Acaba de ser lançada em Portugal a Terah, uma nova aplicação mobile, que tem como missão auxiliar os utentes na gestão dos seus medicamentos, de forma simples e eficaz, suprimir ou anular um dos principais problemas no setor da saúde: o uso incorreto de medicamentos por parte dos utentes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que “50% dos utentes não efetua a toma dos medicamentos corretamente“, sendo que “10% dos internamentos se deva ao uso incorreto de medicamentos”, representando cerca de 8% da despesa a nível mundial, que pode ser evitada.
Para colmatar este problema de saúde pública, a app Terah recorre à tecnologia loT e a um avançado conhecimento científico e farmacológico, para indicar as sobreposições e interações terapêuticas, as recomendações sobre as tomas, bem como alertar o utilizador para a toma da sua medicação no horário prescrito, potencializando assim a adesão e os efeitos terapêuticos.
Segundo João Mota, Farmacêutico e fundador desta app, “A Terah assume-se como uma plataforma inovadora, que se pretende única no mercado nacional e internacional, e que assenta a sua vantagem competitiva num conjunto de valências reunidas num único suporte, à distância de um clique”:
Disponível para sistemas operativos Android e IOS, a Terah dispõe ainda de um website – www.terah.app -, onde pode conhecer a equipa de especialistas coordenadores da app, bem como esclarecer todas as dúvidas sobre as funcionalidades desta aplicação mobile.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.