nacional 17 Fevereiro, 2026

Homem constituído arguido por difamação online em Viana do Castelo

Um homem foi constituído arguido pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de difamação, denúncia caluniosa e falsidade informática, no concelho de Viana do Castelo.

Cultura 17 Fevereiro, 2026

Vela Votiva de Santa Marta em avaliação para património imaterial nacional

A inscrição da Vela Votiva de Santa Marta, tradição associada à freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, entrou em consulta pública por um período de 30 dias, segundo anúncio publicado em Diário da República.

Desporto 17 Fevereiro, 2026

Centro de Atletismo de Mazarefes brilha no Campeonato Nacional de Clubes

O Centro de Atletismo de Mazarefes alcançou um lugar de destaque na Final do Campeonato Nacional de Clubes – III Divisão de pista coberta, disputada no passado fim de semana no Altice Fórum Braga, em Braga.